'A Nuvem': tudo sobre o novo terror francês da Netflix
Menu & Busca
‘A Nuvem’: tudo sobre o novo terror francês da Netflix

‘A Nuvem’: tudo sobre o novo terror francês da Netflix

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘A Nuvem’: tudo sobre o novo terror francês da Netflix

Insetos costumam incomodar muita gente. Baratas, formigas, besouros. Eles estão por toda parte e não há como escapar. Alguns são inofensivos, outros venenosos. Mas, apesar de tudo, você consegue imaginar esses animais tão pequenos como protagonistas de um filme de terror? Bem, em A Nuvem, o novo terror francês da Netflix, é justamente isso que acontece.

Assim, na trama, a viúva Virginie (Suliane Brahim) vive em uma fazenda com seus filhos Laura (Marie Narbonne) e Gaston (Raphael Romand). Ali, ela cria gafanhotos para produzir uma cultura rica em proteínas que traz o sustento do lar. No entanto, os problemas financeiros e as complicações na fazenda aumentam e Virginie não sabe o que fazer.

Certo dia, depois de um acidente, ela descobre que seus gafanhotos gostam de se alimentar de sangue e passa a oferecer mais do líquido para eles. Contudo, sua relação com os insetos perde o controle quando estes ficam mais obcecados pelo alimento.

A nuvem netflix
Gafanhotos sanguinários causam o terror em A Nuvem. | Foto: Montagem/Reprodução.

A Nuvem fala sobre como qualquer pessoa pode perder o controle quando as coisas saem do lugar. Quando tudo desmorona, nossas reações, por vezes, não são tão agradáveis. O enredo também trabalha o que a ganância pode levar um ser humano a fazer e as terríveis consequências que esse mal traz para quem é tomado por tal sentimento.

O longa-metragem fez sua estreia no Festival de Cinema de Angoulême na França em agosto de 2020. Além disso, a produção foi selecionada para participar da Semana Internacional de Crítica no Festival de Cannes no ano passado, um dos maiores festivais de cinema do mundo. Porém, devido a pandemia da Covid-19, o evento foi cancelado. Desse modo, a Netflix adquiriu os direitos de distribuição do filme e, na sexta-feira (6), disponibilizou no catálogo.

Saiba mais sobre A Nuvem, o novo terror francês da Netflix

Em A Nuvem, a personagem Virgine carrega o maior dilema da narrativa. Ela precisa cuidar da família e da fazenda, mas começa a ver tudo desmoronando. Por isso, quando descobre que os gafanhotos gostam de sangue e que isso pode beneficiar seus negócios, ela se sente obrigada a dar mais sangue a eles. Porém, os animais se tornam insaciáveis e ela não sabe mais o que fazer.

Em entrevista a Semana de Crítica de Cannes, o diretor Just Philippot disse que, ao contar a história de Virginie, queria poder compartilhar a trajetória de uma mulher que resiste mesmo em meio ao caos. Assim, Phillippot também destacou a incrível performance de Suliane Brahim ao interpretar uma protagonista que precisa ser uma mãe defensora enquanto encara seus fantasmas.

“Eu realmente apreciei a coragem de Virginie na história. Ela evolui em uma frágil comunidade agrícola que foi virada de cabeça para baixo. Como viúva, ela não tem ninguém para apoiá-la. Lutando sozinha, ela não tem escolha, ela não pode desistir nem abandonar seus filhos. E embora ela queira protegê-los, ela os coloca em perigo … Você não pode julgá-la, nem culpá-la. É esse conflito que movimenta a narrativa e Brahim conduziu perfeitamente”, declarou.

Além disso, para ele, o filme critica o ritmo de produção acelerado dos dias atuais que é movido pela ganância e também como as pessoas possibilitam alterações climáticas no mundo. “A Nuvem nos diz que brincar com a natureza traz resultados catastróficos. É uma fábula contemporânea universal. Assim, é preciso ter cuidado ao produzir ou vender excessivamente sem ter noção dos riscos. Até onde o ser humano pode ir?”, questiona.

A nuvem netflix
Por sua performance em A Nuvem, Suliane Brahim venceu o prêmio de Melhor atriz no Festival de Cinema de Sitges em 2020, na Espanha. | Foto: Montagem/Reprodução.

Assim, Philippot assume o comando da direção de um longa pela primeira vez. Ele é conhecido por escrever duas curtas-metragens que foram aclamadas pela crítica: Acide (2018) e Ses Souffles (2015). Já o roteiro é assinado por Jérôme Genevray e Franck Victor. Além de Suliane Brahim, o elenco conta com  Sofian Khammes, Raphaël Romand, Victor Bonnel e Vincent Deniard.

O que Alfred Hitchcock fez em “Os Pássaros”, o diretor francês Just Philippot faz com estes gafanhotos neste filme de terror extravagantemente misterioso e enraizado

Richard Brody, crítico de cinema do New Yorker.

Sinopse e trailer oficiais

Virginie cria gafanhotos como fonte de proteínas. Quando os insetos param de reproduzir, ela descobre que eles desenvolveram um apetite por sangue.

Netflix.

Ficha técnica de A Nuvem

Título Original: The Swarm
Lançamento: 06 de agosto de 2021
Duração: 1h 41min
Direção: Just Philippot
Gênero: Terror
Classificação: 12 anos
Origem: França

Portanto, não deixe de conferir A Nuvem, que já está disponível no catálogo da Netflix.

______________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas