Mulan - tudo sobre a 8ª princesa da Disney
Menu & Busca
Mulan – tudo sobre a 8ª princesa da Disney

Mulan – tudo sobre a 8ª princesa da Disney

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Mulan – tudo sobre a 8ª princesa da Disney

Mulan é a protagonista do filme Mulan, uma animação da Disney lançada em 1998. Ela é inspirada na heroína Hua Mulan, também conhecida pela transliteração Fa Mulan, uma jovem moça que se disfarça de guerreiro para batalhar em um exército exclusivamente masculino, publicado originalmente no poema chinês A Balada de Mulan

A trama do filme se passa na China durante a dinastia Han, em que a Fa Mulan, filha do velho guerreiro Fa Zhou, finge ser um homem para ocupar o lugar de seu pai durante um recrutamento geral para combater uma invasão Hun.

O filme foi um grande sucesso no lançamento e recebeu indicação ao Globo de Ouro e ao Oscar, além de ter ganhado vários prêmios Annie, incluindo Melhor Longa-Metragem Animada. Uma adaptação em live-action de Mulan dirigida por Niki Caro está programada para ser lançada em 24 de julho de 2020 – embora essa data possa ser adiada devido a pandemia do novo coronavírus.

Trailer do live action do novo filme da Mulan

Mulan, uma princesa da Disney diferente

Mulan é a 8ª princesa da Disney e a primeira heroína que não faz parte da realeza nem por nascimento nem por casamento. Mas, em vez disso, ela é uma princesa por seu grande ato de heroísmo, já que Mulan salvou toda a China e também o Imperador.

Mulan - A 8ª Princesa da Disney
Mulan – A 8ª Princesa da Disney

A Personalidade de Mulan

Mulan, diferente dos papéis femininos anteriores, é corajosa e mais autoconfiante. Mulan também não se encaixa nas expectativas de uma jovem chinesa da época; apesar de sua beleza natural, ela é desajeitada, sincera e independente, em vez de graciosa, obediente, silenciosa e recatada. Sua coragem, inteligência e determinação a ajudaram em suas aventuras de derrotar o Exército Hun. Ela também é gentil e calorosa, apesar de sua falta de jeito com coisas e pessoas.

Poderes e Habilidades de Mulan

Mulan não possui poderes mágicos ou sobre-humanos, mas ela tem treinamento militar que varia do uso de espadas ao estilo de luta de kung fu, graças a Shang no treinamento de novos recrutas do exército. Mulan também demonstrou precisão durante seu treinamento com o uso de suas habilidades de arco e flecha.

Mulan também é inteligente e engenhosa, pois conseguiu pensar rapidamente em usar o último foguete para causar uma avalanche em todo o exército Hun e atrair Shan-Yu para o campo de tiro de Mushu. Seu intelecto também é comprovado por suas habilidades em estratégia durante a invasão Hun.

Aparência física

Mulan é uma menina de 16 anos. Ela é dona de uma beleza natural, com olhos pretos e cabelos pretos lisos e longos – no entanto, o comprimento de seu cabelo muda. No começo do filme original, seus cabelos eram longos, que desciam até a cintura. Mais tarde no filme, quando ela sai para se juntar ao exército, ela corta o cabelo com a espada do pai e amarra-o em um coque, o que a ajuda a se misturar ao exército, para que os outros soldados não saibam que ela é realmente uma mulher.

No filme original, Mulan usa uma variedade de roupas, desde os lindos Hanfus (vestidos chineses) até as roupas de seu soldado. Seu vestido principal é um Hanfu simples, que consiste em um vestido verde-amarelo cremoso, com camisa azul por cima, que tem mangas verdes e uma faixa vermelha na cintura.

Mulan vestindo seu Hanfu simples.
Mulan vestindo seu Hanfu simples.

