Príncipes da Disney: O Guia
Menu & Busca
Príncipes da Disney: O Guia

Príncipes da Disney: O Guia

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Príncipes da Disney: O Guia

Os Príncipes da Disney, assim como as princesas da Disney, marcaram a infância de muitas pessoas. Esses personagens, no entanto, não foram os protagonistas de suas histórias e, quase sempre, não se destacaram nos filmes que participaram.

Os príncipes da Disney são fundamentais para os contos de fadas do estúdio.
Os príncipes da Disney são fundamentais para os contos de fadas do estúdio. | Foto: Reprodução.

Esses príncipes, contudo, possuem histórias muito interessantes e, em seus contos originais, se destacam por sua coragem, determinação, entre outras características. Dito isso, confira o Guia dos Príncipes da Disney para você conhecer esses personagens tão marcantes nas vidas das crianças.

Príncipes da Disney

Príncipes da Disney (Disney Pinces) é a franquia criada pelo estúdio para reunir todos os pares românticos de suas princesas. Desde o início, o grupo é pequeno e seleto, além disso, com o passar dos anos, poucos príncipes foram adicionados à lista, pois a Disney decidiu dedicar-se a princesas sem pares românticos ou a heróis.

Entre os nomes da lista, estão o Príncipe, par romântico de Branca de Neve e o primeiro príncipe a ser criado pela Disney, o Príncipe Encantado, Príncipe Eric, entre outros.

A franquia Príncipes da Disney foi criada por Andy Mooney, o mesmo criador de Princesas da Disney, alguns anos depois, após o sucesso de suas franquias. Os personagens contam com uma linha de bonecos criados pela Mattel e vendidas para a Hasbro, acessórios e eventos dentro dos parques Disney.

Atualmente, o grupo é formado por: Príncipe, Príncipe Encantado, Príncipe Phillip, Príncipe Eric, Fera, Aladdin, John Smith, Lee Shang, Naveen e Flynn Rider.

O Príncipe

O Príncipe se apaixona por Branca de Neve e juntos vivem felizes para sempre.
O Príncipe se apaixona por Branca de Neve e, juntos, vivem felizes para sempre. | Foto: Reprodução.

Príncipe Florian – Branca de Neve e os Sete Anões

Conhecido como O Príncipe ou, como veio a ser chamado recentemente, Príncipe Florian, foi o primeiro príncipe a ser criado pela Disney. O personagem tornou-se o par romântico de Branca de Neve, a protagonista de Branca de Neve e os Sete Anões (1938).

Na animação, Florian possui um papel muito importante, contudo, aparece apenas em duas cenas, sendo um dos príncipes da Disney de menor destaque. O Príncipe é o responsável por devolver Branca de Neve à vida após a jovem comer a maçã envenenada.

Ficha de Personagem – O Príncipe

Nome: Príncipe Florian
Idade: 18 anos
Altura: 1,80m
Cor do cabelo: Castanhos
Cor dos olhos: Azuis
Cor da pele: Branca

História Original

Sua participação no conto de Branca de Neve, escrito pelos Irmãos Grimm, não se difere muito da animação criada por Walt Disney. Na história original, baseada em um conto alemão e transcrita entre os anos de 1812 e 1822, a princesa Branca de Neve é uma jovem que, após a morte de seu pai, trabalha como empregada para sua madrasta.

Com um inveja da beleza da jovem, a Rainha Má ordena que um caçador mate a princesa e lhe traga como prova seu fígado e coração. O homem, no entanto, não consegue matar Branca de Neve e, em um ato de desespero, pede que a moça corra para a floresta. Perdida, a menina encontra abrigo na casa de sete anões, para quem cozinha e limpa.

Nesta versão da história, a Rainha Má tenta matar Branca de Neve três vezes, a primeira com um pente envenenado, a segunda com uma fita mágica e a terceira com a maçã envenenada. É apenas no último encontro que a vilã consegue aprisionar a princesa ao sono da morte.

Assim como na animação da Disney, o Príncipe encontra os anões velando o corpo de Branca de Neve e, encantado com sua beleza, pede que os anões deixem ele levar a jovem embora, para que cuide dela pela eternidade. Os homens permitem que o jovem leve a moça embora e, no meio do caminho, a carruagem que levava a princesa chacoalha e o pedaço de maçã preso em sua garganta salta para fora de sua boca.

Como outros príncipes da Disney, Florian foi baseado em um conto de fadas.
Como outros príncipes da Disney, Florian foi baseado em um conto de fadas. | Foto: Reprodução.

Branca de Neve volta à vida e se casa com o Príncipe que lhe salvou. Os dois convidam a rainha má para o casamento e, lá, ordenam que ela calce sapatos cheios de brasa e dance para sempre.

O conto alemão transcrito pelos irmãos Grimm teria se originado de uma história real. Ele seria inspirado na vida de Margaretha von Waldeck, uma condessa alemã, filha de Phillip IV, e de sua madrasta  Katharina de Hatzfeld. Ambas se odiavam e Katharina forçou a jovem a se mudar para Bruxelas, onde se apaixonou por Phillip II, futuro rei da Espanha. O casamento de Margaretha e Phillip foi tão desaprovado – por ser “politicamente inconveniente” – que ela morreu aos 21 anos, com suspeitas de envenenamento, mas nada foi oficialmente comprovado. Existem teorias que afirmam que a morte da jovem está ligada à sua família.

Curiosidades sobre Príncipe Florian

O Príncipe, até a década de 90, não possuía um nome, assim como outros personagens masculinos dos filmes da Disney. O par romântico de Branca de Neve só foi nomeado após a criação da franquia Princesas da Disney, quando seus criadores passaram a citá-lo como Florian.

Há boatos de que os estúdios Disney possuem rascunhos, artes e documentos que o nomeiam de Frederick, no entanto, a empresa nunca confirmou tais boatos. Mesmo que seu nome seja Florian, o personagem ainda é citado como O Príncipe em campanhas e acessórios de sua marca.

Outro detalhe curioso sobre Príncipe Florian é que ele é o primeiro príncipe da Disney a ser criado e o primeiro a ter um dueto com sua princesa, contudo, é o personagem masculino que menos aparece nos longas do estúdio. Isso, porém, teria sido diferente se os criadores tivessem mantido sua ideia inicial de Florian, um personagem de destaque que enfrentaria a Rainha Má e seria sequestrado pela vilã.

Trilha Sonora

O Príncipe foi o primeiro dos príncipes da Disney a protagonizar um dueto com seu par romântico, a Branca de Neve. A canção é a primeira a ser realizada na animação e ocorre enquanto a jovem está trabalhando do lado de fora do castelo.

A música se chama I’m Wishing/One Song, interpretada por Adriana Caselotti e Harry Stockwell, sua versão em português chama-se Sonhando Assim.

Aparições do Príncipe Florian

O Príncipe é um personagem marcante e muito explorado em séries e animações devido sua ligação com Branca de Neve. Nas produções da Disney, ele participa da série O Point do Mickey, sempre acompanhado de sua princesa. Nos jogos, ele é um dos personagens de Kingdom Hearts Birth by Sleep.

A série Once Upon A Time também trabalhou a imagem de Florian, na série produzida pela ABC, o príncipe é conhecido como Encantado ou, no mundo sem magia, David. Ele é par romântico de Branca de Neve e pai Emma Swan, a protagonista da história. Durante os episódios da primeira temporada conhecemos quem é o personagem e como foi seu futuro com a princesa.

O Príncipe na série Once Upon A Time.
O Príncipe na série Once Upon A Time. | Foto: Reprodução.

Príncipe Encantado

Príncipe Encantado é o par romântico de Cinderela.
Príncipe Encantado é o par romântico de Cinderela. | Foto: Reprodução.

Príncipe Encantado – Cinderela

O Príncipe Encantado é o par romântico da Princesa Cinderela, o casal se conhece durante o baile real, acontecimento de Cinderela. O personagem é o segundo príncipe da Disney a ser criado e, diferente de seu antecessor, conquistou um espaço maior em sua animação.

Encantado, no entanto, ainda aparece poucas vezes e possui menos cenas que seu pai, o Rei, ou seu fiel companheiro, o Duque. Até mesmo os animais de estimação de Cinderela aparecem mais vezes do que o rapaz, porém, é graças ao príncipe que a menina se torna uma princesa da Disney.

