Princesas da Disney: O Guia
Menu & Busca
Princesas da Disney: O Guia

Princesas da Disney: O Guia

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Filmes > Princesas da Disney: O Guia

As Princesas da Disney marcam a infância de todo mundo desde 1938, quando Branca de Neve e os Sete Anões, o primeiro filme de princesa da Disney, foi lançado.

Há muito o que se falar sobre cada uma das princesas da Disney, desde a modificação da história original para se tornarem contos de fadas até o empoderamento delas como mulheres nas produções mais recentes.

Por isso, fizemos um Guia das Princesas da Disney bem completo para você aprender tudo sobre as princesas mais famosas do mundo!

Princesas da Disney

Princesas da Disney (Disney Princess) é uma franquia criada pelo estúdio no final da década de 90, com o objetivo de atrair o público infantil. Utilizando a imagem de personagens icônicas como Branca de Neve, Cinderela e Aurora, a marca reúne todas as princesas e personagens femininos de maior sucesso.

A Disney lançou, a partir de então, uma princesa por década e criou diversas histórias e personagens inspiradas em contos infantis. Foi Andy Mooney, contudo, que reuniu todas em um grupo. As personagens inspiraram coletâneas, revistas, mangás, discos e possuem uma música oficial, na voz de Shannon Saunders.

Atualmente, fazem parte da franquia: Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Pocahontas, Mulan, Merida, Tiana, Rapunzel, Jasmine e Moana. Personagens como Elsa e Anna também são consideradas princesas pelo público, mas Elsa não é princesa, e sim rainha, e Anna não foi introduzida na franquia Princesas da Disney.

A marca “Princesa da Disney”

A marca foi criada em 2000, porém, desde 1994 o estúdio organizava produtos e materiais sobre as personagens. A ideia da franquia surgiu de Andy Mooney, ex-presidente da Disney Consumer Products, que foi contratado para combater a queda de vendas da marca.

Mooney observou que os produtos relacionados às Princesas da Disney consumidos por crianças dentro e fora do parque não eram da marca Walt Disney. Foi então que aconselhou os representantes da empresa a criar uma marca para as personagens.

No início, apenas 8 princesas faziam parte da franquia, que ao longo das duas últimas décadas adicionoumais 4 personagens.

Recepção e marco cultural

Assim que a marca Princesas da Disney foi lançada, a recepção pelo público foi imediata, principalmente entre as crianças. O primeiro lançamento oficial com o nome da franquia foi o Disney’s Princess Collection, uma coletânea com a trilha sonora das animações. Segundo a Billboard, o disco tornou-se o mais vendido do segmento infantil.

Além do álbum, a Disney vendeu os direitos da marca para a Mattel, que criou uma linha de bonecas das princesas. Os produtos passaram a ser comercializados nos parques. A marca tornou-se tão popular quanto Mickey Mouse (símbolo da empresa) e ultrapassou franquias de sucesso como Ursinho Pooh.

Os filmes criados pela Disney se tornaram um marco cultural, servindo como inspiração para crianças em todo o mundo. As princesas são, antes da franquia, o destaque de sucesso para os estúdios. Adaptadas para países distintos, se renovando a cada década, elas assumem um protagonismo entre as personagens femininas de inspiração para meninas.

As histórias, contudo, são alvos de críticas e questões como representatividade, empoderamento e independência são levantadas. Grupos feministas acreditam que a personalidade ingênua e submissa de certas personagens reforça a ideia de que meninas nasceram para se comportar dessa maneira. Além disso, a pouca quantidade de personagens negras, orientais e de etnias diversas também é algo que entristece o público.

Nos últimos anos, entretanto, a Disney se empenhou em criar personagens, cuja características físicas e emocionais correspondem às mudanças sociais e as conquistas das mulheres nos últimos anos. Moana, Merida e Tiana representam essa mudança.

Andy Mooney

O empresário norte-americano Andy Mooney foi contratado em 1999 pela Disney com o intuito de renovar e inovar a marca, atraindo um novo público para seus parques e para consumir seus produtos. Conhecido por seu trabalho na Nike, marca esportiva, Mooney substitui Anne Osberg como presidente da Disney Consumer Products.

O trabalho de Mooney começou dentro dos parques da Disney, realizando mudanças em eventos e no processo de vendas dentro das atrações. Seu maior projeto, no entanto, surgiu durante uma apresentação do Disney On Ice, onde observou que muitas crianças estavam fantasiadas como princesas da Disney.

Em uma entrevista ao The New York Times, Andy Mooney disse que nenhuma das fantasias ou produtos relacionados às princesas foram comprados no parque, percebendo que eram outras empresas que lucravam com a maior “marca” da Disney.

Andy Mooney criou então a franquia Princesas da Disney (Princess Disney), que se tornou uma das maiores do mercado. Originalmente, as Princesas da Disney eram compostas por Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Sininho, Ariel, Pocahontas, Jasmine, Bela, Mulan e Esmeralda. Conforme a marca foi se reinventando, contudo, algumas personagens foram retiradas da franquia, abrindo espaço para novas.

Sininho, por exemplo, foi retirada da marca, assim como Esmeralda, por não possuir as características necessárias para fazer parte da “mitologia” criada para a franquia Princesas da Disney. A fada de Peter Pan, entretanto, ganhou sua própria marca em 2002, Disney Fadas.

Enquanto esteve à frente da franquia Disney Princess, Andy Mooney negociou a marca com empresas como a Mattel e, em seguida a Hasbro, para a fabricação de bonecas, fantasias e acessórios de princesas. Criou uma música tema para as jovens, intitulada The Glow, na voz de Shannon Saunders, criou um show de patinação no gelo para as Princesas da Disney, além da criação de músicas, álbuns, eventos, entre outros produtos com a marca das personagens.

Andy Mooney deixou a Disney em 2013 após ser contratado pela Quiksilver, porém, antes de deixar a empresa, o empresário introduziu Tiana e Merida ao grupo, além de reformular suas aparências. Atualmente, Mooney é o CEO da Fender Musical Instruments Corporation.

Branca de Neve

branca de neve
Branca de Neve foi a primeira princesa da Disney a ser criada. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Branca de Neve

Nome: Princesa Branca de Neve
Nacionalidade: Alemã
Idade: 14 anos
Altura: 1,55m
Cor do cabelo: Preto
Cor dos olhos: Castanho Escuro
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Azul e amarelo

Branca de Neve e os Sete Anões – Filme

Branca de Neve foi a primeira princesa da Disney. Na animação, lançada em 1938, a Rainha Má pergunta ao Espelho Mágico se existe alguém mais bonito que ela. Quando o objeto responde que Branca de Neve é mais bela, ela manda um caçador matá-la. O caçador, com dó, permite que ela fuja, e a princesa conhece os Sete Anões.

Quando a Rainha Má descobre, ela tenta matá-la com uma maçã envenenada, que faz com que ela caia em um sono profundo. O príncipe acorda Branca de Neve com um beijo de amor verdadeiro e os Sete Anões matam a rainha.

História Original

branca de neve historia real
Branca de Neve: Disney X História original. | Foto: Reprodução.

A história da Branca de Neve faz parte da tradição oral alemã, mas foi publicada pelos Irmãos Grimm entre os anos de 1812 e 1822 em um livro chamado Contos de Grimm, que compilava várias outras histórias.

First Edition Grimms Fairy Tales Illustrated By Arthur Rackham First Edition
Assim como outras princesas da Disney, Branca de Neve foi inspirado em um conto de fadas. | Foto: Reprodução.