A História do filme Mulan

Mulan é a único filha de Fa Zhou, um ex-veterano de guerra, e Fa Li. Mulan é forçada a ir à cidade Matchmaker para encontrar um marido para ela, o que acaba em um fracasso humilhante. Pouco depois, o conselheiro do imperador chinês, Chi-Fu, chega à sua vila para anunciar que os hunos mortais, liderados por Shan Yu, invadiram a China e que um homem em cada família deve servir na guerra. Apesar dos protestos de Mulan, seu pai diz que ele irá batalhar, mesmo na velhice e com as feridas de guerra. Mulan decide ir em seu lugar fingindo ser um homem, cortando seus longos cabelos com uma espada, roubando a armadura de seu pai e cavalgando em seu cavalo, Khan, para que ela o impeça de arriscar sua vida.

No caminho para o campo do exército, Mulan conhece Mushu, um pequeno dragão que afirma ser um guardião enviado por seus ancestrais. Ele concorda em ajudá-la a se passar como soldado. Embora Mulan fracasse no treinamento do exército, ela usa sua inteligência e se torna o primeiro soldado a resolver um quebra-cabeça de Li Shang, o comandante de sua unidade.

Depois, ela rapidamente progride para se tornar um dos melhores soldados da unidade. Ela também faz amigos em Yao, Ling e Chien Po, três companheiros soldados, embora seja forçada a esconder seu verdadeiro sexo. Através das maquinações de Mushu, os soldados são chamados para a frente de guerra.

Depois de descobrir que o exército chinês, liderado pelo pai de Shang, general Li, foi completamente destruído pelos hunos, Shang leva Mulan e os outros soldados para detê-los. Apesar da unidade estar em menor número, Mulan é capaz de derrotar os hunos, esmagando-os em uma avalanche por meio de um foguete. Ela sofre uma lesão de Shan-Yu, o que resulta em seu verdadeiro sexo ser revelado. Ela é poupada da morte, que seria o castigo para uma mulher que se junta ao exército, como uma maneira de Shang pagar a dívida pelo resgate da batalha anterior.

Mulan é deixada para trás pelo exército e se prepara para voltar para casa. No entanto, ela descobre que Shan-Yu e seus cinco generais sobreviveram e estão indo em direção à Cidade Imperial. Mulan tenta avisar Shang, mas ela é ignorada porque é mulher. No entanto, quando Shan Yu captura o Imperador, Shang, Yao, Ling e Chien Po se juntam a ela em uma tentativa de resgate. Mulan, Yao, Ling e Chien Po se disfarçam como concubinas e tiram os guardas Hun, permitindo que Shang alcance Shan Yu e o imperador. Yao, Ling e Chein Po escapam com o Imperador, mas Mulan permanece para trás depois que Shang é deixado inconsciente por Shan Yu.

  Uma adaptação em live-action de Mulan dirigida por Niki Caro está programada para ser lançada em 2020.
Uma adaptação em live-action de Mulan dirigida por Niki Caro está programada para ser lançada em 2020.

Ela se revela como o soldado que derrubou os hunos, o que irrita Shan Yu. Ao fugir de Shan Yu, ela propõe um plano para matá-lo por meio de fogos de artifício. Enquanto Mushu vai pegar os fogos de artifício, Mulan enfrenta Shan Yu no telhado do palácio do imperador. Ela o desarma com um leque de papel e usa sua espada para prendê-lo no telhado, permitindo que Mushu atire fogos de artifício em Shan Yu, presumivelmente matando-o. Mulan é oprimida por Chi Fu pela última vez, quando ele diz arrogantemente que, como mulher, ela é indigna de ser chamada de herói e valer qualquer coisa.

Mulan é então confrontada pelo Imperador com seus vários crimes, tendo ouvido falar deles sobre Chi Fu. Ao mesmo tempo, ele reconhece que ela salvou toda a China e se inclina para ela por respeito. Seu gesto resulta em todas as pessoas reunidas se curvando também. O imperador primeiro oferece a Mulan uma posição no conselho e depois um emprego como cônsul, ambos os quais Mulan recusa. O Imperador a presenteou com seu brasão pessoal e a espada de Shan Yu. Mulan volta para casa e é capaz de se reconciliar com o pai. O final do filme mostra Mulan convidando Shang, que havia seguido Mulan sob o pretexto de devolver o capacete, para jantar.

Tags mais acessadas