Ficha de Personagem – Príncipe Encantado

Nome: Príncipe Encantado ou Príncipe Henry
Idade: 19 anos
Altura: 1,80m
Cor do cabelo: Preto
Cor dos olhos: Castanhos
Cor da pele: Branca

História Original

No conto escrito por Charles Perrault, o Príncipe Encantado não se destaca mais do que seu papel na animação de Cinderela. Assim como outros príncipes da Disney, ele serve apenas como um apoio para a personagem principal, a princesa.

A versão francesa de Perrault é semelhante ao filme, com a jovem Cinderela fugindo para o baile após sua madrasta não autorizar. Com a ajuda de uma fada madrinha, a princesa se prepara para a festa com um belo vestido, sapatinhos de cristal e uma carruagem de abóbora.

Quando chega ao baile, Cinderela tem sua dança especial com o Príncipe Encantado e, juntos, dançam durante a noite toda. O jovem se apaixona pela moça, contudo, desconhece sua identidade. Quando ela foge do baile, ao badalar da meia-noite, o príncipe encontra um sapatinho de cristal deixado por ela. Com essa pista em mãos, Encantado sai em busca de Cinderela por todo o reino.

Cinderela encontra o Príncipe Encantado no Baile.
Cinderela encontra o Príncipe Encantado no Baile. | Foto: Reprodução.

De casa em casa, ele pede que as jovens do reino coloquem o sapato, porém, nenhum pé consegue vestir o pequeno salto. Ao chegar na casa de Cinderela, ele pede que as irmãs da moça coloquem o sapatinho de cristal, desesperadas, elas fazem de tudo, mas nenhuma das duas o calça. Quando o Príncipe Encantado e seu assistente pedem que a madrasta traga outra moça, ela nega haver outra jovem na casa.

O assistente de Encantado, no entanto, ouve os chamados de Cinderela no sótão da casa e exige que a mulher deixe a moça descer. Consternada, a madrasta autoriza Cinderela a experimentar o sapatinho e, como feito por mágica, ele serve perfeitamente em seu pé.

Cinderela e o Príncipe Encantado se casam e tornam-se o Rei e a Rainha mais amorosos e bondosos de toda a história do reino. Na versão escrita pelos Irmãos Grimm, o casal castiga a madrasta e as irmãs pelas más atitudes.

Curiosidade sobre Príncipe Encantado

O Príncipe Encantado não possui um nome oficial, ao contrário do Príncipe de Branca de Neve, sempre citado por seu título de nobreza. O personagem, no entanto, é sempre nomeado de Charming Prince nos produtos e acessórios da marca, além disso, poucos produtos o nomeiam Príncipe Henry, mas esse nome nunca fora confirmado.

Mesmo não sendo o primeiro dos príncipes da Disney a ganhar um nome oficial, Encantado é o primeiro a protagonizar uma dança com seu par romântico e a participar de uma cena de casamento, sendo sucedido por Eric, de A Pequena Sereia. O jovem também é o primeiro a ter seu pai apresentado, a ter cabelos pretos e a ser dublado por Christopher Daniel Barnes.

Trilha Sonora

O Príncipe Encantado não possui, ao contrário do par de Branca de Neve, uma música apenas sua ou em que aparece cantando com a protagonista. Há uma canção, no entanto, que marca a relação de Cinderela e Encantado, que toca durante o baile em sua primeira dança juntos.A música se chama So This Is Love (Isso é o Amor), interpretada por Ilene Woods, e se tornou uma das canções mais icônicas da animação, junto com Bibbidi-Bobbidi-Boo e A Dream Is a Wish Your Heart Makes.

Aparições do Príncipe Encantado

Assim como outros príncipes da Disney, o Príncipe Encantado participa de outras produções da Disney e de outros estúdios. O personagem é um dos mais populares da franquia Príncipes da Disney e participa da série animada O Point do Mickey, das continuações de Cinderela, Cinderela 2 – Os Sonhos se Tornam Realidade e Cinderela 3 – Uma Volta no Tempo.

Encantado também é um dos personagens do mangá Princesa Kilala e do jogo Kingdom Hearts Birth by Sleep. Na série Once Upon A Time, o personagem também é representado, contudo, o jovem é renomeado como Príncipe Thomas. O príncipe de Cinderela também participa do filme Caminhos da Floresta e do live-action Cinderella, no qual se chama Kit.

Assim como outros príncipes da Disney, o Príncipe Encantado ganhou uma versão live-action.
Assim como outros príncipes da Disney, o Príncipe Encantado ganhou uma versão live-action. | Foto: Reprodução.

Príncipe Phillip

Príncipe Phillp é um dos príncipes da Disney.
Príncipe Phillp é um dos príncipes da Disney. | Foto: Reprodução.

Príncipe Phillip – A Bela Adormecida

O Príncipe Phillip é o par romântico de Aurora, a protagonista de A Bela Adormecida. O personagem é o primeiro dos príncipes da Disney a ter destaque em sua animação, superando a princesa. Ele é o terceiro homem com título de nobreza criado pelo estúdio.

Phillip é o primeiro príncipe a ter um nome oficial, a ser baseado em uma personalidade pública e se destacar no desenho em que participa. O personagem, no entanto, não é tão icônico quanto Encantado e o Príncipe.

Ficha de Personagem – Príncipe Phillip

Nome: Príncipe Phillip/Felipe
Idade: 19 anos
Altura: 1,85m
Cor do cabelo: Castanho claro
Cor dos olhos: Castanhos
Cor da pele: Branca

História Original

A história original de A Bela Adormecida foi escrita em 1634, por Giambattista Basile, em sua obra Sol, Lua e Talia. Em 1697, Charles Perrault escreveu uma nova versão, baseada no texto de Basile e, em 1812, os Irmãos Grimm reescreveram o conto, em uma de suas versões mais famosas.

Neste conto, o príncipe possui um papel tão importante quanto na animação de Walt Disney. Em um reino distante, um rei e uma rainha comemoravam o nascimento de sua filha, a alegria de suas vidas e do povo. Durante uma celebração, fadas do reino compareceram para abençoar a jovem menina com alguns dons, que a fariam única.

Uma das fadas, contudo, era má e perversa, e, com inveja do rei e da rainha, amaldiçoou a criança. Segundo ela, no décimo sexto aniversário da menina, ela espetaria o dedo no fuso de uma roca e morreria. Quando a última fada chegou atrasada para a festa, deparou-se com aquela cena horrível, a fada má condenando a criança à morte.

Sem poder desfazer o feitiço lançado pela criança, mas com um presente a lhe dar, a fada afirmou que a menina não morreria, mas dormiria até que a maldição fosse quebrada.

A Bela Adormecida é um dos contos escritos por Charles Purreault.
A Bela Adormecida é um dos contos escritos por Charles Purrault. | Foto: Reprodução.

O rei, desesperado, proibiu que rocas existissem em seu reino e destruiu todas que encontrou pelo caminho. A jovem cresceu e, em seu décimo sexto aniversário, encontrou uma roca, que apareceu como mágica em sua frente. Atraída pelo objeto, a menina espetou seu dedo e caiu em um sono profundo, levando consigo todo o reino.

Com o passar dos anos, as urzes cresceram em torno do castelo e a história da Bela Adormecida com todo o seu reino se espalhou pela região. Cem anos depois, um príncipe que cresceu ouvindo a história da jovem, decidiu ir atrás da moça. Enfrentando a floresta de espinhos, ele conseguiu alcançar seu objetivo. Na torre, ele despertou a menina com um beijo.

O príncipe e a princesa se casaram e o casal teve dois filhos, Aurora e Dia, as crianças mais belas de todo o reino. A mãe do príncipe, contudo, não ficou feliz com a notícia e decidiu que jogaria as crianças em um poço cheio de serpentes, o pai das crianças, contudo, impediu sua mãe. A mulher, desesperada com a atitude que seu filho teria, se desequilibrou na borda do poço e foi picada pelas cobras. A Bela Adormecida e seu príncipe viveram felizes para sempre a partir de então.

Curiosidades sobre Príncipe Phillip

O príncipe de A Bela Adormecida é o primeiro dos príncipes da Disney a receber um nome. Batizado de Phillip, o personagem foi inspirado no Duque de Edimburgo e marido da Rainha Elizabeth II, Príncipe Phillip. Assim como o falecido Rei Consorte, o personagem é aventureiro e espirituoso.

O Príncipe Phillip é o pioneiro em enfrentar os vilões de sua animação, com sua batalha contra Malévola. Além disso, é o primeiro personagem masculino a protagonizar um dueto e uma dança com seu interesse amoroso.

Diferente dos príncipes da Disney anteriores, Phillip possui muito destaque na animação em que aparece, tornando-se o protagonista da história da Princesa Aurora. Sua presença, no entanto, diminui após ser sequestrado por Malévola, momento em que o personagem não possui mais falas até o fim do longa-metragem.

