Café da manhã saudável para emagrecer: aprenda receita!
Menu & Busca
Café da manhã saudável para emagrecer: aprenda receita!

Café da manhã saudável para emagrecer: aprenda receita!

Home > Lifestyle > Saúde > Café da manhã saudável para emagrecer: aprenda receita!

De acordo com o estudo “Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde“, publicado pela Revista de Nutrição, alguns alimentos frequentemente consumidos no desjejum são o café com leite e o pão com manteiga ou margarina. Entretanto, existem outras opções saudáveis que também podem ser acrescentadas.

O café da manhã deve ser uma refeição equilibrada em nutrientes

Uma refeição composta, basicamente, por carboidrato, não é interessante para quem deseja ficar mais disposto durante o dia e emagrecer com saúde. Existem diversas receitas interessantes que contemplam proteína e gorduras mais saudáveis: a nutricionista Juliana Veloso (@julianavelosonutri) irá mostrar no vídeo como preparar um acompanhamento delicioso para o seu café da manhã ou lanche da tarde.

A granola é um alimento rico em fibras. Além disso, pode conter uma quantidade significativa de gorduras boas se forem adicionadas oleaginosas e lascas de coco à receita. As gorduras benéficas ao organismo são responsáveis por aumentar o HDL (colesterol “bom”) e diminuir o LDL (colesterol “ruim”).

As sementes, outros ingredientes citados, são fundamentais para o aporte de micronutrientes como vitaminas e minerais: cada uma com suas especificidades e benefícios.

Aveia: muito mais que fibras

Além de conter fibras, a aveia também apresenta um valor considerável de carboidratos e proteínas. Confira, a seguir, a tabela nutricional equivalente à quantidade de 100 gramas: a porção apresenta, aproximadamente, 350 calorias!

Carboidratos56,67 g18,89%
Proteínas14,33 g4,78%
Gorduras totais7,33 g13,33%
Gorduras saturadas1,67 g7,59%
Fibra alimentar9,67 g38,68%
Sódio0,00 mg0,00%
Tabela retirada do site Cuidaí

Tanto as fibras quanto as oleaginosas são responsáveis por promover maior saciedade, o que é interessante para quem deseja perder peso. Normalmente, pequenas porções desses alimentos já são suficientes para diminuir a fome excessiva ao longo do dia.

Oleaginosas

Outros exemplos de oleaginosas que podem ser utilizadas na receita são: castanha-de-caju, castanha-do-Pará, nozes e pistache. Tudo dependerá do seu gosto particular. Além disso, como já foi citado, o coco também é uma fonte de gordura que pode ser acrescentada e que dará um gosto especial no prato.

Açúcar de coco

O açúcar de coco é obtido da seiva encontrada no meio do coqueiro. Utiliza-se ela líquida para passar por um aquecimento e dessa forma ser desidratada, resultando em cristais. Ele apresenta menor índice glicêmico, o que significa que não causa picos de insulina no organismo.

O açúcar de coco apresenta um índice glicêmico reduzido em comparação ao tradicional

Contém vitaminas do complexo B, principalmente a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina) e B6 (pirodoxina), além de minerais como potássio, magnésio, ferro e zinco. Para saber a diferença entre o açúcar de coco, o açúcar demerara e o mascavo, clique aqui!

Receita de granola caseira

Esta receita de granola para fazer em casa é um excelente acompanhamento para iogurtes, frutas, bolos e até mesmo panquecas. Pratos leves e saudáveis são a cara do verão!

A granola é um alimento rico em fibras

Ingredientes secos

  • 2 colheres de sopa de semente de girassol crua;
  • 2 colheres de sopa de semente abóbora crua sem casca;
  • 2 colheres de sopa de semente de chia;
  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça dourada;
  • 2 colheres de sopa de semente de gergelim;
  • 5 colheres de sopa de aveia em flocos grossos;
  • 2 colheres de sopa de amêndoas laminadas (ou qualquer oleaginosa de sua preferência);
  • 3 colheres de sopa açúcar de coco;
  • 1 pitada de canela;
  • 1 pitada de gengibre em pó.

Ingredientes molhados

  • 3 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • raspas de uma laranja (sem a parte branca);
  • suco da mesma laranja;
  • raspas de gengibre.

Modo de preparo

Misture primeiramente os ingredientes secos. Depois, acrescente-os à mistura dos molhados. Unte uma forma grande com óleo de coco ou utilize papel manteiga. Espalhe bem e deixe assar em forno pré-aquecido por 10 minutos, dependendo da potência do seu forno.

Tags mais acessadas