No conto original, além de mandar o caçador matar Branca de Neve, a rainha pede que o caçador traga o fígado e o coração dela. Ele traz os órgãos de um animal no lugar, e ela come. O príncipe foge com o corpo de Branca de Neve, mesmo acreditando que ela esteja morta. Mas ele deixa a princesa cair, e a maçã, que estava na garganta dela, sai pela boca, acordando-a.

A Branca de Neve e o príncipe se casam e convidam a rainha má para o casamento. Então, como vingança, o casal a obriga a usar sapatos incandescentes e a dançar para sempre.

O conto alemão transcrito pelos irmãos Grimm, teria se originado de uma história real. Ele seria inspirado na vida de Margaretha von Waldeck, uma condessa alemã, filha de Phillip IV, e de sua madrasta  Katharina de Hatzfeld. Ambas se odiavam e Katharina forçou a jovem a se mudar para Bruxelas, onde se apaixonou por Phillip II, futuro rei da Espanha. O casamento de Margaretha e Phillip foi tão desaprovado – por ser “politicamente inconveniente”. Ela morreu aos 21 anos, com suspeitas de envenenamento, mas nada foi oficialmente comprovado. Existem teorias que afirmam que a morte da jovem está ligada a sua família.

Empoderamento

Branca de Neve se mete em uma briga por causa de beleza, dorme o filme todo e é salva por um beijo de um príncipe. Tudo que ela faz é fugir, cantar, limpar a casa dos anões e comer uma maçã. Feminismo o que?

empoderamento branca de neve feminista
Branca de Neve: termômetro de empoderamento.

Trilha sonora

Eu Vou é a música tema dos 7 anões de Branca de Neve e os Sete Anões.

De todas as músicas de Branca de Neve, a mais conhecida e famosa é Eu Vou, entoada pelos 7 anões.

Live Action

Branca de neve live action
Marc Webb, diretor do live action de Branca de Neve.

Recentemente, a Disney anunciou que Branca de Neve teria um live action. No entanto, nenhum detalhe foi confirmado. Boatos indicam que a companhia quer Marc Webb, que dirigiu O Espetacular Homem Aranha, como diretor

Curiosidade sobre Branca de Neve

Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa-metragem de animação da história. Porém, não é a primeira das princesas da Disney, esse papel pertence a Perséfone, personagem grega recriada para o curta-metragem A Rainha da Primavera.

Outro detalhe interessante da animação é que o Príncipe seria um personagem proeminente na história. Cenas como a da Rainha Má sequestrando o herói da narrativa eram apresentadas no primeiro roteiro do longa, mas foram descartadas. O príncipe outrora tão importante aparece apenas duas vezes na versão final.

O desenho garantiu a Walt Disney um Oscar honorário, pois não existiam categorias que analisassem animações na premiação. Ele ganhou 8 estatuetas, sendo uma em tamanho original e sete em miniatura, representando as personagens criadas.

Fantasias Branca de Neve

Fantasia Branca de Neve. | Foto: Reprodução.

Tem uma festa e quer uma fantasia de Branca de Neve? Corre nos sites de lojas como Americanas, Mercado Livre e Submarino e veja as milhares de opções.

Presentes e colecionáveis da Branca de Neve

Como a Branca de Neve é uma princesa muito antiga, não existem muitos itens colecionáveis da personagem. No entanto, ela e os principais personagens do filme tem seu próprio Pop! Funko.

Além dos bonecos, a princesa ganhou uma coleção de pingentes inspirados na animação, da joalheria Vivara para a coleção de pulseiras Life.

Brinquedos nos parques da Disney

Montanha russa dos 7 anões no Magic Kingdom
Montanha russa dos 7 anões no Magic Kingdom. | Foto: Reprodução.

Há alguns anos, a Branca de Neve ganhou uma nova atração no parque Magic Kingdom, na Disney World. Ela consiste em uma montanha russa infantil que fala da rota dos 7 anões em busca de pedras preciosas.

Filme da Branca de Neve completo

Cinderela

Cinderela
Cinderela, a segunda princesa entrar nas Princesas da Disney. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Cinderela

Nome: Princesa Cinderela
Nacionalidade: Francesa
Idade: 19 anos
Altura: 1,65m
Cor do cabelo: Loiro
Cor dos olhos: Azuis
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Azul prateado

Cinderela – filme

A animação da Disney foi lançada em 1950 e rapidamente se tornou o ícone da companhia. No filme, Cinderela era maltratada pela madrasta e filhas dela, que a faziam cuidar da casa e viver em condições complicadas. Então, ela encontra a fada madrinha, que dá a Cinderela um vestido lindo e sapatinhos de cristal para ir ao baile, mas ela deveria voltar para casa até meia noite.

Ela dança com o príncipe na festa, mas na hora de ir embora, ela deixa o sapatinho no castelo, e o príncipe faz com que todas as mulheres do reino experimentassem ele, inclusive as irmãs malvadas de Cinderela. No final, o único pé que entra no sapatinho de cristal é o de Cinderela, e eles vivem felizes para sempre.

História Original

História original Cinderela
Cinderela: Disney x história original. | Foto: Reprodução.

Primeiramente, na história escrita pelos Irmãos Grimm não tinha nenhuma fada madrinha. Além disso, para tentar calçar o sapatinho, uma irmã corta o próprio calcanhar, e a outra corta os dedos do pé. No entanto, o príncipe é avisado de que o sapatinho estava ensanguentado e não aceita se casar com nenhuma das duas.

Então, ele se casa com Cinderela e, no casamento, os olhos das irmãs são furados por pássaros. No final, Cinderela mata a madrasta, quebrando seu pescoço com a tampa de um baú.

Empoderamento

Cinderela é oprimida pela madrasta, mas seus problemas são resolvidos quando foge para o baile e conhece um homem rico, hétero e branco. Ela só não é zero feminista porque, pelo menos, foi teimosa ao ir à festa.

empoderamento Cinderela feminismo
Cinderela: termômetro de empoderamento.

Live Action de Cinderela

O live action de Cinderela foi lançado em 2015 com algumas mudanças no roteiro. Uma delas é que a Cinderela, na verdade, se chama Ella. A princesa da Disney também se lembra das últimas palavras da mãe, que se tornam uma espécie de mantra durante todo o filme: seja corajosa e gentil. Cinderela foi interpretada por Lily James.

Trilha Sonora

Entre todas as princesas da Disney, Cinderela possui algumas das canções mais icônicas do estúdio Walt Disney. Desde Sonhar é Desejar, cantada pela protagonista para os pássaros ou a música dos ratinhos, todas são lembradas. Porém, Bibbidi-Bobbidi-Boo foi a que se tornou um sucesso na época em que o desenho foi lançado, tornando-se uma das músicas de destaque do estúdio. Assim como Let It Go de Frozen, a canção possui diversas versões e chegou a conquistar o sétimo lugar na parada de sucessos da década de 50, além de ser indicada a três Oscars: Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Música Original.

Curiosidade sobre a Cinderela

O nome Cinderela vem de cinzas, porque ela ficava suja ao limpar as cinzas da lareira. Em algumas versões, ela recebe o nome de Gata Borralheira. Além disso, não se sabe o nome verdadeiro da jovem, pois assim como Gata Borralheira, Cinderela é um apelido maldoso dado por sua madrasta e irmãs.

Fantasias da Cinderela

fantasia Cinderela
Fantasia Cinderela. | Foto: Reprodução.

Se quiser encantar na festa, porque não seguir os passos de quem soube arrasar? No site Encantada Fantasias, você pode fazer aluguel de fantasias online!

Presentes e Colecionáveis da Cinderela

Se você é fã ou conhece alguém que gostaria de ganhar um presente da Cinderela, existem algumas opções, como um sapato prata que parece o Sapatinho de Cristal, ou então um Pop! Funko da princesa, disponíveis na versão original e live action!

Além disso, quando o live action foi lançado, a joalheria Vivara criou uma coleção de pingentes para a pulseira Life, inspirados no filme da princesa:

pingentes Cinderela life vivara
Pingentes Cinderela – Life by Vivara. | Foto: Reprodução.

Brinquedos no parque da Disney

Não tem nem muita discussão: a Cinderela é o centro do lugar onde os sonhos se tornam realidade! Quem não sonha em conhecer o Castelo da Cinderela no Magic Kingdom, em Orlando?

Castelo da Cinderela na Disney World
Castelo da Cinderela na Disney World. | Foto: Reprodução.

Aurora – Bela Adormecida

Bela Adormecida e o príncipe
Aurora é a protagonista de A Bela Adormecida. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Aurora (A Bela Adormecida)

Nome: Princesa Aurora
Nacionalidade: Desconhecida
Idade: 16 anos
Altura: 1,70m
Cor do cabelo: Loiro
Cor dos olhos: Azuis Violeta
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Rosa

A Bela Adormecida

Na animação de 1959, Aurora espeta o dedo em uma roca enfeitiçada pela bruxa Malévola e cai em um sono profundo. O príncipe Phillip encontra a bela adormecida e se apaixona, dando um beijo de amor verdadeiro para acordá-la. Aurora se apaixona por ele também assim que sai do sono, e eles vivem felizes para sempre.

História Original

Bela adormecida história original
Bela Adormecida: Disney x História original. | Foto: Reprodução.

Bela Adormecida foi escrito pelo francês Charles Perrault em 1697 e depois ganhou uma versão dos Irmãos Grimm. Na versão original, ela não se chamava Aurora: o nome dela era Tália.

Quando o príncipe encontra Tália adormecida, ele a estupra e vai embora. Então, ela engravida e da à luz, aos gêmeos Sol e Lua. Um dia, os bebês não encontravam seu peito para mamar, e acabam chupando seu dedo, tirando a farpa e fazendo-a acordar.

Certo dia, o príncipe, que havia se casado e se tornado rei, se lembra de Tália e decide ir visitá-la. Quando a rainha descobre, ela manda pegar as crianças para assar, e servir ao rei como comida. Mas, ao invés, o cozinheiro faz dois carneiros.

Em seguida, a rainha manda que joguem Tália na fogueira, mas o rei joga a esposa no lugar. Então, ele vai ao encontro de Tália e se casa com ela. A versão da Disney é mais parecida com a de Perrault.

Live Action – Malevola

A Bela Adormecida não tem o seu próprio live action, mas a vilã, Malévola, sim. A Aurora, interpretada por Elle Fanning, faz uma aparição no filme, mas a narrativa conta mesmo a história da bruxa, que é interpretada por Angelina Jolie. Malévola 2 estreou dia 17 de Outubro de 2019, e traz a vilã da Disney em um novo momento de sua relação com Aurora.

Empoderamento

A Aurora se empodera do travesseiro, só se for… Quem dera se a vida fosse assim: dormir, dormir, dormir e… dormir!

Empoderamento Bela Adormecida
Aurora: termômetro de empoderamento.

Trilha Sonora

As músicas de A Bela Adormecida foram inspiradas no ballet de Tchaikovsky, Bela Adormecida. Baseado no conto de Perrault e coreografado por Marius Petipa, esse ballet foi considerado o ápice da cultura russa czarista do século XIX.

Se tem uma música do filme que merece ser lembrada, certamente é a que marca o encontro de Aurora e o príncipe.

Curiosidade sobre A Bela Adormecida

A produção de A Bela Adormecida foi a última na qual Walt Disney participou, pois faleceu em 1966 de câncer nos pulmões. O próximo conto de fadas desenvolvido pelo estúdio foi em 1989 com a história de A Pequena Sereia.

O Príncipe Felipe foi o primeiro a ganhar um nome e uma participação efetiva na trama, pois na época os artistas responsáveis pela animação usavam o nome e as características das personagens como referência em suas criações.

De todas as princesas da Disney, Aurora é a protagonista que menos aparece em sua própria animação. Ao todo são 18 minutos da princesa em cena.

Fantasia da Bela Adormecida

A fantasia da Aurora é só para quem gosta de rosa, viu?

Fantasia Bela Adormecida
Fantasia Bela Adormecida. Foto: Reprodução.

Presentes e Colecionáveis da Bela Adormecida

Assim como a Branca de Neve, a Aurora é um filme antigo e não tem muitas opções de presentes, mesmo tendo um live action.

Brinquedos nos parques da Disney

A Aurora foi a primeira princesa a ter um castelo em um parque! Na Disneyland da Califórnia, o primeiro parque da Disney, o castelo foi inaugurado em 1955.

Castelo da Bela Adormecida na Disneyland Califórnia
Castelo da Bela Adormecida na Disneyland Califórnia. | Foto: Reprodução.

Ariel – Pequena Sereia

A Pequena Sereia e Linguado
A Pequena Sereia e Linguado. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Ariel (A Pequena Sereia)

Nome:Princesa Ariel
Nacionalidade: Atlante/Dinamarquesa
Idade: 16 anos
Altura: 1,52m
Cor dos cabelos: Vermelho Carmesim
Cor dos olhos: Azul
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Verde Água

A Pequena Sereia – filme

A princesa sereia Ariel salva o príncipe Eric, que é humano, de um afogamento e acaba se apaixonando por ele. Então, ela aceita a proposta feita pela bruxa Ursula e troca a sua voz por pernas para poder ir ao mundo dos humanos encontrar o amado.

Ela deveria conquistar um beijo dele em três dias, ou então voltaria a ser sereia. A vilã finge ser Ariel para dificultar a tarefa, fazendo com que ela volte a ser sereia. Mas, com a ajuda do pai, Ariel passa a ter pernas e vive com seu amado, feliz para sempre.

História Original

A pequena sereia história real
A Pequena Sereia: Disney x história original. | Foto: Reprodução.

A história original foi escrita por Hans Christian Andersen, um dinamarquês que viveu no século XIX. Nele, Ariel não troca a voz por pernas: ela tem a língua cortada.

Além disso, toda vez que anda, sente uma dor absurda, como se estivesse pisando em cacos de vidro. Se ela não conseguisse o beijo do príncipe, morreria. Mas Eric se casa com outra mulher, a qual ele acreditava que fosse sua salvadora.

Então, Ariel deseja voltar a ser sereia. No entanto, para ter sua calda novamente, ela teria que matar o príncipe e deixar o sangue dele cair nos pés dela. Incapaz de fazer isso, ela se joga no mar, se transformando em espuma.

Empoderamento

Por um lado, ela faz tudo para ser feliz para sempre com um homem. Mas, por outro, é ela que faz o sacrifício e corre atrás do que quer. Infelizmente, nem as pernas ela conquista por conta própria: precisa da ajuda do pai. Nota 6 para a Ariel!

empoderamento ariel
Pequena Sereia: termômetro de empoderamento.

Trilha Sonora

Ariel é curiosa e valente. E tem uma música na trilha sonora que representa isso perfeitamente, bem como o desejo da Pequena Sereia de conhecer o mundo exterior.

Live Action de A Pequena Sereia

Recentemente, a Disney anunciou que A Pequena Sereia ganharia um live action, ainda sem data definida para sua estreia. O elenco possui nomes como o da cantora Halle Bailey e Jonah Hauer-King, ator da série World On Fire, foram confirmamos para serem os intérpretes de Ariel e Príncipe Eric.

A trilha sonora do live action ficará a cargo de Alan Menken, responsável pela trilha sonora original da animação. Porém, alterações nas faixas e quatro novas canções já foram anunciadas pela produção.

Era previsto que as filmagens se iniciariam no inicio de 2020, porém com a pandemia de Covid-19, o filme foi adiado.

Curiosidade sobre a Pequena Sereia

A Pequena Sereia marca o retorno das produções Walt Disney para contos de fada. O estúdio ficou quase 30 anos sem se aventurar em longas-metragens de princesas devido ao fracasso de bilheteria de A Bela Adormecida. A animação foi a primeira a utilizar o programa de computador desenvolvido pela Pixar, que permitia fazer o upload dos desenhos em um computador completa de cores infinita. O recurso Pixar foi utilizado em poucas cenas, mas foi o suficiente para dar ao desenho uma nova cara.

Outro detalhe curioso é que o pai de Ariel se chama Tritão. Na mitologia grega, ele era filho de Posseidon, o deus dos mares.

Presentes e Colecionáveis da Pequena Sereia

Infelizmente, a Ariel é outra que só tem Pop! Funko

Pop! Funko Ariel
Pop! Funko Ariel

Brinquedos nos parques da Disney

Na Disney World da Flórida, a Ariel tem sua própria atração: o Under the Sea, uma aventura que conta toda a história do filme da Pequena Sereia!

under the sea a pequena sereia
Atração Under The Sea, do Magic Kingdom. | Foto: Reprodução.

Bela – A Bela e a Fera

3 contos de fadas que todos devem ouvir ao menos uma vez na vida
Bela, de A Bela e a Fera, é uma das principais Princesas da Disney. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Bela

Nome: Princesa Bela
Nacionalidade: Francesa
Idade: 17 anos
Altura: 1,65m
Cor do cabelo: Castanho Escuro
Cor dos olhos: Castanho Claro
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Amarelo

A Bela e a Fera – filme

No filme da Disney, de 1991, uma feiticeira castiga um príncipe por sua arrogância, transformando-o em uma Fera. O feitiço só seria quebrado quando ele amasse alguém, mas com a condição de que o sentimento fosse recíproco.

Ele conhece Bela e a mantém prisioneira, mas se apaixona por ela e permite que ela se liberte. No entanto, o sentimento é recíproco, e Bela quebra o feitiço, beijando a Fera e transformando-a em um príncipe.

História original

Bela e a fera história original
A Bela e a Fera: disney x história original. | Foto: Reprodução.

Na versão de Andrew Lang, de 1889, não há objetos falantes. Na história, o pai de Bela tem três filhos e duas filhas além dela. Quando ele sai para viajar, todos lhe pedem coisas caras, enquanto ela pede apenas uma rosa. Ele se perde, mas encontra um castelo com comida e lareira para se aquecer.

Lá, ele consegue pegar todos os presentes. Quando está indo embora, pega uma rosa do jardim para Bela, e aí a Fera aparece e o mantém como prisioneiro. Um tempo depois, ele aceita libertar o mercador em troca de uma das filhas dele.

Bela é a única que se habilita para ficar no lugar do pai, e acredita que seria morta quando chegasse lá. No entanto, a Fera a trata como uma princesa e, toda noite, pede a mão de Bela em casamento. Tempos depois, Bela pede à Fera que permita que ela passe um tempo com sua família, desde que Bela voltasse em dois meses.

Quando está em casa, Bela tem um sonho de que a Fera estava morrendo. Ela volta para o castelo imediatamente, encontra a Fera morrendo e a beija, percebendo que a amava. A Fera é transformada em um príncipe e eles são felizes para sempre.

Live Action de A Bela e a Fera

O live action estreou em 2017 e teve uma campanha publicitária forte, principalmente porque Emma Watson, a Hermione de Harry Potter, interpretou a Bela. Houveram mudanças muito criticadas no roteiro mas, pelo menos, Bela se tornou mais empoderada. Fica claro, no filme, que ela é uma mulher com espírito livre e a frente do seu tempo.

Empoderômetro

Ela não queria se casar com o bonitão da cidade, sacrifica a própria liberdade pelo pai, aceita morar com uma fera horrorosa, lia livros e estudava em uma época onde o conhecimento da mulher era desvalorizado.

Tudo bem, no final das contas, não se passa de um romance. Mas Bela sabe quem é e o que merece, e está disposta a enfrentar o que for para provar sua capacidade. Ela seria uma boa feminista.

Bela: termometro de empoderamento.

Trilha Sonora

A principal música de A Bela e a Fera, Sentimentos São, já foi cantada por grandes nomes, como Céline Dion e Ariana Grande. Ela marca casamentos e festas de 15 anos, e certamente, se você gosta das princesas, vai saber cantar junto.

Curiosidades sobre A Bela e a Fera

Mark Henn, animador de Bela, contou que várias cenas silenciosas entre Bela e Fera foram feitas para mostrar o sentimento crescente e a sintonia existente entre eles. No entanto, a maior parte dessas cenas não foram inclusas.

Fantasia de Bela

Ela é uma das princesas mais queridas, e todo mundo tem o direito de se vestir como a Bela!

Fantasia A Bela e a Fera
Fantasia A Bela e a Fera. | Foto: Reprodução.

Presentes e colecionáveis de A Bela e a Fera

Que tal tomar um chá ou um café como a Bela? As versões originais da louça de A Bela e a Fera são produtos exclusivos dos parques da Disney, mas certamente da para comprar uma versão por aí!

Ms. Pots e Zip: louça a Bela e a Fera
Ms. Pots e Zip: louça a Bela e a Fera

Uma opção legal são as flores da Giuliana Flores, que duram até 2 anos e são iguaizinhas à rosa da Fera!

Rosa a Bela e a Fera de verdade
Rosa a Bela e a Fera de verdade

A Bela também tem duas coleções de Pop! Funko, uma do live action e outra do filme original:

Brinquedo no parque da Disney

Na atração Echanted Tales with Belle, na Disney World, você conhece a casa da Bela, alguns objetos falantes e experimenta um pouco da magia Disney para chegar ao castelo da Fera e conhecer Bela!

Enchanted Tales with Belle
Enchanted Tales with Belle. | Foto: Reprodução

Filme completo

Jasmine – Aladdin

Aladdin, gênio e Jasmine no tapete mágico
Aladdin, gênio e Jasmine no tapete mágico. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Jasmine

Nome: Princesa Jasmine
Nacionalidade: Árabe
Idade: 15 anos
Altura: 1,60m
Cor do cabelo: Preto
Cor dos olhos: Castanho Escuro
Cor da pele: Parda
Cor do vestido: Azul turquesa

Aladdin – filme

Aladdin era um plebeu que roubava coisas com seu macaco para sobreviver. Um dia, conhece a princesa Jasmine e se apaixona por ela. Na animação da Disney, lançada em 1992, o vilão Jafar o engana para que ele se arrisque e conquiste uma lâmpada dentro de uma caverna.

Aladdin fica preso na caverna com a lâmpada, mas ao esfregá-la, o Gênio sai de dentro dela se realiza três desejos de Aladdin. Mesmo com tantos desejos, ele não consegue se casar com Jasmine.

Então, o Sultão altera a lei para que a princesa possa se casar com alguém que não seja príncipe. Aladdin derrota Jafar, que fica preso dentro da lâmpada, e usa seu último desejo para libertar o Gênio.

História Original

Alladin história original
Aladdin: Disney x História original. | Foto: Reprodução.

O conto árabe é de autoria desconhecida. Os primeiros manuscritos com a história de Aladdin datam o século XVIII. Ele se popularizou pelo ocidente na primeira tradução do livro de contos árabes Mil e Uma Noites, por Antoine Galland. De acordo com o tradutor, um contador de histórias de Alepo chamado Hanna Diab foi até a sua casa narrar a história.

Na história verdadeira, existiam dois gênios dentro da lâmpada, um fraco e um forte. O fraco leva Aladdin até a sua mãe, enquanto o forte concede três desejos. Ele se torna rico, ganha um castelo e se casa com a princesa, mas então um feiticeiro tentar roubar a lâmpada.

Aladdin o mata para recuperá-la, mas então o irmão do feiticeiro tenta roubá-la, sendo morto pelo protagonista também. Aladdin é egoísta e nunca libera o Gênio da lâmpada, mas fica rico para sempre.

Live action de Aladdin

O live action de Alladin estreou em 2019 e mudou consideravelmente a opinião das pessoas a respeito do filme, que teve muitas mudanças. Primeiramente, a presença de Will Smith no elenco como Gênio chamou muita atenção. Em segundo lugar, a princesa Jasmine teve muito de sua personalidade mudada, e se transformou na melhor princesa da Disney.

Se quiser saber o que aconteceu no filme, confira a nossa crítica. Tem também como descobrir todas as diferenças entre o live action e a animação de Aladdin, ou descobrir o que mudou em Jasmine nas nossas matérias.

Empoderômetro

Jasmine era a princesa mais a frente do seu tempo. Ela briga e enfrenta para ter suas vontades realizadas, como não se casar. No live action, essa função se intensifica: ela vira Sultana no final do filme!

empoderamento jasmine
Jasmine: termometro de empoderamento.

Trilha Sonora

No momento em que Aladdin e Jasmine saem para dar uma volta no tapete mágico, vivemos uma das cenas mais lindas do filme! Além disso, a letra é, certamente, a mais bonita de todas as músicas da Disney.

Curiosidade sobre Aladdin

 Na primeira versão do roteiro, Aladdin tinha três amigos, chamados Babkak, Omar e Kassim, mas eles foram cortados da história.

Fantasia de Jasmine

Jasmine é a única princesa que usa calça! Então, se você não gostar de vestido, invista nela!

fantasia Jasmine
Fantasia Jasmine. | Reprodução.

Presentes de Aladdin

Depois da estreia do live action, a joalheria Vivara lançou uma coleção de pingentes da pulseira Life inspirada em Aladdin!

Coleção Aladdin Life by Vivara. | Foto: Reprodução.

Brinquedos no parque da Disney

A atração do Aladdin, na verdade, é para crianças… Mas se você quiser, é possível dar uma volta no tapete voador!

Tapete voador de Aladdin na Disney
Tapete voador de Aladdin na Disney. | Foto: Reprodução.

Pocahontas

Pocahontas é a primeira princesa da Disney nativo-americana. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Pocahontas

Nome: Princesa Pocahontas
Nacionalidade: Estadunidense
Idade: 18 anos
Altura: 1,75m
Cor do cabelo: Preto
Cor dos olhos: Castanho Escuro
Cor da pele: Parda
Cor do vestido: Bege

Pocahontas – filme

A animação de 1995 conta a história de uma nativa dos Estados Unidos e da chegada da colonização britânica ao país. Pocahontas conhece o capitão do navio inglês, John Smith, e eles se apaixonam. No entanto, John Smith precisa voltar ao seu país de origem pois estava doente.

História Verdadeira

Pocahontas história real
Matoaka e Pocahontas com John Smith. | Foto: Reprodução.

A parte mais chocante da verdadeira história de Pocahontas é que ela é real. Matoaka era nativa dos Estados Unidos e pertencia ao povo Powhatans. Desde seu nascimento, sempre foi muito metida, e por isso foi apelidada carinhosamente de Pocahontas, que tinha esse significado na língua dela.

Pocahontas, ainda criança, interferiu quando caçadores Powhatans sequestraram o líder dos colonos, John Smith, para matá-lo. Pedindo que deixasse o inglês vivo, ela se tornou uma ferramenta muito importante para que houvesse dialogo entre os Powhatans e os colonos.

John Smith se tornou uma espécie de tutor para Pocahontas, mas eles nunca se apaixonaram. O inglês precisou voltar à Inglaterra por causa de um acidente com pólvora, mas contaram à Pocahontas que ele havia morrido. Anos depois, Pocahontas foi presa por outros ingleses. Durante o tempo que passou mantida em cativeiro, o tabagista John Rolfe se apaixonou por ela.

Rolfe era viúvo e conseguiu libertar Pocahontas com a autorização do governo, casando-se com ela. Eles tiveram um filho, mas nunca ficou claro se Pocahontas era apaixonada por Rolfe.

Empoderamento

Pocahontas deixa John Smith ir embora, porque tem outras prioridades. Só isso basta.

empoderamento Pocahontas
Pocahontas: termometro de empoderamento.

Trilha Sonora

Com Cores do Vento, Pocahontas da uma verdadeira lição a respeito do cuidado com a natureza, certamente fazendo John Smith se apaixonar pela índia.

Mulan

Mulan
Mulan, a oitava princesa da franquia Princesas da Disney. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Mulan

Nome: Princesa Fa Mulan
Nacionalidade: Chinesa
Idade: 16 anos
Altura: 1,60m
Cor do cabelo: Preto
Cor dos olhos: Castanho Escuro
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Colorido

Mulan – filme

No filme de 1998, a chinesa Mulan, temendo que o pai seja convocado para o exército, se disfarça de homem e vai treinar. Ela e seu dragão usam da inteligência para combater a invasão Hun, e Mulan se apaixona por um capitão.

História Original

pintura chinesa de Mulan
Pintura chinesa de Mulan. | Foto: Reprodução.

Não existem comprovações arqueológicas de que Mulan existiu. No entanto, a lenda da mulher que se fantasiou de homem para lutar é muito famosa e importante na cultura chinesa. Entre as várias versões da história, se destacam:

1- Mulan haveria se vestido de mulher na sua última batalha, ganhando imensa admiração dos companheiros de guerra e do Imperador, que oferece a ela cargos mais altos, mas ela prefere voltar para casa.

2- Mulan se apaixona por um oficial que, ao descobrir que ela era mulher, se apaixona também. Eles planejam se casar e são apoiados pelos companheiros quando descobrem que Mulan não era um homem.

3- Quando Mulan volta para casa, descobre que seu pai havia morrido há muito tempo e, por isso, comete suicídio.

Live action de Mulan

O live action da princesa chinesa já foi confirmado pela Disney, mas nenhum detalhe foi anunciado. No entanto, o filme vai estrear na plataforma de streaming da companhia, a Disney+.

Empoderamento

Mulan literalmente se veste de homem e vai a luta. E ela faz parte de uma história milenar chinês, ou seja, a quanto tempo Mulan ensina às meninas e mulheres que podem fazer o que quiserem?

Mulan: termômetro de empoderamento

Trilha Sonora

Mulan tem que “virar homem”. E ela vai fazer de tudo para alcançar o seu objetivo. A música Homem Ser mostra a dedicação da princesa guerreira.

Tiana – A Princesa e o Sapo

A Princesa e o Sapo
Tiana é a primeira princesa negra da franquia Princesas da Disney. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Tiana

Nome: Princesa Tiana
Nacionalidade: Estadunidense
Idade: 19 anos
Altura: 1,70m
Cor do cabelo: Castanho Escuro
Cor dos olhos: Castanho Escuro
Cor da pele: Negra
Cor do vestido: Verde

A Princesa e o Sapo – filme

A princesa da Disney é recente, surgiu em 2009, depois que a companhia ficou 11 anos sem lançar nenhum filme de princesa. No filme, Tiana sonha em ter um restaurante em Nova Orleans. Ela vai trabalhar na festa da amiga, Charlotte. Lá, um sapo a confunde com uma princesa e pede um beijo para voltar a ser humano.

O sapo era príncipe Naveen, que foi transformado em animal pelo maldoso Dr. Facilier. No entanto, quando Tiana o beija, ela também é transformada em rã.

História Original

Pintura de O Príncipe Sapo
Pintura de O Príncipe Sapo. | Foto: Reprodução.

Na história dos Irmãos Grimm, uma princesa deixa sua bola de ouro cair em um lago. Desesperada, começa a gritar, até que um sapo aparece e diz que pode ajudá-la a pegar a bola, desde que, em troca, ela permita que ele coma com ela no prato de ouro e durma na sua cama.

A princesa, desconfiada, faz a promessa já com a intenção de não cumpri-la. Então, quando o sapo devolve sua bolinha, ela foge. Mas o sapo a encontra no castelo, e o rei, quando sabe da situação, fala para a filha que ela deve cumprir a promessa.

Então, a princesa, com nojo, divide o prato com o sapo. Mas, na hora de dormir, nega dividir a cama. Quando o sapo insiste, ela joga o sapo na parede. Feito isso, ele se transforma em um príncipe e ela se casa com ele.

Empoderamento

Ela tem o sonho de ter o próprio restaurante, como uma mulher independente. E foi a primeira princesa negra da Disney! Tiana era esperada por muitas mulheres que não se sentiam representadas pela Disney.

empoderamento a princesa e o sapo
Tiana: termômetro de empoderamento.

Trilha sonora

Uma das principais características de Tiana é seu objetivo de ter um restaurante acima de se apaixonar ou ter uma família. O desejo da menina de realizar o seu sonho é perfeitamente representado em uma das músicas do filme.

Curiosidade sobre A Princesa e o Sapo

O filme ganhou 3 Oscares: Melhor Filme de Animação e dois de Melhor Canção Original.

Rapunzel – Enrolados

rapunzel enrolados
Rapunzel é a princesa potagonista de Enrolados. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Rapunzel

Nome: Princesa Rapunzel
Nacionalidade: Desconhecida
Idade: 18 anos
Altura: 1,60m
Cor do cabelo: Loiro
Cor dos olhos: Verdes
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Roxo

Enrolados – filme

Rapunzel tinha cabelos longos e dourados, com 21 metros de cumprimento, e foi presa em uma torre pela maldosa mamãe Gothel, sem direito à liberdade. Então, o fugitivo Flynn Rider se esconde na torre, mas acaba se tornando prisioneiro de Rapunzel.

Rapunzel permite que Flynn se torne livre novamente, desde que ele entre com ela em uma aventura que também iria libertá-la.

História Original

história original rapunzel
Rapunzel: Disney x história original. | Foto: Reprodução.

Na história original dos Irmãos Grimm, um príncipe encontra Rapunzel na torre e passa a visitá-la. Logo nas primeiras visitas, a prisioneira fica grávida. Quando a feiticeira que a mantinha prisioneira descobre a gravidez, corta os cabelos dela.

O príncipe, vendo isso, acredita que ela está morta e se joga da janela, caindo em espinhos que o cega. Então, sem enxergar, ele fica vagando por aí enquanto Rapunzel da à luz a gêmeos. Eles se reencontram e as lágrimas da amada fazem o príncipe voltar a enxergar.

Empoderamento

Procure outra princesa que bate com uma frigideira em um macho idiota, e falhe miseravelmente. Procure outra princesa que chega no final da história sem o cabelo, mas que fica de boa com isso, e falhe miseravelmente mais uma vez.

empoderamento rapunzel
Rapunzel: termômetro de empoderamento.

Trilha Sonora

Quando Rapunzel atinge seu objetivo de ver as luzes, ela canta, com Flynn, uma das músicas mais emocionantes de todos os filmes: Vejo Enfim a Luz Brilhar.

Curiosidade

O filme ia se chamar Rapunzel. No entanto, baseado no fato de que A Princesa e o Sapo foi muito mal nas bilheterias por causa da expectativa que o público criou com o nome, a Disney decidiu mudar para Enrolados.

Merida – Valente

Princesa Merida
Princesa Merida de Valente. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Merida

Nome: Princesa Merida
Nacionalidade: Escocesa
Idade: 16 anos
Altura: 1,65m
Cor do cabelo: Ruivo
Cor dos olhos: Azuis
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Azul Marinho

Valente – filme

No filme de 2012, a princesa Merida era herdeira do trono, mas deveria se casar com o cavalheiro que ganhasse um torneio de arco e flecha. Determinada a ficar sozinha, Merida entra na competição para conseguir a própria mão e não se casar.

História Original

Ilustração do filme Valente
Ilustração do filme Valente. | Foto: Reprodução.

Valente se passa no século 10, na Escócia. Essa decisão da produção se explica porque, depois disso, não haviam mais ursos na região. No entanto, não temos nenhum conto dessa época que envolva ursos. Mas, por outro lado, Andersen e os Irmãos Grimm tem contos que falam de pessoas se transformando em urso, como no caso de Merida, que explicam de onde veio a inspiração para a história.

Empoderamento

Enquanto todas lutam para casar com o homem que amam, Merida luta para não se casar com ninguém. E ela luta literalmente!

empoderamento Merida
Merida: termômetro de empoderamento.

Trilha sonora

O ritmo escocês marca o filme da princesa ruiva. E uma que empolga é a O Céu Eu Vou Tocar, que mostra a determinação e a capacidade de se divertir de Merida.

Curiosidade sobre Valente

Valente é apontado como o primeiro conto de fadas da Pixar.

Elsa e Anna – Frozen

Elsa e Anna de Frozen
Elsa e Anna são as princesas da Disney de Frozen. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Elsa

Nome: Princesa Elsa de Arendelle ou, futuramente, Rainha Elsa de Arendelle
Nacionalidade: Norueguesa
Idade: 21 anos
Altura: 1,70m
Cor do cabelo: Loiro Platinado
Cor dos olhos: Azuis
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Azul Claro

Ficha de Personagem – Anna

Nome: Princesa Anna de Arendelle ou, futuramente, Rainha Anna de Arendelle
Nacionalidade: Norueguesa
Idade: 18 anos
Altura: 1,65m
Cor do cabelo: Ruivo
Cor dos olhos: Azuis
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Colorido

Frozen – filme

No filme da Disney, Elsa tinha o poder de transformar as coisas em gelo. Mas, ainda criança, quase mata por acidente sua irmã mais nova, Anna. Então os trolls apagam o evento da memória de Anna, de forma que ela não se lembrasse mais dos poderes de Elsa.

Os pais das princesas morrem, e Elsa passa a se esconder de Anna por medo de machucá-la novamente. Eventualmente, o povo descobre os poderes de Elsa, e ela foge para se esconder em um castelo de gelo. Mas Anna, com a ajuda de um vendedor de gelo e um boneco de neve, está determinada a reencontrar a irmã.

História original

Em A Rainha do Gelo, de Hans Christian Andersen, os trolls são do mal e fazem um espelho que distorce as coisas. Ele se quebra, e atravessa os olhos e coração de Kai, irmão de Gerda.

Então, a Rainha da Neve leva Gerda embora e apaga o evento da memória de Kai. Quando Gerda descobre que Kai está vivo, ela vai atrás do irmão e, com a ajuda de uma menina, tira as farpas do olho dele e combate a Rainha malvada.

Continuação de Frozen

Recentemente, a Disney anunciou que vai ter um Frozen 2! Se quer saber todas as curiosidades do trailer do filme, confira aqui.

Elsa – empoderamento

Chama no feminismo! Elsa é tão empoderada que tem até super poderes. E o tópico “amor verdadeiro” nem aparece, a não ser quando é pra falar do amor dela pela irmã, Anna. A rainha de Arendelle não precisa de nada, nem de ninguém… Ela da conta do recado!

empoderamento elsa
Elsa: termômetro de empoderamento.

Anna – empoderamento

Anna é bem maria vai com as outras, né? Ela literalmente quer se casar com Hans assim que o conhece, depois tem um momento de independência e autonomia quando decide procurar Elsa, mas rapidinho precisa da ajuda de outro homem…

empoderamento Anna
Anna: termômetro de empoderamento.

Trilha Sonora

A música mais querida do filme Frozen é meio obvia: Let It Go, que foi cantado até pela Demi Lovato. A versão brasileria não é tão boa, mas é emocionante mesmo assim.

Curiosidade sobre Frozen

Frozen realmente é uma aposta no empoderamento. A diretora do filme, Jennifer Lee, foi a primeira mulher a dirigir um filme da Disney.

Colecionáveis de Frozen

A marca de água Bonafont lançou edições de garrafinhas das princesas! Entre elas, os três personagens mais queridos de Frozen marcaram presença.

garrafinhas de agua frozen
garrafinhas de agua frozen

Brinquedos de Frozen nos parques da Disney

No parque Epcot, na Disney World, uma nova atração foi inaugurada. No Frozen Ever After, você passeia pelo castelo de gelo e escuta Let it Go!.

Moana

Moana
Moana. | Foto: Reprodução.

Ficha de Personagem – Moana

Nome: Moana
Nacionalidade: Polinésia 
Idade: 16 anos
Altura: 1,65m
Cor do cabelo: Castanho escuro
Cor dos olhos: Castanho escuro
Cor da pele: Morena
Cor do vestido: Laranja e bege

Moana – filme

A princesa mais nova da Disney foi lançada em 2016. Moana seria a próxima a governar ilha onde mora. Então, ela nota que os cocos estão morrendo e os peixes estão sumindo. Para salvar a ilha, Moana teria que devolver a Tefiti, deusa da ilha, o coração que havia sido roubado pelo semideus Maui. Então, ela embarca nessa aventura com Maui, seu galo Hei Hei e seu porquino Pua.

História Original

História de Maui
História de Maui. | Foto: Reprodução.

A história original de Moana não é muito falada. No entanto, o que se sabe é que Maui é, na verdade, parte de lendas e mitologias do povo polinésio Maori, e seria o responsável pelo ser humano ter perdido a imortalidade.

Empoderamento

Não tem nem discussão: Moana salva a sua ilha SO ZI NHA! E ainda não aceita o mimimi do Maui, enfrenta o que precisar e o que puder para alcançar seus objetivos.

empoderamento Moana
Moana: termômetro de empoderamento

Trilha Sonora

A música de Moana todo mundo sabe cantar. Na época que o filme foi lançado, não tinha quem não entoasse Saber quem Sou!

Moana 2

Recentemente, foi anunciado um novo filme da princesa mais nova da Disney! Confira tudo nessa matéria sobre Moana 2.

Curiosidade sobre Moana

Auli’i Cravalho, que da voz à Moana, é a dubladora mais nova da Disney. Quando as gravações do filme começaram, ela tinha apenas 14 anos.

Princesas da Disney e o empoderamento das mulheres

Como podemos ver, as Princesas da Disney nem sempre foram independentes. Em algumas histórias, mesmo que elas fossem as protagonistas, elas nunca faziam algo de relevante. 

Conforme a sociedades mudou, a Disney também começou a trazer outra realidade para os seus filmes. Hoje, as mulheres são representadas de forma muito mais justa nos filmes de conto de fadas.

A Disney, no total, merece uma nota 5 no empoderamento já que, por mais que hoje as Princesas da Disney representem as mulheres, a companhia demorou para mudar essa forma de contar histórias.

empoderamendo feminismo princesas disney
Empoderamento das princesas da Disney.

Ordem Cronológica das Princesas da Disney

Ao todo, a franquia Princesas da Disney possui 11 princesas, contudo, Anna e Elsa, são consideradas pelo público parte deste grupo seleto de personagens. Sendo assim, a Disney já produziu, ao todo, 14 princesas para seus longa-metragens.

Princesas da Disney
As Princesas da Disney oficiais. | Foto: Reprodução.

1ª Princesa da Disney – Branca de Neve

A primeira princesa produzida pelos estúdios Disney foi Branca de Neve para o primeiro longa- metragem de animação da história, Branca de Neve e os Sete Anões. A personagem foi a primeira a ser introduzida na franquia Princesas da Disney e é uma das mais populares da marca.

Branca de Neve e os Sete Anões foi produzido em 1938, sendo a animação mais antiga da história de Hollywood, ficando atrás dos curtas produzidos pela Disney sobre Mickey Mouse.

2ª Princesa da Disney – Cinderela

Cinderela é a segunda princesa criada por Walt Disney e sua equipe, para a animação homônima de 1950. A jovem é a segunda princesa introduzida na franquia Princesas da Disney e a personagem de maior destaque da marca, com uma das atrações mais famosas da Disneyland, o Castelo da Cinderela.

Sua moradia se tornou o símbolo dos estúdios Disney e está em todas as aberturas de filmes sobre princesas e outros personagens.

3ª Princesa da Disney – Aurora

A princesa Aurora é a terceira personagem a ser criada e a terceira princesa a ser introduzida às Princesas da Disney. Seu longa-metragem, A Bela Adormecida foi o último filme de animação sobre princesas produzido por Walt Disney, que faleceu 7 anos após a estréia.

Aurora é a princesa com menor tempo nas telas, com 18 minutos de cena apenas. Mesmo assim, a princesa é muito popular, assim como a vilã de seu desenho, Malévola.

4ª Princesa da Disney – Ariel

Ariel é a personagem de A Pequena Sereia e a quarta princesa a ser criada pela Disney. A princesa é representada em sua forma humana, com os cabelos vermelhos soltos e com um vestido verde água brilhante.

Sua animação quebra um período de 30 anos sem produções de princesas na Disney e A Pequena Sereia se tornou um dos sucesso do estúdio, com o retorno dos musicais as produções animadas.

5ª Princesa da Disney – Bela

Bela é a quinta princesa da Disney a ser criada e a protagonista do filme A Bela e a Fera de 1991. O longa utilizou das técnicas de A Pequena Sereia para ser feito e a Disney repetiu a fórmula de músicas, que funcionou com outras Princesas da Disney para a animação.

A Bela e a Fera possui uma das trilha sonoras mais marcantes do estúdio, tendo ganhado um Oscar por suas canções originais.

6ª Princesa da Disney – Jasmine

Jasmine é a sexta princesa criada pela Disney e a personagem coadjuvante de Aladdin, sendo a única personagem da franquia Princesas da Disney a não ter uma animação própria. Assim como Bela, Jasmine é uma mulher decidida e progressista, alterando a figura da princesa original.

Jasmine é a primeira princesa não caucasiana e a primeira a usar calças em uma animação da Disney, uma grande evolução para as princesas

7ª Princesa da Disney – Pocahontas

Pocahontas é a sétima princesa da Disney a ingressar na franquia Princesas da Disney. A personagem, além disso, é a primeira nativo-americana a ser retratada em uma animação como a protagonista da história.

A princesa foi inspirada na índia de mesmo nome, que ficou conhecida por sua boa relação com os colonos americanos e por ter conhecido o Rei da Inglaterra, James.

8ª Princesa da Disney – Mulan

Mulan é a primeira princesa asiática da Disney e a oitava a ser criada para a franquia Princesas da Disney. Sua história é diferente de todas as outras, a jovem não sonha em ser uma princesa ou se casar, mas sim ter o direito de defender seu país.

Em seu longa-metragem, Mulan se torna uma guerreira, disfarçando-se de homem para lutar no exército chines. Ela se destaca por sua coragem e personalidade distinta das demais princesas da Disney.

9ª Princesa da Disney – Tiana

Tiana é a nona princesa da Disney, sendo introduzida a franquia Princesas da Disney algum tempo depois de sua criação. A personagem é a primeira protagonista negra de uma animação de princesa dos estúdios Disney.

Além disso, sua imagem e a de seu filme foram vinculadas a animação Splash Mountain, uma das mais famosas do Magic Kingdom.

10ª Princesa da Disney – Rapunzel

Rapunzel é a décima princesa da Disney a ser criada para a animação Enrolados. Seu longa-metragem é a animação mais cara da história da Disney e a terceira produção mais cara de Hollywood.

A jovem teve sua aparência modificada para entrar no grupo de Princesas da Disney, ficando um pouco mais caricata e ganhando um vestido mais brilhante do que o original. Assim como a imagem de Merida, a nova aparência de Rapunzel foi questionada pelo público.

11ª Princesa da Disney – Merida

Merida é a princesa criada pela Pixar e adicionada à franquia Princesas da Disney pela Disney. Seu longa-metragem foi o primeiro conto de fadas criado pela Pixar e um dos desenhos em que o estúdio mais investiu dinheiro.

Para adentrar ao seleto grupo, a personagem passou por uma repaginada, com um vestido brilhante e uma cintura mais fina do que na animação original. Tais mudanças desagradaram os fãs da princesa que acusam a Disney de machismo e misoginia.

12ª Princesa da Disney – Moana

Moana é a décima quarta princesa criada pela Disney, contudo, é a décima segunda a ingressar na franquia Princesas da Disney. Isto porque Anna e Elsa, as protagonistas de Frozen, não foram admitidas na marca até então.

A jovem Moana é uma personagem que segue o padrão das últimas princesas, forte e independente, buscando seus sonhos e objetivos, lutando para isso.

13ª Princesa da Disney – Anna

Anna é a irmã de Elsa e uma das protagonistas de Frozen. A jovem foi a décima segunda princesa a ser criada pela Disney, contudo, não ingressou para a franquia Princesas da Disney.

Seu longa-metragem é um dos filmes de maior sucesso da Disney, ganhando uma franquia própria, com atrações na Disney, eventos e produtos.

14ª Princesa da Disney – Elsa

Elsa é a décima terceira princesa criada pela Disney, contudo não entrou para a franquia Princesas da Disney. A razão é que Elsa inicia seu filme como uma princesa, porém, é coroada logo em seguida como a Rainha de Arendelle e, na sequência, perde o título de nobreza, para viver como guardiã da floresta.

Seu longa, no entanto, é um dos filmes de maior sucesso da Disney e sua franquia é uma das maiores do mundo, se tornando mais popular que a das Princesas da Disney.

Quantos anos tem cada uma das Princesas da Disney?

Vivendo tantas aventuras e se casando quase sempre em seus filmes, as Princesas da Disney aparentam ser maduras e muito mais velhas, contudo, muitas não passam de adolescentes em suas longa-metragens.

Saiba, a seguir, a idade de todas as princesas da Disney, ranqueadas da mais nova a mais velha de todas.

  • Branca de Neve: A protagonista de Branca de Neve e os Sete Anões tem apenas 14 anos de idade! A jovem princesa sai de casa, vai morar sozinha na floresta e acaba em uma casa com 7 homens com apenas 14 anos, uma loucura não?! Branca de Neve é a princesa da Disney mais nova.
  • Jasmine: A princesa de Agrabah, Jasmine, tem 15 anos, e com pouca idade já andou em um tapete voador, conheceu um gênio da lâmpada, arranjou um namorado e lutou por seu reino. Muita coisa, não é mesmo!
  • Aurora: A jovem Aurora, protagonista de A Bela Adormecida, tem apenas 16 anos em sua animação. Sua idade é revelada no desenho, pois Malévola afirma que em seu décimo sexto aniversário, a princesa espetaria o dedo no fuso de uma roca e morreria.
  • Ariel: A Pequena Sereia tem 16 anos em seu longa-metragem e já com esta idade, a jovem troca sua linda voz por pernas para encontrar seu amor verdadeiro. Pois é! Aos 16 anos, Ariel encontrou o amor e no final do filme a jovem princesa se casa com o charmoso Príncipe Eric.
  • Mulan: A princesa guerreira Mulan tem apenas 16 anos quando luta pelo exército chinês e salva seu país de uma invasão bárbara, mostrando que para ser heroína não há idade.
  • Merida: A jovem princesa Merida, símbolo do feminismo entre as princesas, tem apenas 16 anos em sua animação. Durante Valente, longa-metragem sobre a personagem, ela luta para não se casar e se tornar uma grande líder para seu povo, sem depender de homem algum. Certíssima!
  • Bela: A protagonista de A Bela e a Fera tem 17 anos durante sua primeira animação. Tão jovem, Bela arriscou sua vida para salvar seu pai e, em seguida, se arriscou pela Fera, mostrando que a idade não é sinal de maturidade e coragem.
  • Pocahontas: Pocahontas, a primeira princesa nativa-americana, tem 18 anos. A jovem mostra toda sua maturidade no decorrer de sua animação e seu espírito de liderança, guiando sua tribo e John Smith por suas aventuras.
  • Rapunzel: A jovem e doce Rapunzel tem 18 anos quando se desenrola a narrativa de Enrolados. Em seu décimo oitavo aniversário, a princesa sai de sua torre para ir em busca das lanternas que iluminam o céu, na companhia de Flynn Rider.
  • Anna: A Princesa Anna de Arendelle tem 18 anos em Frozen. A jovem é bem imatura para sua idade e a grande prova é que decide se casar com Hans assim que o conhece. A personagem, em Frozen 2, acaba de completar 21 anos e no final da animação se torna a Rainha de seu reino.
  • Cinderela: A protagonista de Cinderela tem 19 anos quando decide ir ao baile, conhece sua fada madrinha e se casa com o Príncipe Encantado. Não podemos esquecer que a jovem andou em uma carruagem de abóbora puxada por ratos!
  • Tiana: A princesa Tiana faz jus a sua idade, com 19 anos em a Princesa e o Sapo, a moça mostra maturidade e uma dedicação excepcional a seus sonhos e a seus amigos. Digamos que a jovem já tinha idade o suficiente para beijar um sapo, se aventurar com ele e, no final, ficar com um belo príncipe.
  • Elsa: A Princesa Elsa ou Rainha Elsa é a princesa da Disney mais velha. A governante de Arendelle tem 21 anos em Frozen, idade suficiente para assumir o trono de seu reino e, em Frozen 2, a jovem já tem 24 anos e deixa de comandar Arendelle para ser a Guardiã da Floresta e da Magia.

0 Comentários

Tags mais acessadas