Trilha Sonora

Após uma “pausa” nos duetos entre príncipes e princesas da Disney, a animação A Bela Adormecida retoma essa tradição. A canção An Usual Prince/Once Upon a Dream, de Phillip e Aurora, interpretada por Mary Costa e Bill Shirley, se tornou uma das músicas referências de contos de fadas.

Aparições do Príncipe Phillip

O personagem participa de séries importantes da Disney como O Point do Mickey, em que aparece algumas vezes junto com Aurora, e Disney Princess Enchanted Tales: Follow Your Dreams, como um dos personagens que participam da história de Bela Adormecida. Em ambas as aparições, Príncipe Phillip é apenas um acompanhante para a princesa.

No mundo dos jogos, Phillip participa de Kingdom Hearts Birth by Sleep, como um dos aliados do reino Enchanted Dominion. Nessa história, o jovem príncipe desempenha um papel muito semelhante ao da animação A Bela Adormecida, preparando-se para salvar Aurora. Ele, entretanto, é capturado por Malévola, a grande vilã do jogo.

Em live-action, o Príncipe Phillip tem duas participações muito importantes, no filme Malévola e na série da ABC Once Upon A Time. No longa-metragem, o jovem rapaz aparece pouco e é tratado como um simples par romântico para Aurora, que também não assume o protagonismo do filme.

Na série, no entanto, Phillip ganha episódios dedicados ao seu amor por Aurora, além de ser o companheiro de aventuras de Mulan. O personagem, contudo, morre após o Wraith sozinho, mas não antes de se declarar para a princesa antes.

Príncipe Phillip, assim como outros príncipes da Disney, ganhou uma versão em Once Upon A Time.
Príncipe Phillip, assim como outros príncipes da Disney, ganhou uma versão em Once Upon A Time. | Foto: Reprodução.

Príncipe Eric

Eric é o quarto príncipe da Disney.
Eric é o quarto príncipe da Disney. | Foto: Reprodução.

Príncipe Eric – A Pequena Sereia

Príncipe Eric é o par romântico de Ariel, a princesa protagonista de A Pequena Sereia. O jovem marinheiro é salvo pela sereia Ariel após seu navio naufragar, tornando-se, a partir daquele momento, seu verdadeiro amor.

Eric é um personagem de destaque na história, diferente dos primeiros príncipes da Disney. Sua participação, no entanto, não se assemelha ao protagonismo adquirido por Príncipe Phillip em A Bela Adormecida. Além disso, o jovem se diferencia dos outros personagens masculinos do estúdio, por sua profissão e sua relação com a princesa.

Ficha de Personagem – Príncipe Eric

Nome: Príncipe Eric
Idade: 18 anos
Altura: 1,80m
Cor do cabelo: Preto
Cor dos olhos: Azuis
Cor da pele: Branca

História Original

O Príncipe Eric é baseado no príncipe do conto de Hans Christian Andersen, intitulado A Pequena Sereia. Assim como na história original, ele é salvo pela protagonista, porém, não é com a jovem que ele se casa, mas, sim, com uma mulher que acreditava ser sua salvadora.

Nesta história, uma jovem sereia conhecida como Pequena Sereia era a filha caçula do Rei dos Mares. Encantada pelas histórias de suas irmãs sobre o mundo dos homens, a menina se prepara para conhecer a superfície, algo que aconteceria quando completasse 15 anos.

No dia de seu aniversário, a Pequena Sereia nada até a superfície e, ao chegar lá, encontra um príncipe que está prestes a se afogar. O navio em que o jovem estava naufragou e, em desespero, a sereia arrastou o rapaz pelas águas até a terra firme. Ela o deixa perto de um templo, para que alguém possa encontrá-lo e ajudá-lo.

O conto de Hans Christian Andersen é sobre tragédia.
O conto de Hans Christian Andersen é sobre tragédia. | Foto: Reprodução/ Wilhelm Pedersen.

Apaixonada pelo rapaz que resgatou, a Pequena Sereia retorna a seu reino e vai de encontra com um bruxa, para que ela a ajude a viver no mundo dos homens. A Bruxa Má pede, em troca de sua ajuda, que a jovem lhe dê sua voz de presente. Desesperada para ficar com seu amor, a sereia aceita a proposta, contudo, a bruxa avisa que não seria fácil, pois a menina nunca viveria em paz, a cada passo que desce suas pernas queimariam e só conquistaria uma alma se encontrasse o amor verdadeiro.

A Pequena Sereia retorna ao mundo dos homens, agora com pernas, para encontrar seu grande amor. O príncipe, quando a encontra, se encanta por ela, mas não podia ficar com a jovem, pois já estava noivo. O jovem iria se casar com uma das mulheres do templo que o acolheu após seu acidente. O que ele não sabia era que sua salvadora era a jovem menina pela qual havia se encantado. Quando a Pequena Sereia descobre sobre o casamento, seu coração parte e ela se joga ao mar, tornando-se espuma. Sua alma, contudo, vai para o céu, local ao qual pertencia por sua bondade e compaixão.

Curiosidades sobre Príncipe Eric

O príncipe Eric representa uma mudança nos príncipes da Disney, criando um novo tipo de personagem. Sua primeira peculiaridade é que o jovem é marinheiro, mesmo possuindo um título de nobreza. Além disso, o jovem é o primeiro a não cantar ou dançar com seu par romântico, atribuindo um novo olhar ao papel do príncipe.

Outro detalhe interessante é que Eric não salva Ariel, mas, sim, é resgatado por ela, tirando a obrigação do homem ser o herói da narrativa. O personagem, no entanto, ainda mantém algumas características, como sua luta com Úrsula, a vilã da narrativa.

O jovem príncipe foi o primeiro, entre os príncipes da Disney, a se tornar pai, em A Pequena Sereia 2: O Retorno para o Mar.

Trilha Sonora

Príncipe Eric e a princesa Ariel não possuem um dueto e o jovem também não protagoniza nenhuma canção de A Pequena Sereia. Há uma música, contudo, que representa o amor dos dois personagens, cantada por Sebastião, a lagosta. Kiss The Girl, interpretada por Samuel E. Wright, fala sobre a paixão muda entre os dois amantes.

Participações do Príncipe Eric

Eric é um dos muitos príncipes da Disney que participou de outras produções, além do filme para o qual foi criado. As participações do personagem em produções do estúdio ocorrem em O Point do Mickey, A Pequena Sereia, a série, e A Pequena Sereia, o musical.

Nos jogos, Príncipe Eric entra para o hall de príncipes e heróis da Disney que participaram de Kingdom Hearts. O personagem participou de Kingdom Hearts II, no reino de Atlântidas. Além disso, o príncipe é um dos personagens do livro Kingdom Keepers, baseado nos jogos de videogame.

No mundo dos live-actions, Eric ganhará uma versão em A Pequena Sereia, da Disney, interpretado por Jonah Hauer-King. Além disso, o príncipe participou da série de televisão Once Upon A Time, como uma das adições à história na terceira temporada. Ele foi interpretado pelo ator inglês Gil McKinney.

Príncipe Eric é um dos personagens de Once Upon A Time.
Príncipe Eric é um dos personagens de Once Upon A Time. | Foto: Reprodução.

Príncipe Adam – A Fera

Príncipe Adam é a Fera, do filme A Bela e a Fera.
Príncipe Adam é a Fera, do filme A Bela e a Fera. | Foto: Reprodução.

Príncipe Adam – A Bela e a Fera

Príncipe Adam, conhecido como A Fera, é um dos protagonistas do filme A Bela e a Fera. O personagem é o par romântico da Princesa Bela, uma das princesas mais icônicas. O personagem, diferente de outros príncipes da Disney, começa sua história como um vilão, no entanto, percebemos que há um bom homem por trás do monstro.

Mais uma vez, a Disney diferenciou a imagem de um príncipe, criando uma nova geração de homens com Eric, Adam, e outros que viriam mais a frente.

Ficha de Personagem – Príncipe Adam

Nome: Príncipe Adam/A Fera
Idade: 21 anos
Altura: 1,85m
Cor do cabelo: Castanho avermelhado
Cor dos olhos: Azuis
Cor da pele: Branca

História Original

Na história original de A Bela e a Fera, escrita por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont e Gabrielle-Suzanne Barbot, em 1756, a Fera possui um papel semelhante à animação produzida pela Disney. Assim como o filme, o suposto vilão se mostra bom e apaixonado por sua prisioneira.

