A violência contra a mulher é um problema muito sério que se agravou ainda mais no período pandêmico, por isso a relevância de campanhas como o Agosto Lilás, que defende a importância da conscientização da sociedade sobre pautas que tratam de violência contra o gênero feminino.
A seguir, saiba mais sobre essa campanha, como ela surgiu e como você pode apoiá-la!
O que é o Agosto Lilás?
O Agosto Lilás foi uma campanha criada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, pensando em divulgar a Lei Maria da Penha e conscientizar sobre a violência contra a mulher.
Hoje, 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 16 anos. A lei criou mecanismos para enfrentar a violência contra a mulher, punindo com mais rigor atos nesse âmbito.
A campanha Agosto Lilás divulga a importância da conscientização social por meio da informação e de ações sociais que visam o combate à violência de gênero.
Segundo a CNN Brasil, uma em cada quatro mulheres sofreu violência doméstica ao longo da vida. Isso só mostra o quanto campanhas desse tipo ainda são extremamente importantes e relevantes.
Como participar da campanha Agosto Lilás
Para fazer parte da campanha, colabore com a conscientização e prevenção. Veja, a seguir, algumas ações que você pode tomar para apoiar o movimento:
- Auxilie na educação das crianças da sua família;
- Participe de ações que promovem a conscientização sobre e o combate á violência;
- Denuncie. Disque 180 para denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher.
Contribuir para que casos de violência contra a mulher parem de acontecer é um passo importante para os que querem viver em um mundo melhor. E apoiar a campanha Agosto Lilás faz parte disso.
__________________________________________
Por Bianca Sousa – Redação Fala!