Mulan: Conheça a princesa guerreira, a 8ª entre as Princesas da Disney
Menu & Busca
Mulan: Conheça a princesa guerreira, a 8ª entre as Princesas da Disney

Mulan: Conheça a princesa guerreira, a 8ª entre as Princesas da Disney

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Mulan: Conheça a princesa guerreira, a 8ª entre as Princesas da Disney

Mulan é a 8ª princesa da Disney e a primeira heroína que não faz parte da realeza nem por nascimento nem por casamento. Mas, em vez disso, ela é uma princesa por seu grande ato de heroísmo, já que Mulan salvou toda a China e também o Imperador.

O filme foi um grande sucesso no lançamento e recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar, além de ter ganhado vários prêmios Annie, incluindo Melhor Longa-Metragem Animada.

A Princesa Mulan faz parte do Renascimento Disney e marca uma mudança na personalidade e aparência das princesas futuras.

Mulan, uma princesa da Disney diferente

Mulan é a princesa protagonista do filme Mulan, uma animação da Disney lançada em 1998. Ela é inspirada na heroína Hua Mulan, também conhecida pela transliteração Fa Mulan, uma jovem moça que se disfarça de guerreiro para batalhar em um exército exclusivamente masculino, publicado originalmente no poema chinês A Balada de Mulan

Mulan - A 8ª Princesa da Disney
Mulan – A 8ª Princesa da Disney. | Foto: Reprodução.

A trama do filme se passa na China durante a dinastia Han, em que a Fa Mulan, filha do velho guerreiro Fa Zhou, finge ser um homem para ocupar o lugar de seu pai durante um recrutamento geral para combater uma invasão Hun.

Ficha de Personagem – Princesa Mulan

Nome: Princesa Fa Mulan
Idade: 16 anos
Altura: 1,60m
Cor do cabelo: Preto
Cor dos olhos: Castanho Escuro
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Colorido

Qual o significado do nome Mulan?

O nome Mulan é de origem chinesa e significa florescimento da magnólia. Este significado está ligado ao conto de Mulan, uma jovem que se disfarça de homem para defender a China de invasores, tornando-se a maior guerreira do país.Esta característica de seu nome é observada durante a animação Mulan, em que a jovem se arrisca para salvar seu país de povos bárbaros, demonstrando coragem e amadurecimento.

Origem

Assim como outras princesas da Disney, Mulan foi inspirada em uma antiga lenda. Sua história foi registrada em um poema chamado A Balada de Mulan, escrito por um autor desconhecido no século VII, período da Dinastia Tang. A personagem, entretanto, não é uma figura histórica, mas se baseia em mulheres guerreiras da China.

O poema fala sobre Mulan, uma jovem que, a princípio, está angustiada e triste, levando o autor a se questionar quem havia deixado saudade na moça. A personagem, porém, responde que o que a atormenta é a guerra que se aproxima de sua família e o pai que foi convocado a lutar.

Ela afirma que não tem irmãos mais velhos ou qualquer pessoa para assumir o posto do pai, por isso, decide guerrear em seu lugar. Ela sai de sua casa com o cavalo mais rápido e cavalga até as Montanhas Negras, local onde encontra o exército de Khan. Junto a eles, Mulan luta contra os bárbaros que invadiam sua terra e após milhas percorridas pelas montanhas, o exército derrota os inimigos.

Mulan pede a Khan que a deixe retornar para sua casa e ele lhe oferece o cavalo mais rápido que possui. A jovem volta para sua pequena cidade e reencontra sua família, que se alegra com o retorno da menina.

O poema é finalizado com uma pequena indagação: “Mas quando dois coelhos correm lado a lado, como você pode distinguir a fêmea do macho?”. Esse trecho em questão ressalta a participação das mulheres nas guerras, afirmando que em batalha todos se igualam e uma jovem menina pode lutar no lugar de seu pai por seu país.