Bela é a filha caçula de um mercador muito rico. Diferente de suas irmãs que vivem uma vida de luxo, a jovem segue na simplicidade e é querida por todos. Quando o pai das jovens perde toda sua riqueza, elas são obrigadas a se mudar para uma distante casa de campo. Após ficarem pobres, as irmãs de Bela descontam suas frustrações na jovem, que sofria calada.

O mercador, um belo dia, decidiu ir à cidade fazer negócios. O homem queria presentear suas filhas com o que desejassem, enquanto as irmãs mais velhas pediram vestidos e joias, a jovem pediu uma simples rosa. Durante o retorno para a casa, o mercador enfrentou uma terrível tempestade que o obrigou a se esconder em um castelo vizinho. O castelo era mágico e proporcionava ao homem uma boa refeição e uma noite quente de sono. Pela manhã, ao ir embora, ele decidiu pegar uma rosa do jardim para levar à filha.

Uma Fera, no entanto, impediu o mercador de pegar a flor e o acusou de roubo. Para ir embora, o homem deveria entregar uma de suas filhas à criatura. Quando chegou em casa e contou a situação, Bela decidiu se entregar à Fera. A jovem se sentia culpada pois a rosa era para ela.

A Bela e a Fera é um conto francês de 1756.
A Bela e a Fera é um conto francês de 1756. | Foto: Reprodução.

Bela foi trancafiada pelo monstro no castelo e por lá ficou. Durante seu tempo no local, criou uma relação com a Fera, algo que não imaginava. A criatura a tratava como uma princesa, pois tinha pena da jovem, e seu desejo era se casar com ela.

Quando a jovem compartilhou que desejava rever sua família, a Fera lhe entregou um anel mágico, que a levaria até lá. Para retornar, bastava tirá-lo. Bela retornou e seu pai ficou feliz por reencontrá-la, porém, suas irmãs sentiram inveja da moça. Elas prolongaram sua permanência para que a Fera a comesse por não voltar.

Bela, entretanto, retornou ao castelo após sonhar que a criatura estava morrendo. Ao chegar no castelo, deparou-se com a Fera em seus últimos suspiros. Ao se declarar para o monstro, ele se transformou em um belo príncipe e a pediu em casamento. Eles se casaram e viveram felizes para sempre.

Curiosidades sobre Príncipe Adam

Por mais que seja popularmente conhecido como Príncipe Adam, a Fera não possui um nome oficial em seu filme, sendo nomeado dessa maneira por fãs. Ele é o primeiro dos príncipes da Disney a ser tão importante para a história quanto a princesa, sendo o primeiro a ter seu nome no título da história.

Além disso, Adam é o primeiro protagonista masculino que não resgata sua princesa no clímax do filme, sendo o contrário, Bela responsável por distrair Gaston dos ataques contra a Fera.

Outro ponto interessante sobre o personagem é que sua personalidade foi alterada para A Bela e a Fera de 1991. No conto, a Fera é hospitaleira e se mostra gentil com a princesa desde o início, tentando a todo momento uma aproximação. Na animação, vemos algo diferente, a criatura afastando Bela de sua vida e a tratando como uma prisioneira. O intuito dos estúdios Disney era enfatizar o lado “monstro” do personagem.

Para a construção de sua imagem foram utilizados inúmeros animais como lobos, leões, ursos, gnus, entre outros. Príncipe Adam, ou a Fera, é um dos príncipes da Disney mais populares, assim como sua princesa Bela.

Trilha Sonora

Em A Bela e a Fera, o casal protagonista canta poucas canções, Bela, por exemplo, possui duas canções em sua voz e uma delas é um dueto. A Fera, por sua vez, realiza apenas o dueto com sua princesa. No decorrer do filme, os personagens secundários são os responsáveis pela trilha sonora.

Há uma canção, no entanto, que representa a relação de Bela e Fera, que se chama Something There (Alguma Coisa Acontecer), interpretada por Paige O’Hara e Raymond Benson.

Participações do Príncipe Adam

O Príncipe Adam faz aparições em diversas produções da Disney, seja nas continuações de seu longa-metragem, A Bela e a Fera – O Natal Encantado e O Mundo Mágico de Bela, e na série O Point do Mickey. Em todos os casos, o personagem é retratado como uma Fera, mesmo tendo retomado sua aparência no final de A Bela e a Fera. Nessas histórias, a Fera não possui o mesmo apelo que em sua animação, tomando o papel de par romântico de Bela.

No universo dos jogos, a Fera é um dos príncipes da Disney que mais aparece nos videogames. A franquia de jogos chamada Kingdom Hearts utiliza sua imagem em 4 games, Kingdom Hearts, Kingdom Hearts: Chain of Memories, Kingdom Hearts 358/2 Days e Kingdom Hearts II. Em todas essas histórias, Príncipe Adam, em forma de fera, ajuda Sora a resgatar a princesa e enfrentar alguns vilões. No primeiro jogo da franquia, a Bela e a Fera possuem um mundo próprio denominado Hollow Bastion. Além disso, a Fera é o protagonista do jogo Roar of the Beast, em que o personagem precisa resgatar Bela passando por fases baseadas na animação.

Em live-action, Príncipe Adam participou de Descendentes, longa-metragem sobre os filhos de casais e vilões da Disney. Sua aparições são curtas, pois o destaque é seu filho com Bela, Príncipe Ben.

Em Once Upon A Time, o personagem é vinculado à figura de Rumplestiltskin, um vilão que se apaixona pela jovem e inocente Bela. A narrativa dos personagens é construída de maneira semelhante ao conto de fadas, contudo, outros contos influenciam em suas histórias.

A Bela e a Fera possui um live-action oficial, produzido pela Disney. Na história, Bela, interpretada por Emma Watson, e a Fera, Dan Stevens, se apaixonam após o monstro transformar a jovem em sua prisioneira. A narrativa é fiel à animação do estúdio, no entanto, algumas adições foram feitas ao roteiro.

Príncipe Adam é um dos príncipes da Disney representados em live-action.
Príncipe Adam é um dos príncipes da Disney representados em live-action. | Foto: Reprodução.

Aladdin

Aladdin é o primeiro príncipe da Disney a ser o protagonista de seu filme.
Aladdin é o primeiro príncipe da Disney a ser o protagonista de seu filme. | Foto: Reprodução.

Príncipe Aladdin – Aladdin

Aladdin é o protagonista do filme homônimo, criado em 1992, e foi baseado no personagem de mesmo nome do conto Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa, presente no livro As Mil e Uma Noites (Arabian Nights).

Ao contrário de outros príncipes da Disney, o personagem é o protagonista de sua animação, enquanto a imagem da Princesa Jasmine é utilizada como seu interesse amoroso e uma justificativa para os acontecimentos do filme. Além disso, o jovem é o primeiro príncipe da Disney que não possui título de nobreza, sendo denominado de ladrão durante o longa.

Ficha de Personagem – Príncipe Aladdin

Nome: Aladdin
Idade: 18 anos
Altura: 1,75m
Cor do cabelo: Preto
Cor dos olhos: Castanhos escuros
Cor da pele: Parda

História Original

Assim como na animação criada pela Disney, o conto original sobre Aladdin mostra um jovem que faz de tudo para conquistar uma princesa. Ele é o protagonista de sua história, dividindo as cenas com o gênio da lâmpada.

Há muito tempo na China, vivia um jovem chamado Aladdin, filho de um alfaiate que havia falecido há muito tempo. Um belo dia, enquanto brincava na rua, um homem misterioso lhe abordou e afirmou ser seu tio. Ele trazia consigo muito ouro e deu boa parte à mãe de Aladdin para que comprasse alimento e roupas para o filho.

O homem se hospedou na casa de seu falecido irmão e por lá ficou por algum tempo. Durante uma caminhada com o jovem pela cidade, ele levou Aladdin para fora de sua vila e pediu para que o rapaz buscasse um pouco de lenha para que acendessem uma fogueira. Quando Aladdin retornou com alguns gravetos, o homem empilhou todos e, com algumas palavras mágicas, conjurou fogo.

A fumaça que subia da pequena fogueira se tornou densa e a terra começou a estremecer sob os pés de Aladdin. Quando o tremor passou, um buraco havia se aberto no chão e seu tio ordenou que entrasse na caverna, que atravessasse o salão que ali ficava e pegasse a lâmpada que estava em um pedestal.

