Os filmes live-action vêm ganhando grandes proporções, principalmente, nessa última década. Muitas pessoas confundem live-action com animações, a definição mais aceita do termo live-action é “ação que envolve pessoas e animais reais, e não modelos, imagens desenhadas ou geradas por computador”, já o significado de animação é “uma série de imagens em movimento, desenhadas, modeladas ou geradas por computador”.
Entretanto, algumas produções cinematográficas recentes, como o fime O Rei Leão, lançado em 2019 a partir da história de 1994, levantou questionamentos sobre onde se encaixaria melhor em relação a esses dois termos. Até mesmo os profissionais da área não chegaram a um consenso.
O cartunista e animador Daniel Spenser opinou dizendo que o filme seria uma animação, já o cineasta brasileiro Rafael Ribas afirma o seguinte:
Um filme de super-heróis, por exemplo, tem um volume grande de animações e cenários virtuais, mas continuamos chamando de live-action. É uma estética live-action, esse era o objetivo da Disney: criar live-actions de suas animações mais famosas.
Dessa forma, apresentarei uma lista de alguns remakes e imagens da diferença entre os personagens dos filmes antigos e dos mais recentes da Disney, que abriram portas para esse novo estilo de produções audiovisuais e conseguiram trazer o sentimento de nostalgia para o público.
1. 101 Dálmatas
101 Dálmatas foi o primeiro live-action criado pela Disney, reproduziu a animação feita em 1961 para uma nova versão em 1996. Diferente das recentes propostas desse estilo de filmes, 101 Dálmatas (1996) não contava a história exatamente como foi em 1961, eles atualizaram para o contexto atual da época.
Estava previsto para ser lançado, no ano de 2021, um filme sobre a vilã da história, Cruella, mas com o adiamento das gravações devido ao isolamento social atual por conta do vírus Covid-19, provavelmente, será lançado em uma data mais distante.
2. Alice no País das Maravilhas
As primeiras histórias foram publicadas em 1951, escritas por Lewis Carroll, sendo elas Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho. Já o filme live-action, o qual foi lançado em 2010, faz uma junção das duas versões da história original.
3. Malévola
O filme Malévola trouxe uma diferente visão dos filmes da Disney por focar na história de uma vilã, e não da princesa da história original. O live-action teve sua estreia em 2014, a partir da versão de 1959 de A Bela Adormecida, princesa que fazia parte da primeira tríade da Disney (Aurora, Branca de Neve e Cinderela). Possuiu como destaque no elenco a atriz Angelina Jolie, que interpretou a própria Malévola.
4. Cinderela
Cinderela é uma das princesas mais aclamadas e conhecidas pelo público desde 1950, quando foi criada, mas só ganhou uma nova produção pela Disney em 2015. O filme também foi bem recebido pelos críticos ao ponto de ser indicado ao Oscar.
5. Mogli: O Menino Lobo
Em 2016, no ano após o sucesso de Cinderela, o filme Mogli: O Menino Lobo trazia uma versão da animação de 1967. Mesmo só possuindo o menino Mogli como ator do filme, a produção ainda foi considerada um live-action. Todos os animais foram feitos com a técnica de fotorrealismo, que deixa os animais mais reais na edição.
6. Meu Amigo, O Dragão
Meu Amigo, O Dragão (Pete’s Dragon) é um filme de aventura e fantasia escrito e dirigido por David Lowery. Também foi lançado em 2016, enquanto sua antiga versão animada se passou em 1977.
7. A Bela e a Fera
A animação de A Bela e a Fera (Beauty and the Beast) foi um dos maiores sucessos das Disney desde sua publicação em 1991. O live-action, lançado em 2017, foi muito bem recebido pelo público e pelos críticos, sendo indicado ao Oscar como ‘Melhor Filme’, contando com a participação no elenco da atriz Emma Watson (interpretando a Bela), que teve sua carreira alavancada ao ser uma das protagonistas da famosa saga Harry Potter.
8 – DUMBO 8. Dumbo
A animação, que desde 1941, época que era mais comum e normalizada a utilização de animais como atração de circo, já deixava uma crítica mesmo que sutil dessas atividades, teve o lançamento da sua nova produção em 2019. Foi dirigido por Tim Burton e apresenta mais um contexto mágico típico da Disney.
9. Aladdin
Aladdin foi uma das mais esperadas produções recentes da Disney. A animação de 1992 teve seu live-action lançado em 2019, conteve em seu elenco o prestigiado ator Will Smith, interpretando o gênio, e trouxe algumas atualizações sobre o contexto atual de maior poder feminino, durante o filme, por meio personagem Jasmine. A trilha sonora possuiu tanto músicas antigas como novas elogiadas pelos espectadores.
10. Mulan
Outro filme que estava previsto para ser lançado em março de 2020 era Mulan, mas por conta da quarentena, a estreia foi adiada.
___________________________________
Por Meliah Cristina – Fala! UFPE