O isolamento social é essencial para o bem-estar de todos durante a pandemia que o mundo está enfrentando, e para quem pode ficar em casa nesta quarentena, é normal sentir falta da rotina. Muitas pessoas acharam uma solução para se divertir com os amigos: se reunir em jogos on-line.
Tendo isso em vista, um jogo que tem recebido muito destaque na Internet é o Among Us, nele jogadores precisam descobrir quem é o assassino entre eles. Pensando na popularização do game, fizemos uma seleção de filmes para você bancar o detetive e tentar descobrir quem é o verdadeiro vilão!
Filmes para descobrir quem é o impostor
Pânico
A clássica franquia conta a história de Sidney Prescott, interpretada por Neve Campbell, que se torna vítima de uma sucessão de assassinos, fanáticos por filmes de terror, que adotam o disfarce de “Ghostface” para perseguir e atormentar suas vítimas. O problema é que ninguém sabe quem pode ser o assassino, já que ele anda sempre mascarado e com um facão para abrir suas vítimas de cima a baixo.
O espectador, junto com Sydney, tenta descobrir quem é o assassino, esse podendo estar até mesmo dentro do grupo de amigos da protagonista. Todos são suspeitos, até mesmo os mais confiáveis. A franquia pode não ter seguido com um roteiro muito forte em todos os seus quatro filmes, mas é um entretenimento garantido. Inclusive, a franquia foi adaptada para uma série de TV em 2015, esta disponível na Netflix.
Assassinato no Expresso do Oriente
O detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) embarca de última hora no trem Expresso do Oriente, graças à amizade que possui com Bouc (Tom Bateman) que coordena a viagem. Já a bordo, ele conhece os demais passageiros e resiste à insistente aproximação de Edward Ratchett (Johnny Depp) que deseja contratá-lo para ser seu segurança particular.
Na noite seguinte, Ratchett é morto em seu vagão. Com a viagem momentaneamente interrompida devido a uma nevasca que fez com que o trem descarrilhasse, Bouc convence Poirot para que use suas habilidades dedutivas de forma a desvendar o crime cometido. O filme apresenta diversos personagens, todos eles suspeitos, e traz ótimas cenas de investigação.
Harry Potter e a Pedra Filosofal
A história todo mundo já conhece: Harry é um garoto órfão de dez anos que mora com seus tios desagradáveis e descobre, do dia para a noite, que é bruxo e é convidado para ingressar na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts.
Imediatamente na escola, nasce uma grande amizade com Rony e Hermione, que vão viver grandes aventuras, sendo uma delas a trama principal da história, que é desvendar o grande mistério sobre a pedra filosofal (substância produzida pelo alquimista Nicolau Flamel, que tem poder da imortalidade e transforma qualquer metal em ouro). Os garotos desconfiam que Snape esteja tentando roubá-la.
Harry Potter marcou toda uma geração, e acompanhar, tanto nos livros quanto nos filmes, o trio desvendando esse mistério e entrando em muitas aventuras é uma experiência muito divertida. Apesar de um plot previsível é muito legal acompanhá-los na jornada e ver o início de uma bela amizade que perdurará durante toda a saga.
Amnésia
Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e, a partir de então, passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que acontece poucos instantes antes. A partir disso, ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.
Contar histórias não lineares é a marca de Christopher Nolan, essa técnica conta a história com algumas linhas do tempo, em diferentes épocas, em vez de contar a história continuadamente. Em Amnésia, ele levou a técnica além dos limites, como dito pelo Cinema Blend. Este filme, e o uso da história não-linear, é, sem dúvida, o que o estabeleceu como cineasta visionário.
Entre Facas e Segredos
Em Entre Facas e Segredos, após comemorar 85 anos de idade, o famoso escritor de histórias policiais, Harlan Thrombey (Christopher Plummer), é encontrado morto dentro de sua propriedade. Logo, o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) é contratado para investigar o caso e descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime.
Agatha Christie está para o suspense assim como o Pelé está para o futebol brasileiro. Difícil imaginar o gênero sem a Dama do Crime, tamanha sua influência na elaboração de histórias que angustiem e desafiem o espectador, rumo a um desfecho surpreendente. Em seu novo filme, o diretor Rian Johnson não só presta homenagem à autora como, ainda por cima, subverte certos clichês do meio.
_________________________________
Por Arthur Ferreira – Fala! Cásper