Obediente, Aladdin desceu as escadas que surgiram, atravessou o pequeno jardim que havia naquela caverna, entrou no salão e lá, bem no meio de tudo, estava a lâmpada que seu tio tinha dito. Quando retornou, o rapaz pediu ajuda para sair do buraco, seu tio pediu que entregasse a lâmpada primeiro. O jovem negou entregar o objeto e, com raiva, o homem fechou a pequena passagem.

Preso, Aladdin gritou por socorro, mas ninguém ouviu o pobre rapaz, que estava longe de qualquer ser humano. Três dias depois, quando não aguentava mais, o jovem ergueu as mãos e pediu aos céus que lhe ajudassem. Enquanto esfregava as mãos, Aladdin pressionava o pequeno anel que havia encontrado no local. Assim que fez aquilo, uma vez lhe perguntou como poderia servi-lo.

Aladdin é baseado no conto Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa.
Aladdin é baseado no conto Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa. | Foto: Reprodução.

Sem compreender, o jovem pediu que saísse do buraco e como um passe de mágica, ele estava de volta ao mundo exterior. Correu de volta para sua casa com a lâmpada mágica e lá disse à mãe que iria vendê-la. O jovem, sem querer, esfregou o objeto e de lá saiu um gênio que o serviria.

O rapaz pediu comida para sua mãe e foi atendido, pediu roupas e foi atendido, pediu riquezas e foi atendido. Durante semanas, Aladdin usou a lâmpada a seu favor. Um belo dia, enquanto passeava, conheceu uma jovem princesa por quem se apaixonou.

Pediu ao gênio que lhe ajudasse a conquistar a moça e seu pedido foi atendido. O rei lhe concedeu a mão da jovem, e eles se casaram logo em seguida. O homem misterioso, que havia lhe trancado, no entanto, retornou para buscar sua lâmpada. Ele sequestrou a princesa e obrigou Aladdin a lhe entregar seu tesouro.

Junto com o gênio da lâmpada e do anel, ele enganou o feiticeiro que sequestrou sua mulher e levou a jovem de volta a seu palácio. O rei celebrou o retorno de sua filha, Aladdin e a jovem princesa viveram felizes para sempre.

Curiosidades sobre Príncipe Aladdin

Aladdin é o primeiro e único entre os príncipes da Disney a ter uma animação com seu nome e ser o protagonista de sua história. Até então, todos os outros personagens masculinos eram apenas heróis secundários ou dividiam seu protagonismo com a princesa, caso de Príncipe Adam.

Além disso, ele é o primeiro príncipe a não ter nascido com título de nobreza, adquirindo esse título após se casar com uma princesa oficial. Outro detalhe que torna o personagem único é sua participação em outras animações e séries da Disney, sempre com um papel de protagonismo. Ele é o único dos príncipes da Disney a conhecer mais de um príncipe ou herói.

Aladdin foi o primeiro personagem masculino da Disney a ser fisicamente inspirado em uma pessoa real. O personagem foi desenhado a partir de fotos do ator Tom Cruise, no entanto, a ideia original seria criar um herói baseado em Michael J. Fox. Até então, apenas princesas haviam sido criadas ia a partir da imagem de atrizes e outras pessoas reais.

Trilha Sonora

Aladdin protagoniza a maioria das músicas de sua animação, contudo, a mais famosa é A Whole New World, que ganhou inúmeras versões e para o live-action do personagem, a canção foi interpretada por Zayn Malik (ex-One Direction) e Zhavia Ward.

Sua versão original, contudo, é interpretada por Brad Kane e Lea Salonga, sendo o dueto entre príncipe e princesa mais famosos dos estúdios Disney.

Aparições do Príncipe Aladdin

Aladdin é um dos príncipes da Disney que mais aparecem em outras produções, seja do estúdio ou não. Seu conto é muito popular e inspirou diversas histórias a respeito. Nas produções da Disney, ele está em Aladdin – O Retorno de Jafar, Aladdin (série de televisão), Hércules (série de televisão), O Point do Mickey, Aladdin e os 40 Ladrões e na série de curtas do Disney Júnior, Whisker Haven: Reino dos Pets.

No universo dos jogos, ele participa de Kingdom Hearts, Kingdom Hearts: Chain of Memories, Kingdom Hearts 358/2 Days, Kingdom Hearts II, Kingdom Hearts Coded, Kinect Disneyland Adventures, Disney’s Aladdin in Nasira’s Revenge e Disney INFINITY: 2.0 Edition.

Em live-action, a história de Aladdin ganhou um filme produzido pelos estúdios Disney. O longa, baseado na animação de 1992, conta a história do herói que, após se apaixonar por uma princesa, faz de tudo para conquistá-la. Aladdin é interpretado por Mena Massoud, Jasmine por Naomi Scott e o Gênio por Will Smith.

Aladdin é o único dos príncipes da Disney com um live-action próprio.
Aladdin é o único dos príncipes da Disney com um live-action próprio. | Foto: Reprodução.

John Smith

Capitão John Smith é o príncipe de Pocahontas em sua primeira animação.
Capitão John Smith é o príncipe de Pocahontas em sua primeira animação. | Foto: Reprodução.

Príncipe John Smith – Pocahontas

John Smith é o par romântico da Princesa Pocahontas, na animação homônima de 1995. Assim como Aladdin, o personagem não nasceu na realeza e conquistou o título de príncipe por se relacionar com uma das princesas oficiais da Disney.

O início de Smith na história é conturbado, pois ele é enviado pelo Governador Ratcliffe para destruir a aldeia de Pocahontas. O personagem, no entanto, se aproxima dos nativos e se apaixona pela jovem.

Ficha de Personagem – Príncipe John Smith

Nome: John Andrew Smith
Idade: 20 anos
Altura: 1,80m
Cor do cabelo: Loiro
Cor dos olhos: Azuis
Cor da pele: Branca

História Original

Assim como Pocahontas e outros personagens de sua história, John Smith é baseado em uma figura histórica. Seu papel na história da nativa-americana, contudo, é bem diferente do que foi relatado na animação produzida pela Disney.

John Smith foi um colono inglês, um dos primeiros a ser enviado pela Rainha Elizabeth I para colonizar o norte da América. Durante seu período como colono, fundou o que viria a ser conhecido como o estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Verdadeira aparência de John Smith, príncipe de Pocahontas.
Verdadeira aparência de John Smith, príncipe de Pocahontas. | Foto: Reprodução.

O inglês foi salvo por Pocahontas, quando a jovem tinha apenas 10 anos, de ser morto por caçadores de sua tribo. John Smith criou uma relação de amizade com a jovem e o chefe do povo Powhatan e impediu diversos ataques à aldeia dos nativos. Durante esse período, tornou-se instrutor da jovem Pocahontas, ensinando a menina a ler, escrever e a falar inglês.

John Smith, contudo, não passou muito tempo com os povos nativos norte-americanos. O inglês sofreu um acidente durante o manuseio de pólvora e teve que retornar à Inglaterra para se recuperar. Historiadores, no entanto, acreditam que o retorno do colono foi devido a outras razões não explicitadas.

O colono reencontra Pocahontas anos depois, quando a jovem visitava a Inglaterra junto com seu marido, John Rolfe. Segundo anotações de Smith, a jovem o culpava pelos desastres que aconteceram com ela e sua tribo enquanto estava fora. Além disso, ele não parecia satisfeito com seu casamento.

Em suas últimas anotações sobre Pocahontas, ele afirma que a jovem nativa se dirigia a ele como pai, enquanto Smith a considerava uma filha. Muito se especula sobre um romance entre John Smith e Pocahontas, contudo, não há nenhum relato de uma interação amorosa entre eles.

Curiosidades sobre Príncipe John Smith

John Smith é o segundo príncipe a ser intitulado desta maneira devido a um casamento ou relação amorosa. O personagem, no entanto, não termina sua história com Pocahontas, sendo substituído por John Rolfe em Pocahontas II.

No início da história, o personagem tem interesses duvidosos, sendo um dos aliados do Governador Ratcliff, contudo, quando é salvo de um ataque por Pocahontas, ele muda de lado e passa a defender a tribo da jovem. Além disso, é o primeiro personagem a ser baseado em uma figura histórica, e não em um personagem de conto de fadas.

Outro detalhe é que o Príncipe John Smith é o primeiro príncipe loiro, até então todos os príncipes da Disney tinham cabelos escuros ou castanhos.

Trilha Sonora

John Smith e Pocahontas também vivem um lindo dueto no primeiro filme da jovem nativa-americana. A canção If I Never Knew You, interpretada por Jon Secada e Shanice, fala sobre o amor de ambos e a importância de se conhecerem. A música não está entre as mais memoráveis no longa, porém, deixa bem claro os sentimentos do jovem inglês pela índia.