Aparência e personalidade da Princesa Mulan

Mulan, diferente dos papéis femininos anteriores, é corajosa e mais autoconfiante. A Princesa Mulan também não se encaixa nas expectativas de uma jovem chinesa da época; apesar de sua beleza natural, ela é desajeitada, sincera e independente, em vez de graciosa, obediente, silenciosa e recatada. Sua coragem, inteligência e determinação a ajudaram em suas aventuras de derrotar o Exército Hun. Ela também é gentil e calorosa, apesar de sua falta de jeito com coisas e pessoas.

A Princesa Mulan é uma menina de 16 anos. Ela é dona de uma beleza natural, com olhos pretos e cabelos pretos lisos e longos – no entanto, o comprimento de seu cabelo muda. No começo do filme original, seus cabelos eram longos, que desciam até a cintura. Mais tarde no filme, quando ela sai para se juntar ao exército, ela corta o cabelo com a espada do pai e amarra-o em um coque, o que a ajuda a se misturar ao exército, para que os outros soldados não saibam que ela é realmente uma mulher.

Mulan vestindo seu Hanfu simples.
Mulan vestindo seu Hanfu simples. | Foto: Reprodução.

No filme original, Mulan usa uma variedade de roupas, desde os lindos Hanfus (vestidos chineses) até as roupas de seu soldado. Seu vestido principal é um Hanfu simples, que consiste em um vestido verde-amarelo cremoso, com camisa azul por cima, que tem mangas verdes e uma faixa vermelha na cintura.

Poderes e Habilidades da Princesa Mulan

Mulan não possui poderes mágicos ou sobre-humanos, mas a princesa tem treinamento militar que varia do uso de espadas ao estilo de luta de kung fu, graças a Shang no treinamento de novos recrutas do exército. Mulan também demonstrou precisão durante seu treinamento com o uso de suas habilidades de arco e flecha.

A jovem também é inteligente e engenhosa, pois conseguiu pensar rapidamente em usar o último foguete para causar uma avalanche em todo o exército Hun e atrair Shan-Yu para o campo de tiro de Mushu. Seu intelecto também é comprovado por suas habilidades em estratégia durante a invasão Hun.

Por que a Mulan é uma princesa?

Uma das maiores confusões da franquia Princesas da Disney é compreender o que torna essas personagens princesas de fato. Algumas, são obviamente explicadas, como Branca de Neve que é uma princesa por nascença e no final se casa com um príncipe. Outra personagem que deixa seu título de nobreza claro é Cinderela, que inicia seu filme como a Gata Borralheira, mas no fim se casa com o Príncipe Encantado.

Mulan, no entanto, não nasce princesa como Branca de Neve e, muito menos, se casa com um príncipe, pois Shang é um guerreiro assim como ela. O que a tornou princesa, contudo, foi o próprio título que a Disney concedeu a personagem. Quando a franquia começou, no final da década de 90, a empresa reuniu as personagens femininas mais famosas e aclamadas da época, Mulan era uma delas, e as reuniu como princesas.

Ao longo das décadas, a Disney colocou novas personagens nesse grupo, como a Princesa Tiana, Princesa Merida e a Princesa Moana. Outras personagens de sucesso como Anna e Elsa, de Frozen, foram deixadas de lado neste seleto grupo, mesmo possuindo títulos de nobreza.

Quem escolhe quem se torna uma princesa da Disney é a própria empresa, que avalia as características da personagem e a viabilidade dela em uma de suas franquias de maior sucesso.

Desenvolvimento

A ideia de criar um filme sobre Mulan surgiu após o sucesso de A Pequena Sereia, Pocahontas e A Bela e a Fera. A Disney estava acertando na escolha de seus contos de fadas, e a jovem guerreira chinesa era a próxima princesa ideal. No popularmente conhecido como Renascimento Disney, os personagens criados eram corajosos, destemidos e quebraram barreiras e preconceitos. As princesas da Disney se tornaram mulheres mais independentes que tinham outros sonhos, além de se casar e Mulan representava essa nova personalidade, uma jovem que quer lutar na guerra por seu país.

Sua história foi baseada no conto de Hua Mulan, uma guerreira chinesa que entrou no exército disfarçada de homem e ajudou seu povo a acabar com os hunos invasores. O desenho retrata essa narrativa, contudo, muitos detalhes foram retirados e adicionados, para que a Disney conseguisse uma história única.

