Marketing e vendas: 6 dicas de como montar seu planejamento de marketing e vendas
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6 dicas de como montar seu planejamento de marketing e vendas

6 dicas de como montar seu planejamento de marketing e vendas

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Todo ano que se inicia é uma nova oportunidade de levar o seu negócio para posições de destaque. Você planeja contratar mais funcionários? Aumentar a receita? Ampliar o mercado consumidor da sua marca? Então, você precisa conhecer, montar e aplicar um plano de marketing e vendas na sua empresa. 

O plano de marketing e vendas é um modo potente de integrar diferentes setores da empresa e de melhorar as estratégias de marketing para cada setor. O resultado, claro, é uma empresa mais organizada quanto às estratégias de marketing e vendas e com maior lucro. 

Ficou interessado? A gente te explica como fazer tudo isso. Boa leitura!

Monte o seu plano de estratégia de marketing e vendas com 6 dicas.
Monte o seu plano de estratégia de marketing e vendas com 6 dicas. | Foto: Freepik.

O que é um plano de Marketing e Vendas?

Você já ouviu falar de plano de marketing e vendas? Se não, você pode estar se perguntando “marketing e vendas o que faz isso?” Esse termo se refere a um conjunto de estratégias específicas para cada setor de uma empresa que é adotado após a reunião de diferentes atividades comerciais. 

De modo sucinto, o plano de marketing e vendas determina quais as estratégias e campanhas que devem ser adotadas, além da prioridade de cada ação. Para que o plano de marketing e vendas dê certo, ele precisa ser montado de acordo com os principais objetivos da empresa.

Etapas de um plano de Marketing e Vendas

Para a criar um bom plano de marketing e vendas é necessário adotar algumas medidas antes e depois da elaboração do plano. Essas ações são as etapas de um plano de marketing e vendas e, se você segui-las, terá altas chances de sucesso. Vamos a elas?

Definir os principais objetivos da empresa

A primeira etapa de um plano de marketing e vendas é definir os objetivos da empresa. Você não consegue escolher o seu produto e montar estratégias, se não souber onde quer chegar.

Analisar a empresa

A segunda etapa é analisar a empresa. Reforce o seu senso crítico e analise os pontos fracos e fortes da sua empresa, sua capacidade de produção e seu potencial. E, a partir daí, você estará pronto para ir para a próxima etapa: definir o plano de ação.

Definir um plano de ação

Finalmente, você estará pronto para definir o plano de ação da sua empresa. Depois de analisar o que deve ser mantido e o que precisa ser modificado para alcançar as metas estipuladas, você já pode montar o plano. Seja honesto e inclua apenas as ações possíveis e necessárias para o momento.

Executar

Por último, com o plano de ação pronto, é hora de colocá-lo em prática. Não adianta montar um plano e não executá-lo, certo?

A importância da integração entre marketing e vendas

Não adianta querer fazer a empresa crescer sem investir em um bom planejamento. Todo empresário de sucesso sabe e aplica esse conhecimento. As metas e ações de uma grande empresa são definidas muito antes do ano terminar e são aplicadas desde o primeiro mês do ano seguinte. Mas, por que fazer isso?

As ações de marketing e vendas têm o objetivo de obter e analisar dados de cada setor de uma empresa, reunindo-os em único documento. Esse documento resulta em uma série de estratégias que devem ser adotadas para o sucesso das vendas e marketing. Assim, a importância dessa estratégia é construir ferramentas de marketing e vendas para poderem fazer o seu negócio crescer.

6 dicas de como montar seu planejamento de marketing e vendas

Agora que você já sabe mais sobre o que é o plano de marketing e vendas, vamos às dicas que vão te ajudar a construir um bom plano de marketing e vendas?

Determine seu produto

A primeira coisa que você deve fazer em um planejamento de marketing e vendas é determinar qual o seu produto. Você precisa saber o que irá vender para dar seguimento às próximas etapas do planejamento e conhecer o produto possibilita o estudo de mercado, isto é, a próxima etapa.

Conheça o mercado

Já definido o produto, é hora de conhecer o mercado no qual ele será inserido. Você precisa saber quais são as maiores marcas que produzem um produto parecido com o seu (suas concorrentes), qual o perfil dos consumidores, qual o preço praticado no mercado, o que os consumidores esperam desse um produto, quais as tendências, quais as estratégias de vendas e marketing adotadas pelas concorrentes, etc.

Estipule o preço

Conhecendo o mercado e avaliando a qualidade do seu produto, você está preparado para definir o preço do que você oferece. Na hora de definir o preço, lembre-se sempre do perfil do público alvo. Você não pode cobrar mais caro do que ele possa pagar e também não é uma boa estratégia cobrar um preço muito abaixo do mercado.

Faça promoções

Tão importante quanto definir os preços, é saber o momento certo de fazer promoções. A verdade é que todo mundo adora promoções e isso movimenta o mercado. No entanto, não deve ser feita sem critérios, para não comprometer o faturamento da empresa. 

Promoções são feitas em épocas sazonais, ou seja, elas têm momentos exatos para acontecer e algumas servem como uma luva para determinados comércios. O dia das mães, por exemplo, é uma ótima data para as perfumarias oferecerem descontos.

Otimize processos

Para que você consiga ter todos os setores de uma empresa dialogando entre si e produzindo em um ritmo mais acelerado, a otimização de processos é uma necessidade. Nesse sentido, a tecnologia é uma ótima aliada, já que pode ajudar na integração dos times e também na criação de funil de marketing e vendas. É bom lembrar que, independente da tecnologia usada, ela deve possibilitar um fácil ensinamento a novos funcionários.

Use os meios de comunicação ao seu favor

Por fim, uma estratégia vital para desenvolver um plano de marketing e vendas é saber usar os meios de comunicação a favor do seu negócio. 

Onde o seu público-alvo está? Vá atrás dele e use os mesmos meios de comunicação que eles usam para anunciar a sua marca, seus produtos, promoções, etc.

Além dos conteúdos de divulgação de produtos, é importante produzir conteúdos informativos. Por exemplo, se a sua marca vende celulares, por que não fazer um conteúdo que explique os ítens importantes para se atentar na hora de comprar um aparelho? Para conteúdos assim, ter uma página dedicada a isso é uma excelente escolha. Além disso, se você usar os mecanismos de SEO no seu site, sua marca ganha ainda mais destaque, pois pode ser ranqueada nas primeiras colocações das ferramentas de pesquisa.

Bônus: Ricardo Nazar te ajuda com estratégias de marketing

Agora que você já aprendeu tudo sobre plano de marketing e vendas, a gente te dá uma dica extra. O consultor de marketing digital Ricardo Nazer oferece treinamento na área para ajudar a sua empresa a crescer. Com 12 anos de experiência nas áreas de Gestão Estratégica, Marketing e Vendas, Ricardo Nazar te ensina tudo o que você precisa sobre marketing digital, plano de marketing e vendas, etc. Entre em contato e saiba mais! Mas que tal uma amostra grátis? Se você precisa entender mais sobre ecommerce e marketing, o Ricardo Nazar tem um artigo no site dele explicando mais sobre o assunto. Dá uma olhada!

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Por Rosamaria Santos – Fala! UFRJ

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