Participações do Príncipe John Smith

Diferente de outros príncipes da Disney, John Smith não participa de muitas produções, seja dos estúdios Disney ou não. Suas aparições contam com Pocahontas II, em que o personagem aparece no início da história e em O Point do Mickey, em um episódio chamado House of Turkey, onde aparece em uma cena com Pocahontas.

Lee Shang

Lee Shang é o príncipe guerreiro da Disney.
Lee Shang é o príncipe guerreiro da Disney. | Foto: Reprodução.

Lee Shang – Mulan

Lee Shang é o par romântico da Princesa Mulan e, por isso, faz parte da franquia Príncipes da Disney. Assim como Aladdin e John Smith, ele não nasceu parte da realeza, mas, sim, parte do exército chinês.

O personagem, diferente dos outros príncipes da Disney, não é o herói do filme ao qual é atribuído, pois esse papel é de Mulan, a princesa do longa-metragem.

Ficha de Personagem – Príncipe Lee Shang

Nome: Lee Shang
Idade: 18 anos
Altura: 1,85m
Cor do cabelo: Preto
Cor dos olhos: Castanhos escuros
Cor da pele: Branca

História Original

Ao contrário dos príncipes da Disney anteriores, Lee Shang foi criado pelos estúdios como um companheiro de Mulan. No poema chinês A Balada de Mulan, Fa Mulan não possui nenhum interesse amoroso e sua história gira em torno de seu desejo de lutar por seu país.

A Balada de Mulan é um poema do século VII, período da Dinastia Tang.
A Balada de Mulan é um poema do século VII, período da Dinastia Tang. | Foto: Reprodução.

O poema fala sobre Mulan, uma jovem que, a princípio, está angustiada e triste, levando o autor a se questionar quem havia deixado saudade na moça. A personagem, porém, responde que o que a atormenta é a guerra que se aproxima de sua família e o pai que foi convocado a lutar.

Ela afirma que não tem irmãos mais velhos ou qualquer pessoa para assumir o posto do pai, por isso, decide guerrear em seu lugar. Ela sai de sua casa com o cavalo mais rápido e cavalga até as Montanhas Negras, local onde encontra o exército de Khan. Junto a eles, Mulan luta contra os bárbaros que invadiam sua terra e, após milhas percorridas pelas montanhas, o exército derrota os inimigos.

Mulan pede a Khan que a deixe retornar para sua casa e ele lhe oferece o cavalo mais rápido que possui. A jovem volta para sua pequena cidade e reencontra sua família, que se alegra com o retorno da menina.

O poema é finalizado com uma pequena indagação: “Mas quando dois coelhos correm lado a lado, como você pode distinguir a fêmea do macho?”. Esse trecho em questão ressalta a participação das mulheres nas guerras, afirmando que, em batalha, todos se igualam e uma jovem menina pode lutar no lugar de seu pai por seu país.

Curiosidades sobre Príncipe Lee Shang

Lee Shang é o terceiro príncipe da Disney a não fazer parte da realeza, sendo o primeiro Aladdin e o segundo John Smith. O personagem, contudo, ao se casar com Mulan, não se torna um príncipe, pois ela não é uma princesa em sua história. A jovem, contudo, é considerada uma das princesas oficiais da Disney, o que tornou seu par romântico, oficialmente, um príncipe da Disney.

O Príncipe Lee Shang é o primeiro príncipe guerreiro da Disney e o terceiro a fazer parte do exército, com Eric sendo o primeiro e Smith o segundo, ambos pertencendo à Marinha de seus países.

Outro detalhe do personagem é que durante toda a animação, ele não beija seu interesse amoroso, Mulan, deixando isso apenas para o segundo filme. Além disso, o amor dos dois só é declarado no final do filme, deixando o casamento para a segunda parte.

Trilha Sonora

O príncipe de Mulan, Lee Shang, é o primeiro entre os príncipes da Disney a protagonizar uma canção só sua. I’ll Make a Man Out of You (Homem Ser), interpretada por Donny Osmond, é cantada enquanto o jovem guerreiro treina seus homens para enfrentar os povos que estão atacando a China.

Aparições do Príncipe Lee Shang

Lee Shang participa de poucas produções da Disney, sendo as principais a continuação de Mulan, Mulan 2 – A Lenda Continua, e da série animada O Point do Mickey. Em ambas histórias, o personagem é apresentado como um companheiro para a princesa guerreira.

Nos jogos, Shang aparece em Kingdom Hearts II, no universo da Terra dos Dragões. Na história, o príncipe é um dos defensores da idade do ataque de possíveis inimigos, como os heartless. Ele ajuda Sora, Donald e Pateta quando necessário.

Príncipe Naveen

Príncipe Naveen, par romântico da Princesa Tiana.
Príncipe Naveen, pare romântico da Princesa Tiana. | Foto: Reprodução.

Príncipe Naveen – A Princesa e o Sapo

Príncipe Naveen é o par romântico da Princesa Tiana, protagonista de A Princesa e o Sapo. Assim como a Fera, o jovem possui um papel mais relevante e de protagonismo em sua animação, participando das aventuras da jovem princesa.

Além disso, Naveen é um príncipe de personalidade única, que inicia sua história como um boêmio desinteressado no amor e em seu reino, procurando apenas diversão. Ele é uma reinvenção para os príncipes da Disney, que até então eram sempre muito corretos, justos e apaixonantes. Ele é deserdado durante a história e transformado em sapo.

Ficha de Personagem – Príncipe Naveen

Nome: Príncipe Naveen
Idade: 21 anos
Altura: 1,85m
Cor do cabelo: Castanho
Cor dos olhos: Âmbar
Cor da pele: Negra

História Original

Assim como no conto O Príncipe Sapo, Naveen é transformado no anfíbio por meio de magia. No conto escrito por Jacob e William Grimm em 1812, entretanto, a princesa possui um papel de menor destaque, além de ser uma personagem de personalidade fraca e pouco trabalhada.

Há muito tempo, havia um rei que tinha filhas muito belas. A mais jovem, contudo, destacava-se por sua beleza, diziam que o sol a beijava todas as manhãs, para que seu brilho fosse conservado. Não havia menina mais bela em todo o reino que a caçula do rei.

Nos dias de verão, a princesa ia até o bosque e se sentava próxima a uma bonita fonte. Seu passatempo favorito era brincar com sua bola de ouro, seu brinquedo preferido. Um belo dia, enquanto jogava sua bola, a princesa deixou o brinquedo cair no chão e rolar até uma pequena lagoa próxima ao local. A bola afundou na lagoa, que era pequena, porém, muito funda. A princesa caiu no choro, pois acreditava que nunca mais veria seu querido brinquedo.

A jovem, então, ouviu uma voz que a chamava e questionava o motivo de sua tristeza. Ela explicou o que havia acontecido com sua bola e, enquanto respondia, procurava quem falava com ela. A princesa percebeu que a voz vinha do pequeno sapo que estava próximo à lagoa.

O sapo oferece à princesa ajuda e afirma que irá recuperar a bola no fundo do lago, contudo, iria pedir outra coisa em troca. A jovem, desesperada por seu brinquedo, decidiu que faria qualquer coisa por ele, caso sua bola fosse recuperada.

O conto O príncipe Sapo, de Jacob e William Grimm.
O conto O Príncipe Sapo, de Jacob e William Grimm. | Foto: Reprodução.

O animal pede que ela o deixe brincar com ela e sua bola, sendo seu companheiro de brincadeiras. A jovem acha o pedido um absurdo, mas acredita que poderia enganar o sapo para que pegasse a bola e ela não precisasse tê-lo como companheiro.

Eles fecharam um acordo e o sapo nada até o fundo da lagoa e retorna com a bela bola de ouro da princesa. Ela recupera seu brinquedo e, como havia pensado, não cumpre com sua parte, fugindo do local com sua bola e deixando o sapo sozinho. O animal fica muito chateado com a traição da princesa.

Na noite seguinte, durante o jantar, a princesa ouve alguns barulhos e o sapo a chama. Ela fica muito assustada e, quando o rei percebe, pergunta o que havia acontecido. A jovem explica o que aconteceu e diz ao rei sobre sua promessa. O rei, chateado com sua filha, diz que todas as promessas feitas devem ser cumpridas e manda a jovem tornar o sapo seu companheiro de brincadeiras. O sapo entrou no castelo, sentou-se à mesa, jantou no mesmo prato que a princesa e foi dormir em seus aposentos.

