O Youtuber Júlio Cocielo fez um vídeo em que critica censura do Youtube. Inserindo vários “pis” sobrepondo os palavrões proferidos no vídeo, Cocielo critica a postura do Youtube de não permitir a monetização nos vídeos que contêm palavrões.
No vídeo, Júlio fez questão de usar vários palavrões, todos eles censurados pelo “pi”.
Cocielo também defende o uso dos palavrões como uma expressão legítima de sentimentos fortes – como aqueles típicos de quando se bate o dedo numa quina de mesa.
Um palavrão bem sintetizado vale mais que mil palavras
Júlio Cocielo
No vídeo Julio também explica que os criadores de conteúdos para o Youtube são avaliados por uma pontuação da plataforma, chamada “score”. Essa pontuação define se o vídeo é monetizado ou não.
Para aumentar esse “score”, é preciso produzir conteúdo com frequência e dentro das boas práticas da plataforma. Um canal com baixo “score” não só deixa de ser monetizado, como também perde a preferência na sugestão de conteúdo dentro da plataforma.
Novas regras de monetização do Youtube
As regras do Youtube tem mudado a cada ano, mas a maior mudança ocorreu em 2018, quando a plataforma criou o Programa de Parcerias do YouTube.
Desde então, para um canal ser parceiro do Youtube, é preciso que tenha no mínimo mil inscritos e 4 mil horas de visualização nos últimos 12 meses em vídeos postados.
Antes dessa mudança, bastava ter 10 mil visualizações para começar a ser monetizado.