A primeira mudança foi o nome da personagem, que de Hua se tornou Fa. Isso foi uma maneira encontrada para facilitar a pronúncia do nome da princesa. O segundo ponto é que no poema, a jovem toma essa decisão para poupar seu pai de ir para guerra, pois relata que não tinha irmãos mais velhos para assumir o posto. No conto, contudo, ela tinha uma irmã e um irmão mais novos, enquanto na animação era filha única.

Além disso, a jovem guerreira passa, originalmente, 12 anos longe de sua casa, lutando com o exército chines. Na animação da Disney, acredita-se que ela ficou fora por questão de meses. Outro ponto importante da história é que na lenda de Mulan, seus companheiros de guerra nunca souberam que ela era mulher. Inclusive, há versões que dizem que muitos foram visitá-la quando retornaram, mas não sabiam que ela esteve com eles.

Outro ponto importante é que, ao contrário da princesa Mulan, a guerreira do poema não tinha problemas em se encaixar em um mundo feminino ou masculino. Quando estava em casa, narra-se que ela era como qualquer outra mulher de sua idade, porém, quando foi para guerra era como qualquer outro homem. Ela já sabia manusear espadas e arcos, não precisando passar por um treinamento como na animação.

Criação

Para criar a personagem Mulan e desenvolver a animação com os detalhes fiéis, a equipe de criação do desenho viajou para a China. Mark Henn, diretor da animação, afirmou que estava muito animado para criar a princesa, pois saber que a história de Hua Mulan era uma das mais populares no país tornava tudo muito especial.

Essa sensação foi compartilhada por Ming-Na, atriz que dublou a personagem de princesa guerreira. Segundo ela, durante toda sua infância ouviu histórias e o poema de Mulan, uma personagem icônica para toda a China. Quando soube, então, que a Disney estava criando uma animação sobre ela, seu entusiasmo triplicou. Ela estava ansiosa para saber como o estúdio daria vida aquela lenda.

Ming-Na realizou os testes para dublar a jovem e por fim foi a escolhida para conduzir todos os diálogos da personagem. A parte musical, contudo, não foi destinada a atriz, mas sim a Lea Salonga, atriz de musicais como Miss Saigon.

Assim como a princesa Bela, de A Bela e a Fera, Mulan teve sua personalidade e parte de sua aparência, baseada na atriz Katharine Hepburn. Outras características da personagem, como seus gestos e outras pontas de sua personalidade foram inspiradas na atriz Ming-Na que a dubla.

A História do filme Mulan

Mulan é a única filha de Fa Zhou, um ex-veterano de guerra, e Fa Li. Mulan é forçada a ir à cidade de Matchmaker para encontrar um marido para ela, o que acaba em um fracasso humilhante. Pouco depois, o conselheiro do imperador chinês, Chi-Fu, chega à sua vila para anunciar que os hunos mortais, liderados por Shan Yu, invadiram a China e que um homem em cada família deve servir na guerra. Apesar dos protestos de Mulan, seu pai diz que ele irá batalhar, mesmo na velhice e com as feridas de guerra. Mulan decide ir em seu lugar fingindo ser um homem, cortando seus longos cabelos com uma espada, roubando a armadura de seu pai e cavalgando em seu cavalo, Khan, para que ela o impeça de arriscar sua vida.

No caminho para o campo do exército, Mulan conhece Mushu, um pequeno dragão que afirma ser um guardião enviado por seus ancestrais. Ele concorda em ajudá-la a se passar como soldado. Embora Mulan fracasse no treinamento do exército, ela usa sua inteligência e se torna o primeiro soldado a resolver um quebra-cabeça de Li Shang, o comandante de sua unidade.

Depois, ela rapidamente progride para se tornar um dos melhores soldados da unidade. Ela também faz amigos em Yao, Ling e Chien Po, três companheiros soldados, embora seja forçada a esconder seu verdadeiro sexo. Através das maquinações de Mushu, os soldados são chamados para a frente de guerra.