A princesa começou a chorar, pois não queria um animal tão horroroso como companheiro. O rei brigou novamente com a jovem, dizendo que não poderia ignorar alguém que lhe ajudou tanto quando precisou. Dito isso, ela colocou o animal em sua cama.

Quando seu pai saiu do aposento, ela pegou o sapo e o jogou contra a parede, uma atitude raivosa. Quando o animal caiu no chão, porém, não era mais o sapo, mas, sim, um belo príncipe. O rapaz explicou que foi enfeitiçado por uma bruxa e que a única maneira de ser liberto era passar um tempo com a princesa que iria casar.

Na manhã seguinte, os criados do príncipe foram buscá-lo e ele e a princesa foram juntos a seu reino. O servo do jovem rapaz, desesperado, havia colocado faixas de ferro em seu coração enquanto o príncipe era um sapo e, agora, com seu senhor de volta, as faixas se romperam e seu coração ficou livre. E todos, juntos, viveram felizes para sempre.

Curiosidade sobre Príncipe Naveen

O Príncipe Naveen, de A Princesa e o Sapo, vem do reino da Maldonia. Seu nome é de origem indiana, o que nos leva a crer que seu reino pertence a um país euro-asiático. O personagem é o único entre os príncipes da Disney que perde seu título de nobreza, ou seja, que deixa de ser príncipe para se tornar um plebeu.

O personagem é o segundo a passar a maior parte de sua história como um animal, assim como a Fera. Além disso, assim como o Príncipe Adam, ele possui um papel fundamental em sua história, dividindo o protagonismo de sua animação com uma princesa.

Além disso, ele representa um novo tipo príncipe, com uma personalidade bem desenvolvida, com defeitos e qualidades, que são apresentados ao longo da história. Naveen, além disso, mostra que o amor é algo que se constrói e não algo que surge do nada e de maneira simplória como em outras animações de contos de fadas.

Trilha Sonora

A Princesa e o Sapo não possui uma trilha sonora extensa e Naveen não aparece durante as canções do longa. Algumas canções, contudo, são icônicas nessa animação e uma das que mais chama atenção é Friends on the Other Side (Tenho Amigos do Outro Lado).

Interpretada por Keith David, a canção ocorre durante a transformação de Naveen em sapo, enfeitiçado por Doutor Facilier.

Participações do Príncipe Naveen

Por ser um dos príncipes da Disney mais recentes, Naveen aparece em poucas produções da Disney, sendo a principal A Princesa e o Sapo. O maior destaque para o personagem ocorre no jogo The Princess and the Frog, além de Disney Princess Enchanting Storybooks e Kinect Disneyland Adventures.

Flynn Rider

Flynn Rider é o príncipe da Princesa Rapunzel.
Flynn Rider é o príncipe da Princesa Rapunzel. | Foto: Reprodução.

Príncipe Flynn Rider – Enrolados

Flynn Rider é o par romântico da Princesa Rapunzel, da animação Enrolados (2010). Assim como outros príncipes da Disney, Flynn não nasceu parte da realeza e adquiriu seu título de nobreza após se casar com uma princesa.

Assim como Naveen, ele é um tipo diferente de príncipe, com uma personalidade mais real e desenrolada no decorrer da animação. A princípio, Rider quer apenas se aproveitar da ingenuidade de Rapunzel para fugir com seu tesouro. Ao longo da narrativa, no entanto, ele se apaixona pela jovem e se redime por suas atitudes iniciais. Na animação, o personagem é um ladrão assim como Aladdin.

Ficha de Personagem – Príncipe Flynn Rider

Nome: Flynn Rider ou José Bezerra
Idade: 26 anos
Altura: 1,75m
Cor do cabelo: Castanho
Cor dos olhos: Castanhos claros
Cor da pele: Branca

História Original

Flynn Rider foi baseado no príncipe do conto Rapunzel, escrito pelos Irmãos Grimm. O personagem, assim como a história, no entanto, se difere da história original.

Era uma vez, um casal que desejava muito uma criança e, em um belo dia, foi agraciado com um bebê. Durante a gestação da mulher, ela sentia diversos desejos e seu marido realizava todos. Determinado dia, no entanto, a mulher queria comer rabanetes, porém, o homem não sabia onde encontrar.

Ele então lembrou que, na casa ao lado, onde uma bruxa muito temida morava, havia alguns rabanetes plantados. O homem invadiu o lugar e pegou o que sua mulher queria. Na noite seguinte, contudo, sua esposa queria mais rabanetes e, para não contrariá-la, invadiu a casa da bruxa novamente.

Nesta noite, entretanto, a bruxa pegou o homem no ato, roubando um punhado de rabanetes. O homem implorou por perdão e disse que faria qualquer coisa para não ser punido. A bruxa, muito má, decidiu lhe dar mais uma chance, porém, quando sua criança nascesse, deveria ser entregue a ela. Desesperado, ele concordou e voltou para casa angustiado.

Quando a criança nasceu, o homem a tomou dos braços de sua esposa e a entregou para a bruxa, que a nomeou de Rapunzel, uma referência aos rabanetes roubados. A bruxa criou a menina como se fosse sua filha e, aos doze anos, Rapunzel foi trancada em uma torre, sem portas e com uma pequena janela no topo. Quando sua mãe queria subir, ela jogava seus longos cabelos pela janela, para que a bruxa escalasse.

Um dia, no entanto, um jovem príncipe avistou a torre de Rapunzel e decidiu ver o local de perto. Quando se aproximou, ouviu um canto muito belo e doce e, encantado pela voz, retornou todos os dias para ouvir a menina cantar.

Todas as vezes que chegava ao local, o jovem príncipe buscava uma entrada para a torre, pois desejava conhecer a jovem que possuía aquela voz. Ele, contudo, nunca achou uma entrada viável, apenas a pequena janela no alto da torre.

Rapunzel é uma personagem baseada no conto homônimo dos Irmãos Grimm.
Rapunzel é uma personagem baseada no conto homônimo dos Irmãos Grimm. | Foto: Reprodução.

Determinado dia, enquanto escutava sua amada no alto da torre, o príncipe viu a bruxa se aproximar do local e percebeu que ela escalava até a janela pelo cabelo da Rapunzel. Quando a vilã foi embora, o jovem pediu que a menina soltasse suas tranças e, como foi pedido, os cabelos foram jogados pela janela e o rapaz escalou até o quarto.

Quando conheceu Rapunzel, o príncipe a pediu em casamento e a jovem aceitou. A menina, contudo, não conseguia sair da torre, então, juntos, o casal criou um plano de fuga. O príncipe iria todas as noites no quarto da jovem e lhe entregaria um pedaço de seda, para que Rapunzel criasse uma corda para descer a torre.

Uma noite, entretanto, a bruxa pegou o príncipe escalando a torre e, com muita raiva, cortou os cabelos de Rapunzel. Quando o príncipe retornou, a jovem não estava mais no local e, desorientado, voltou para seu reino. Mas o príncipe não esqueceu a jovem Rapunzel e a procurou por toda sua vida, de reino em reino, floresta em floresta e torre em torre. Quando chegou ao deserto, ouviu a doce voz da jovem e foi ao seu encontro. Em seu reencontro, se abraçaram e se beijaram.

Rapunzel contou que ela tinha dado à luz a gêmeos, filhos de sua relação com o príncipe. Encantado com as crianças, ele os levou para seu reino e, juntos, viveram felizes para sempre.

Curiosidades sobre Flynn Rider

Flynn Rider é o segundo príncipe da Disney a ter outro nome em sua animação, ele se chama José Bezerra. O jovem é o segundo ladrão criado pela Disney, sendo o primeiro Aladdin. Além disso, Bezerra é o quarto príncipe a não nascer na realeza e, assim como o protagonista de Aladdin, se torna príncipe por meio de um casamento.

O personagem, assim como Naveen, se diferencia por sua personalidade de outros príncipes. Além disso, o personagem é considerado parte do grupo de vilões do filme durante sua história, assim como John Smith em Pocahontas.

Na versão brasileira, Flynn Rider é dublado por Luciano Huck e seu nome José Bezerra é uma tradução do original, Horace Fitzherbert.

Trilha Sonora

O dueto entre Flynn Rider é um dos momentos mais bonitos da animação, quando o jovem leva a princesa para ver as luzes no céu. Ambos, apaixonados, cantam sobre esse amor que surgiu durante suas aventuras.

A canção I See the Light, interpretada por Mandy Moore e Zachary Levi, fala sobre enxergar uma luz e deixar toda a escuridão para trás. A jovem que fugiu de uma torre e conheceu o mundo e um rapaz que tinha o sonho de enriquecer, encontraram um novo objetivo para eles.

