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Yoga: para o corpo e para a alma

Yoga: para o corpo e para a alma

Yoga é uma filosofia de vida com sua origem na Índia, há mais de 5000 anos. Atualmente, é conhecido como um sistema holístico que trabalha corpo e mente ao mesmo tempo.

A palavra Yoga deriva da raiz sânscrita “YUJ” que significa atar, unir, juntar; é a disciplina da inteligência, da emoção e da força de vontade.

Todos os benefícios do Yoga são consequências da consciência do próprio corpo e mente, levando a uma transformação espiritual que ajuda as pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos que são purificados através da prática da meditação. Por meio da concentração em cada movimento executado, o objetivo é que se atinja o auge da meditação, ou seja, a plenitude, a serenidade e a energização de todas as áreas do corpo e mente.

Alguns benefícios dessa transformação são o relaxamento – físico e mental -, a melhor concentração, fortalecimento do corpo e grande desenvolvimento de flexibilidade, corrigindo a postura e promovendo fortalecimento muscular e do organismo. Isso melhora o funcionamento dos órgãos e estimula a circulação do sangue.

O yoga transmite energia e relaxamento ao mesmo tempo, o que promove bem-estar, paz interior e tranquilidade melhorando muito a qualidade de vida. Depois da prática com exercícios de respiração, há um grande sentimento de disposição para as tarefas do dia a dia. A prática regular proporciona ainda equilíbrio emocional e os sintomas da ansiedade, insônia e depressão, regular os níveis de colesterol, trabalhar glândulas endócrinas que auxiliam no emagrecimento e controlar a pressão arterial.

E o melhor de tudo: não tem nenhuma contra indicação!

Curtiu? Tente esses exercícios básicos, que vão te dar ótimos resultados. Pode fazer na sala de casa.

Pinça: Sente e estique as pernas. Incline o tronco para a frente e segure os dedos dos pés. Se não alcançar, coloque as mãos nas pernas. Permaneça na posição por um minuto.

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Benefícios: Massageia abdômen, alonga a lombar e proporciona flexibilidade aos membros inferiores.

Arado: Deite com a barriga para cima. Suba as pernas e o quadril e segure as costas com as mãos. Vá até o seu limite em direção ao chão atrás da cabeça. Permaneça na posição por 30 segundos por duas vezes.

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Benefícios: Alonga coluna, melhora irrigação sanguínea no cérebro e elimina o estresse.

Por: Redação Fala! Universidades

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