Toffoli concede liminar ao filme do Porta dos Fundos e garante exibição pela Netflix
Menu & Busca
Toffoli concede liminar ao filme do Porta dos Fundos e garante exibição pela Netflix

Toffoli concede liminar ao filme do Porta dos Fundos e garante exibição pela Netflix

Home > Notícias > Política > Toffoli concede liminar ao filme do Porta dos Fundos e garante exibição pela Netflix

Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar provisória autorizando a Netflix a exibir o Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo nesta quinta-feira (9).

Resultado de imagem para toffoli
Toffoli concede liminar ao filme do Porta dos Fundos e garante exibição pela Netflix | foto: Reprodução

Assim, Toffoli acabou por barrar a decisão de suspensão do filme concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8).

Sobre isso, a suspensão do programa estava sendo conduzida pelo desembargador Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível, o qual atendia reivindicações de grupos cristãos.

Publicidade

A Primeira Tentação de Cristo, por sua vez, gerou grande polêmica por seu conteúdo, sendo a mais criticada a insinuação da experiência homossexual de Jesus.

Desse modo, grupos religiosos se incomodaram com a visão dada também aos pais de Jesus e Deus, na qual Maria traía José com Deus.

VEJA A POLÊMICA ENVOLVENDO EDUARDO BOLSONARO, PORTA DOS FUNDOS E A NETFLIX

Publicidade

Não se descuida da relevância do respeito à fé cristã (assim como de todas as demais crenças religiosas ou a ausência dela). Não é de se supor, contudo, que uma sátira humorística tenha o condão de abalar valores da fé cristã, cuja existência retrocede há mais de 2 (dois) mil anos, estando insculpida na crença da maioria dos cidadãos brasileiros

Dias Toffoli

Já a Netflix também se pronunciou sobre a censura sofrida, afirmando que “a decisão proferida pelo TJ-RJ tem efeito equivalente ao da bomba utilizada no atentado terrorista à sede do Porta dos Fundos: silencia por meio do medo e da intimidação”.

Sendo assim, Toffoli reforça que a liberdade de expressão é “condição inerente à racionalidade humana, como direito fundamental do indivíduo e corolário do regime democrático”.

1 Comentário

Tags mais acessadas