Aparições de Flynn Rider

Flynn Rider é um dos príncipes da Disney mais novos com o maior número de participações em outras produções. O personagem faz parte do curta-metragem Enrolados Para Sempre, da séries animadas Enrolados Outra Vez e Flynn’s Tangled Tales.

Além disso, Flynn aparece acompanhado de Rapunzel no desenho Frozen: Uma Aventura Congelante, da Disney. O casal é visto durante a cerimônia de coroação de Elsa, uma das protagonistas na animação.

Em live-action, Flynn Rider é representado pelo Príncipe da Rapunzel no longa-metragem Caminhos da Floresta. O personagem aparece algumas vezes no decorrer do filme e é filho da vilã da história.

Em Caminhos da Floresta, o Príncipe da Rapunzel é interpretado por Billy Magnussen.
Em Caminhos da Floresta, o Príncipe da Rapunzel é interpretado por Billy Magnussen. | Foto: Reprodução.

Kristoff

Kristoff
Kristoff é o príncipe da Princesa Anna de Arendelle. | Foto: Reprodução.

Príncipe Kristoff – Frozen

Kristoff é o par romântico da Princesa Anna, protagonista do filme Frozen: Uma Aventura Congelante. Assim como Anna e Elsa, a Rainha de Arendelle, esse personagem não faz parte, oficialmente, da franquia Príncipes da Disney.

Fãs do desenho, no entanto, consideram os personagens como princesas e príncipes oficiais dos estúdios. Kristoff, atualmente, faz parte da franquia de Frozen, uma das maiores criadas na atualidade pela Disney.

Ficha de Personagem – Príncipe Kristoff

Nome: Kristoff Bjorgman 
Idade: 21 anos
Altura: 1,85m
Cor do cabelo: Loiro
Cor dos olhos: Castanhos
Cor da pele: Branca

História Original

A história de Frozen é baseada no conto A Rainha da Neve, escrito por Hans Christian Andersen, em 1844. Kristoff, contudo, não é um dos personagens existentes na história, ele foi criado pelos estúdios Disney para servir como herói e par romântico de Anna.

No conto, um grande feiticeiro conseguiu criar um espelho mágico que seria capaz de mostrar o pior das pessoas. Tão animado com sua conquista, o ogro decidiu ir até o céu e dar um susto em todos os anjos, que se veriam distorcidos em seu espelho.

Enquanto voava com seu espelho, o ogro deixou o objeto cair e, ao atingir o solo, o espelho se quebrou em milhões de pedaços, alguns pequenos como grãos de areia e outros tão grandes quanto o próprio espelho. Muitos cacos atingiram seres humanos que se tornaram amargurados, grosseiros e, em alguns casos, violentos. Um desses cacos acertou o olho de Kay, um menino jovem e simpático. Com o passar do tempo, o jovem foi mudando e se tornou grosseiro e antipático, até mesmo com sua irmã querida, Gerda.

Em uma noite de inverno, Kay se perdeu enquanto andava de trenó e, tentando voltar para casa, acabou dentro do reino da Rainha da Neve. O jovem é encontrado pela rainha e, para salvá-lo, ela o beija duas vezes, uma para torná-lo insensível ao frio e outra para fazer com que esquecesse sua vida fora do reino de gelo. Kay esquece Gerda e sua família e permanece no reino da Rainha da Neve, que o trata muito bem, sempre mantendo a gentileza.

A Rainha da Neve
A Rainha da Neve foi a inspiração para a história de Elsa e sua irmã Anna. | Foto: Reprodução.

Enquanto isso, na cidade, Gerda e sua família estão procurando Kay, que está há alguns dias desaparecido. A jovem menina, desesperada por notícias, vai até o rio e pede seu irmão de volta. Em troca de Kay, a menina daria seus lindos sapatos vermelhos de presente, no entanto, o rio devolve os sapatos, pois sabe que o garoto está vivo e em outro reino.

Gerda, então, sobe em um pequeno barco e sai à procura de seu irmão. A menina percorre todo o rio, gritando o nome do jovem. A pequena mantém o otimismo de que achará Kay bem e que irá trazê-lo de volta para casa. A pobre menina, contudo, é capturada por uma feiticeira da floresta e a bruxa apaga todas as suas memórias, fazendo com que esqueça sua busca por Kay. Gerda anda pelo jardim da mulher perdida, sempre em busca de algo que não sabia o que era.

Um dia, cansada de caminhar sem rumo pelo jardim da feiticeira, a jovem começa a chorar e uma bela rosa nasce do solo, regada por suas lágrimas. Gerda se lembra de seu objetivo, achar Kay, que está perdido, e sai em busca de seu irmão.

Em seu caminho, Gerda encontra um corvo, que lhe conta que o rapaz que procura está preso no castelo de uma princesa, que prendeu o jovem lá para casar com ele. Animada, a menina segue o animal até o castelo, um lugar belo e muito bem decorado, mas lá não está Kay, mas, sim, um jovem príncipe.

Comovida com o sofrimento de Gerda, a princesa decide ajudá-la, dando-lhe comida, roupas quentes, uma cama e uma carruagem para sua viagem. A jovem segue sua jornada na manhã seguinte, contudo, é assaltada na estrada e perde sua bela carruagem. Sem rumo, a menina encontra uma rena falante que se dispõe a ajudá-la na busca por seu irmão. Montada no animal, ela segue viagem sempre pedindo que novas desventuras não surjam em seu caminho.

Gerda, no meio de sua viagem, conhece duas mulheres que lhe contam sobre a Rainha da Neve. Elas avisam que a feiticeira é muito poderosa e má, mas que a menina possui todos os poderes para enfrentá-la dentro de seu coração. Com a pureza de sua alma, ela deve retirar o caco de vidro dos olhos de Kay e libertá-lo da Rainha.

Quando Gerda chega ao palácio de gelo, ela encontra Kay sozinho no local, pois a Rainha da Neve havia ido levar o frio para os países quentes. Entristecida com a fraqueza e o estado do menino, a jovem começa a chorar abraçada a ele. Suas lágrimas, contudo, quando tocam o rapaz, fazem-no aquecer e o caco do espelho do ogro que o tornava mau sai de seu olho. Gerda beija as bochechas do irmão, que se aquece cada vez mais, e o jovem se livra dos poderes da Rainha e do feiticeiro. Juntos, eles retornam para casa em segurança, vivendo felizes para sempre.

Curiosidades sobre Príncipe Kristoff

O Príncipe Kristoff foi criado para ser um dos coadjuvantes da história de Frozen, atuando como um par romântico para a Princesa Anna. A fisionomia do personagem, contudo, não era algo novo para a Disney, pois foi criado, a princípio, para ser Flynn Rider. O projeto se chamava Urso Flynn ou Bastion, e era uma versão maior e mais forte de José Bezerra.

Além disso, Kristoff foi muito inspirado em Flynn Rider, com sua personalidade também baseando-se no personagem. Assim como o príncipe de Rapunzel, o personagem é carismático e sarcástico, tratando de maneira carinhosa e atenciosa aqueles com quem se importa.

Trilha Sonora

Kristoff é um príncipe que no decorrer de sua animação ganhou destaque e, além disso, protagonizou músicas icônicas em Frozen: Uma Aventura Congelante e Frozen 2. No primeiro filme, uma das melhores canções é Rena é Melhor que Gente, interpretada por Raphael Rossatto.

Na continuação da história de Elsa e Anna, Kristoff ganha uma canção ainda maior, com um estilo balada dos anos 80, Não Sei Onde Estou, também na voz de Rossatto.

Participações do Príncipe Kristoff

Kristoff tem poucas aparições em outras produções da Disney. O personagem está vinculado, em sua maioria, às sequências e curtas-metragens de Frozen. Ele participa em Frozen 2 e do curta Frozen: Febre Congelante. Em ambos filmes, ele possui um destaque semelhante ao do primeiro longa, contribuindo com Anna e Elsa em suas aventuras.

No universo dos jogos, Kristoff é um dos personagens que aparecem em Kingdom Hearts III, no mundo de Frozen, junto com Anna e Olaf. Sua aparição é curta e o personagem possui um diálogo com Sora, Donald e Pateta.

Em live-action, Kristoff aparece em Once Upon A Time, durante a quarta temporada da série da ABC. Ele participa em meio às aparições de Elsa na cidade de Storybrook.

Kristoff, em Once Upon A Time, é interpretado por Scott Michael Foster
Kristoff, em Once Upon A Time, é interpretado por Scott Michael Foster. | Foto: Reprodução.

__________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas