O famoso leite com Toddy, ou com qualquer achocolatado em pó de sua preferência, como o Nescau, pode não ser a melhor opção quando você quer evitar o açúcar e ter uma rotina de alimentação mais saudável. Mas isso não significa deixar o sabor de lado: aposte em substituições inteligentes!
O leite não precisa ser substituído caso você não tenha intolerância à lactose, um tipo de carboidrato presente na bebida. O melhor é que você consulte um nutricionista para saber se deve realmente trocar este alimento convencional de origem animal por algum extrato vegetal. Entretanto, o que você adiciona ao líquido merece sim muita atenção!
Aposte no achocolatado em pó diet!
Existem muitas versões no mercado de achocolatado em pó diet, ou seja, sem adição de açúcares. Eles são indicados para diabéticos e também para pessoas que estão buscando diminuir o açúcar de suas refeições. Prefira sempre as marcas que contêm maior porcentagem de cacau em pó, alfarroba e vitaminas.
Alfarroba: mais suave do que o cacau!
A alfarrobeira é uma planta que pode substituir o cacau na preparação de receitas, principalmente em sua versão em pó. A alfarroba tem apenas 0,7% de gordura em sua composição, um valor bem mais baixo do que o cacau. Em contrapartida, apresenta aproximadamente 40% de carboidratos, divididos em: sacarose, glicose e frutose.
Cacau em pó: experimente!
O cacau é um alimento rico em flavanoides que têm a propriedade vasodilatadora, facilitando a circulação sanguínea, estabilizando a pressão arterial e consequentemente ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares. Por isso, você não precisa excluir completamente o chocolate da sua rotina de emagrecimento e ganho de massa muscular.
Caso você ache o gosto do cacau em pó muito forte para misturar no leite, tente fazer um mix de: cacau em pó, alfarroba, leite em pó e xilitol (um tipo de adoçante natural). A mistura ficará mais suave e você poderá utilizar não só para beber, mas em bolos, brigadeiros e outras sobremesas de sua preferência.