5 curiosidades sobre o Club de Regatas Vasco da Gama
Menu & Busca
5 curiosidades sobre o Club de Regatas Vasco da Gama

5 curiosidades sobre o Club de Regatas Vasco da Gama

Home > Notícias > Esporte > 5 curiosidades sobre o Club de Regatas Vasco da Gama

O Club de Regatas Vasco da Gama, também conhecido como Vasco, é um time de futebol carioca, fundado em 21 de agosto de 1898. Desde então, o clube vem ganhando nome e conquistando uma legião de fãs não apenas no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil. Mesmo que não esteja entre os grandes nomes da atualidade, o Vasco é um time repleto de história e muitas curiosidades.

Dito isso, a seguir, separamos 5 curiosidades sobre o Club de Regatas Vasco da Gama que todo torcedor fanático deve conhecer!

Conheça 5 curiosidades sobre o time de futebol Club de Regatas Vasco da Gama

1. Faixa Diagonal

O Vasco utiliza, tradicionalmente, uma faixa em diagonal em suas camisas, tanto na primeira (preta), como na segunda (branca). O motivo para isso é uma homenagem ao português Vasco da Gama, o qual descobriu o caminho de Portugal à Índia, sendo assim a faixa do cruzmaltino remete a este feito.

Camisa do Vasco com a faixa em diagonal.
Camisa do Vasco com a faixa em diagonal. | Foto: Reprodução.

2. Salários

O Vasco foi um dos primeiros Clubes do Brasil a pagar salários a seus jogadores, feito que hoje o Time raramente faz, pois rotineiramente está devendo aos atletas.

3. Bicho

O popular bicho no futebol, pago por vitória ou feito, foi criado pela torcida do Vasco no ano de 1923.

3. Gol Mil Contra do Club de Regatas Vasco da Gama

O Vasco esteve presente em todos os gols feitos até então. O primeiro, o Vasco sofreu de Pelé, no ano de 1967. Anos mais tarde (2007) Romário com a camisa do marcou seu gol de número 1000.

Romário presente no gol mil do Vasco da Gama.
Romário presente no gol mil do Vasco da Gama. | Foto: Julio Cesar Guimarães/ Lanceprass.

5. Luta contra o Racismo

O Vasco aceitava negros, mulatos e pobres em seu quadro de sócio, feito que os demais Clubes no Rio não concordavam. Após ganhar o Campeonato Carioca de 1922, o Vasco se recusou a jogar o mesmo campeonato em 1923, uma vez que para participar do torneio o Vasco deveria retirar os negros de seu time.

______________________________________________

Por Leonardo Raiol Faria – Fala! Universidade Estácio de Sá-RJ

Tags mais acessadas