Depois de descobrir que o exército chinês, liderado pelo pai de Shang, general Li, foi completamente destruído pelos hunos, Shang leva Mulan e os outros soldados para detê-los. Apesar da unidade estar em menor número, Mulan é capaz de derrotar os hunos, esmagando-os em uma avalanche por meio de um foguete. Ela sofre uma lesão de Shan-Yu, o que resulta em seu verdadeiro sexo ser revelado. Ela é poupada da morte, que seria o castigo para uma mulher que se junta ao exército, como uma maneira de Shang pagar a dívida pelo resgate da batalha anterior.

  Uma adaptação em live-action de Mulan dirigida por Niki Caro está programada para ser lançada em 2020.
Uma adaptação em live-action de Mulan dirigida por Niki Caro está programada para ser lançada em 2020. | Foto: Reprodução.

Mulan é deixada para trás pelo exército e se prepara para voltar para casa. No entanto, ela descobre que Shan-Yu e seus cinco generais sobreviveram e estão indo em direção à Cidade Imperial. Mulan tenta avisar Shang, mas ela é ignorada porque é mulher. No entanto, quando Shan Yu captura o Imperador, Shang, Yao, Ling e Chien Po se juntam a ela em uma tentativa de resgate. Mulan, Yao, Ling e Chien Po se disfarçam como concubinas e tiram os guardas Hun, permitindo que Shang alcance Shan Yu e o imperador. Yao, Ling e Chein Po escapam com o Imperador, mas Mulan permanece para trás depois que Shang é deixado inconsciente por Shan Yu.

Ela se revela como o soldado que derrubou os hunos, o que irrita Shan Yu. Ao fugir de Shan Yu, ela propõe um plano para matá-lo por meio de fogos de artifício. Enquanto Mushu vai pegar os fogos de artifício, Mulan enfrenta Shan Yu no telhado do palácio do imperador. Ela o desarma com um leque de papel e usa sua espada para prendê-lo no telhado, permitindo que Mushu atire fogos de artifício em Shan Yu, presumivelmente matando-o. Mulan é oprimida por Chi Fu pela última vez, quando ele diz arrogantemente que, como mulher, ela é indigna de ser chamada de herói e valer qualquer coisa.

Mulan é então confrontada pelo Imperador com seus vários crimes, tendo ouvido falar deles sobre Chi Fu. Ao mesmo tempo, ele reconhece que ela salvou toda a China e se inclina para ela por respeito. Seu gesto resulta em todas as pessoas reunidas se curvando também. O imperador primeiro oferece a Mulan uma posição no conselho e depois um emprego como cônsul, ambos os quais Mulan recusa. O Imperador a presenteou com seu brasão pessoal e a espada de Shan Yu. Mulan volta para casa e é capaz de se reconciliar com o pai. O final do filme mostra Mulan convidando Shang, que havia seguido Mulan sob o pretexto de devolver o capacete, para jantar.

Filmes e Séries

Mulan 2 – A Lenda Continua

A continuação de Mulan aborda uma nova fase na vida da princesa heroína, sua relação com Shang. O general pede que a jovem se prepare para o casamento de ambos, contudo, os planos para o casório são interrompidos após um pedido do Imperador.

Shang e Mulan são encarregados de levar as filhas do Imperador para o reino vizinho de Gong Qui, em uma tentativa de criar uma aliança com o povo. O objetivo dessa aproximação é evitar uma invasão mongol na China.

A viagem, contudo, acaba colocando em prova a relação de Mulan e Shang, que percebem que estão se distanciando um do outro, não apenas como casal, mas como guerreiros. O longa aborda a relação dos dois como um ponto principal para seus acontecimentos, algo que o primeiro filme não priorizou.

Mulan 2, entretanto, não conquistou uma gama de pessoas, decepcionando, até mesmo, fãs do primeiro filme.

O Point do Mickey

Em O Point do Mickey, Mulan retorna como princesa em diversos episódios especiais, além dos programas de fim de ano do ratinho, como O Natal Mágico de Mickey. Além da princesa guerreira, participam da série Mushu, Gri-Li e Shang, com pequenas aparições.

Um dos episódios de destaque com Mulan é Salute to Sport, quando a jovem realiza uma apresentação de artes marciais junto com Donald.

Live-action

Na última década, a Disney se planejou para lançar diversos live-actions de suas animações mais icônicas, como A Bela e a Fera, Cinderela, O Rei Leão e Mulan. O filme da princesa guerreira, no entanto, só foi confirmado em 2015 e ao decorrer dos últimos 5 anos, ele ganhou uma produção concreta.

O lançamento do live-action estava programado para o dia 09 de março de 2020 e seria algo mundial, estreando em diversos cinemas de vários países. A pandemia de Covid-19, contudo, impediu que um grande lançamento fosse realizado para o filme e a Disney decidiu por adicioná-lo ao catálogo da Disney Plus, sua plataforma de streaming.

Mulan estreou no dia 04 de dezembro de 2020 na plataforma e foi um verdadeiro sucesso entre os assinantes. Na época de sua estreia, muitos se surpreenderam com a nova abordagem de sua história, porém, alguns detalhes da animação fizeram falta como Mushu e Gri-Li.

O longa-metragem é estrelado por Liu Yifei (Mulan), Donnie Yen (Comandante Tung), Gong Li (Xianniang), Jet Li (Imperador) e Jason Scott Lee (Bori Khan). A direção ficou por conta de Niki Caro (Anne Whith an E) e o roteiro é da dupla Rick Jaffa e Amanda Silver (Jurassic World).

Outras aparições da Princesa Mulan

Além de seus filmes, a imagem da Princesa Mulan é vinculada a outros desenhos e obras da Disney. A personagem foi utilizada no jogo para console Kingdom Hearts II, no mundo Land of the Dragons. Durante sua participação na história, Mulan auxilia Sora a explorar seu mundo e conquistar os objetivos da fase.

Outra aparição de Mulan foi no desenho Princesinha Sofia, uma das animações mais recentes sobre princesas da Disney, vinculada ao canal Disney Junior. A princesa guerreira participa do episódio Princesas ao Resgate e canta a música tema Stronger Than You Know.

A princesa Mulan também ganhou espaço na série Once Upon A Time, sendo interpretada pela atriz Jamie Chung. Na produção televisiva da ABC, a princesa guerreira protagonizou a aventura de Phillip em busca da Princesa Aurora (A Bela Adormecida).

Parques da Disney

Walt Disney World

A princesa Mulan é uma das princesas da Disney que caminha pelas instalações do Walt Disney World cumprimentando e tirando fotos com o público. Ela está presente em diversos desfiles e shows do parque, como uma das principais personagens da Disney.

Além disso, Mulan possui uma carta de feitiço no jogo interativo Sorcerers of the Magic Kingdom intitulada de Canhão do Dragão. Durante o game é possível conquistar essa e outras cartas para derrotar Hades e seus aliados, salvando o Magic Kingdom.

Disneyland Califórnia

No Disneyland Resort a princesa Mulan é uma das personagens que fazem parte da atração aquática It’s a Small World, em que ela aparece em seus trajes nupciais cantando as músicas temas de sua animação. Além disso, a personagem caminha pelo parque cumprimentando o público.

Hong Kong Disneyland

No Disneyland Resort, localizado em Hong Kong, a personagem caminha pelo parque com Mushu (versão pipa) cumprimentando o público. Além disso, ela está sempre presente nos eventos como atrações e desfiles que ocorrem no local.

Fantasmic!

No espetáculo noturno Fantasmic!, Mulan é uma das personagens que participam da atração. A princesa está presente no início da cena das bolhas.

Disney Cruise Line

Nos cruzeiros da Disney, Mulan e Shang, seu par romântico, são uma das atrações. O casal faz parte do show The Golden Mickeys, um espetáculo que fala sobre acreditar na magia das coisas. Além disso, a princesa passeia pelos corredores dos navios para cumprimentar os passageiros.

Príncipe da Disney – Lee Shangd

Lee Shang é o par romântico de Mulan em sua animação homônima e um dos guerreiros no exército chinês. Filho do General Lee, o rapaz se torna capitão do exército, sendo o primeiro a ser consultado para assuntos militares. O personagem é descrito como forte, corajoso, habilidoso e um líder altamente capaz e dedicado.

Shang é, frequentemente, chamado de Garoto Bonito, com cabelos escuros, olhos castanhos, alto e forte, a aparência do personagem faz jus a seu apelido, sendo considerado um dos prínciés mais bonitos da franquia Príncipes da Disney.

Lee Shang é o par romântico de Mulan em suas animações.
Lee Shang é o par romântico de Mulan em suas animações. | Foto: Reprodução.

Shang se aproxima de Mulan, enquanto princesa se passava por homem para lutar no exército chines e, rapidamente, os dois se tornam amigos. Juntos, eles enfrentam os hunos e avançam em sua batalha contra a invasão dos povos bárbaros.

Quando descobre a identidade da jovem, Shang se apaixona pela personagem e, na continuação do longa-metragem, os dois preparam-se para se casar. Por ser o marido de Mulan, uma das Princesas da Disney, o jovem é considerado um dos príncipes oficiais do estúdio.

Vilão da Disney – Shan Yu

Shan Yu é o líder dos hunos, povo que está invadindo a China. O personagem é o principal antagonista de Mulan e considerado o vilão mais cruel de todas as animações do estúdio.

O vilão é conhecido por matar suas vítimas a sangue frio, sendo implacável em seus combates, sempre exterminando todos que entre em seu caminho. Yu é descrito como um homem confiante, arrogante, forte e com estigma de superioridade, acreditando que está acima de todos.

Shan Yu é o líder dos hunos e o antagonista do filme.
Shan Yu é o líder dos hunos e o antagonista de Mulan. | Foto: Reprodução.

Seu final, contudo, é trágico, pois nas últimas cenas da animação, o vilão é empurrado contra uma torre cheia de fogos de artifício, que são acionados e explodem. A cena seguinte passa a mensagem de que Shan Yu morreu durante a explosão e que não será mais um problema para a China ou para a Princesa Mulan.

O vilão não é um membro oficial da franquia Disney Villains, no entanto, é citado em diversos desenhos em que o grupo de vilões se reúnem. Ele, por exemplo, aparece em diversos episódios de O Point do Mickey, com outros antagonistas do estúdio.

Animal de estimação – Mushu

Mushu é um dos espíritos guardiões da família de Mulan. O pequeno dragão é o grande companheiro da jovem guerreira e a apoia a ir em busca de seu sonho, fazer parte do exército chines. Junto com ela, ele sai em uma grande aventura para proteger a China.

O jovem dragão, ao contrário de Mulan, é um personagem cômico, extremamente confiante e, algumas vezes, um pouco arrogante. Ele se esforça para ser um grande guardião para a família Fa e por isso convence a jovem guerreira a sair de casa e seguir seu desejo de se tornar uma guerreira. O objetivo do dragão é transformá-la em uma verdadeira heroína. No fim, ele percebe que sua atitude foi arrogante e tenta reparar o que fez.

Mushu é leal a Mulan, seguindo-a para onde ela deseja ir e se tornar um braço direito e um grande amigo para a princesa.

Curiosidades

  • A primeira canção lançada por Christina Aguilera foi Reflection, uma das canções tema de Mulan. A música foi o primeiro sucesso da artista, que se destacou algum tempo depois.
  • Todas as lutas de Mulan foram coreografadas por lutadores de artes marciais. Eles foram convidados a encenar cada momento do desenho e, em seguida, os movimentos foram replicados pelos desenhistas.
  • Durante a canção Reflection, diversas palavras estão inscritas nas pedras do rio, que são, na verdade, os nomes de todos os produtores da animação.
  • Mulan foi o último musical lançado pela Disney, que só retomou o gênero em 2009 com A Princesa e o Sapo.
  • Na China, Jackie Chan foi o responsável pela dublagem de Shang e, além disso, o ator também cantou todas as canções do personagem, como Homem Ser.

Ficha Técnica – Mulan (1998)

Título Original: Mulan
Duração: 1h 33min
Lançamento: 19 de junho de 1998
Distribuidora: Buena Vista Pictures e Walt Disney Pictures
Dirigido por: Tony Bancroft e Barry Cook
Classificação: Livre
Gênero: Animação, Aventura, Ação, Musical
País de Origem: EUA

Tags mais acessadas