Como fazer um texto para blog otimizado em SEO?
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Como fazer um texto para blog otimizado em SEO?

Como fazer um texto para blog otimizado em SEO?

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O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais importantes para o marketing digital. Investir em conteúdo é essencial para consolidar a autoridade da sua empresa na internet e fazer com que seu negócio tenha mais alcance e atinja mais pessoas. Por isso, o texto para blog é fundamental. 

Saber como criar textos para blog, pensando na construção de um conteúdo de valor e na otimização em SEO, é uma habilidade muito importante para a sua estratégia de marketing. Entenda como você pode fazer isso e confira 4 dicas importantes para escrever um texto para blog nesse post do Fala Content!

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Como otimizar o SEO de um texto para blog? | Foto: Unsplash.

Planejamento de um texto para blog

Antes de mais nada, é importante planejar um texto para o seu blog. Diante disso, conheça o seu público-alvo e por quais temas ele se interessa. Sendo assim, se a sua empresa trabalha com carros, por exemplo, dificilmente conseguirá desenvolver um texto sobre baleia, que tenha alguma relação com o seu foco. 

Dessa forma, procure assuntos relevantes e que despertem interesse dos leitores. Além do mais, busque por temas que tenham certa procura em buscadores da internet, para que o seu texto possa ganhar destaque nesses buscadores. Logo, planeje sobre o que vai falar e para quem vai falar.

Definição dos objetivos do texto

Para iniciar o planejamento do seu texto para blog, você deve entender quais são os objetivos do seu texto para blog e o que ele vai agregar para a sua empresa e também para o seu cliente. Por isso, é importante decidir temas que interessem potenciais clientes e os atraiam para o seu site. 

Além disso, pense em um conteúdo rico, que vai despertar algo em seus visitantes e os encorajem a saber mais sobre o seu site e sobre a sua empresa. Dessa forma, você constrói a sua autoridade como empresa na internet e também poderá impulsionar suas vendas. 

Público-alvo do seu blog

Além de estabelecer os objetivos do seu texto para blog, definir o público-alvo do blog também é uma parte muito importante do planejamento do seu texto. O público-alvo dos seus textos deve ser o mesmo dos clientes da sua empresa, já que o objetivo do texto para blog é atrair mais clientes para o seu negócio. 

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Como fazer um texto para blog? Confira dicas importantes. | Foto: Unsplash

Itens essenciais em um texto para blog

Uso das palavras-chave

A palavra-chave é o elemento mais importante para o SEO. Com uma palavra-chave bem selecionada e utilizada ao longo do texto, o seu post terá um melhor ranqueamento no Google e será mais acessível para o seu público-alvo. É importante escolher uma palavra-chave relevante e que se relacione bem com o seu texto e com o seu produto. 

A palavra-chave deve ser utilizada no título, nos subtítulos, na meta descrição, e no começo e fim do seu texto. Além disso, quanto mais vezes você repetir a palavra-chave, melhor. Assim, seu texto para blog tem mais chances de ser bem ranqueado pelo Google. 

Título SEO

O título SEO será o primeiro contato do seu leitor com o seu conteúdo, ainda na página de buscas. Por isso, criar um título marcante e chamativo, que faça com que o seu leitor acesse o seu site, é essencial. E não esqueça de utilizar a sua palavra-chave! 

Título H1

O Título 1 é o título interno do seu texto. Logo, quando o visitante entra na sua página, ele encontrará esse título primeiro. O H1 também precisa estar adaptado à sua palavra-chave e deve chamar a atenção do seu leitor, encorajando-o a ler o seu texto até o final. 

Tópicos e subtópicos

Para auxiliar a leitura do seu texto para blog e fazer com que o seu visitante faça a leitura do seu texto até o final, é importante dividir o seu texto em tópicos e subtópicos. Utilize subtítulos que atraiam a atenção e construam a expectativa do seu leitor.

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Quais são os elementos de um texto para blog? | Foto: Unsplash.

Linkagem

Os links internos e externos podem fazer toda a diferença para o ranqueamento da sua página no Google. Além disso, usar a linkagem para outros sites aumenta o valor do seu conteúdo. 

Imagens e legenda

Utilizar imagens ao longo do seu texto pode fazer muita diferença para o seu SEO. As imagens possuem a sua parte de buscas própria, portanto, ter boas imagens e legendas que atraiam o leitor a acessar o seu conteúdo. 

Quantidade de palavras

Um texto para blog não deve ser muito longo, a fim de incentivar seus visitantes a fazerem a leitura até o fim. Além disso, procure evitar escrever parágrafos muito longos, também incentivando a leitura. Um texto ideal deve ter por volta de 1.000 palavras, mas produza o conteúdo conforme as necessidades de cada tema. 

4 dicas de como escrever um texto para blog

Preste atenção na legibilidade do seu texto

A legibilidade é um dos fatores de ranqueamento mais importantes para o Google. Um texto com a legibilidade ruim é pouco convidativo e difícil de ler, aumentando a taxa de rejeição do seu blog e prejudicando seu SEO.

Algumas dicas que vão ajudar a legibilidade do seu texto para blog são: escrever parágrafos curtos, dividir o seu texto com subtítulos e destacar ideias importantes ao longo do seu texto. 

Seja objetivo e prenda a atenção do seu leitor

É muito importante para o SEO fazer com que o seu leitor leia o seu texto até o fim, o que aumenta a taxa de retenção do seu blog. Para isso, você deve produzir conteúdo de valor, com um texto objetivo, bem escrito e fácil de ler. 

Capriche no CTA

O CTA, ou call to action, é um texto curto apresentando a sua empresa ou o seu produto e convidando o seu leitor a conhecer mais sobre seus serviços. Utilizado normalmente ao fim do texto, o CTA deve ser objetivo, mas chamativo, e deve mostrar o que sua empresa tem a oferecer.

Dê prioridade aos assuntos que estão em alta

Mesmo com um texto para blog excelente, você pode não ver os resultados esperados se não tratar de assuntos relevantes. Por isso, procure temas que estão em alta e que estão sendo bastante buscados pelos usuários. Assim, você pode figurar entre os primeiros resultados de muitos usuários e receber mais visitantes no seu site. 

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Por Malu Jansen – Fala! Cásper

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