quinta-feira, 18 abril, 24
HomeCinema e SériesConfira cinco curiosidades sobre o cinema preto e branco

Confira cinco curiosidades sobre o cinema preto e branco

A origem do cinema é antiga: a primeira exibição de um filme aconteceu em Paris, em 1895. De lá para cá, houve muitas mudanças, principalmente tecnológicas. Mas é claro que o início de tudo isso deixa muita gente curiosa. Por isso, hoje trouxemos cinco curiosidades sobre o cinema preto e branco.

5 curiosidades sobre o cinema preto e branco

1- O primeiro aparelho era uma “engenhoca”

O cinema teve origem no aparelho chamado cinetoscópio, no qual era necessário observar as imagens no interior de uma câmara escura, onde a pessoa somente um dos olhos em um orifício. A partir do cinetoscópio, Léon Bouly desenvolveu o cinematógrafo, que conseguia gravar e projetar as imagens em tela. A invenção foi “repassada” para os irmãos Lumière.

2- O primeiro filme

Como dito anteriormente, o primeiro filme do mundo foi exibido em 1895, na cidade de Paris, pelos irmãos Lumière, com o título (em português) A saída da Fábrica Lumière em Lyon. O filme era um registro da saída dos funcionários do interior da empresa Lumière.

Logo, as produções foram aumentando e melhorando, tornando-se cenas dramáticas e teatrais.

cinema preto e branco
O cinema passou por diversas transformações. | Foto: Reprodução.

3- Cinema preto e branco até 1930

As cores só começaram a ser introduzidas no cinema em 1930. Mas mesmo com a chegada desta novidade, os filmes preto e branco eram exibidos na mesma proporção dos filmes coloridos. O motivo? Naquela época era comum associar o P&B a filmes mais sérios, como dramas e policiais, que davam ao filme um tom pesado. Mas a partir de 1960, os filmes “sem cor” começaram a ficar para trás.

Charles Chaplin, além de se manter resistente à mudança e produzir filmes em P&B, ainda modificou o cenário, com filmes de comédia e sendo um grande ator da era do cinema mudo.

4- O preto e branco perdeu espaço para a televisão

Os filmes coloridos começaram a aparecer com frequência conforme as novelas foram surgindo. Desta maneira, os estúdios começaram a concorrer com este modelo que levava imagens coloridas até o espectador, especialmente nos Estados Unidos. E por conta desta concorrência, o P&B foi perdendo seu espaço.

5- Mas ele não foi descartado

Os filmes preto e branco estão voltando aos poucos, especialmente quando se trata de um assunto mais sério ou importante. Hoje em dia, encontramos documentários atuais que dispensam o uso das cores. Além disso, é muito comum encontrar este recurso no cinema como uma forma de separar o presente do passado – quando mostra uma cena do passado, a cena transforma-se em P&B – ou somente por estética.

passado
É comum ver um pouco do passado nos dias de hoje. | Foto: Reprodução.

É inegável que o preto e branco perdeu grande parte do seu espaço. Mas, ao mesmo tempo, o uso deste recurso em filmes, novelas, documentários e até videoclipes é como uma passagem de volta para o início de tudo. O mundo do cinema acompanha as mudanças, mas não desprende-se de suas raízes.

Por Julya Bartz Boemeke Schmechel – Fala! Universidade Federal de Pelotas