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Whirlpool Corporation inicia ano com metade dos cargos de alta liderança ocupados por mulheres

Whirlpool Corporation inicia ano com metade dos cargos de alta liderança ocupados por mulheres

No Brasil, a empresa também conta 42% do seu quadro de colaboradores formado por mulheres em diversas posições e realiza ações para garantir equidade de gênero

A Whirlpool Corporation, empresa referência na gestão de pessoas no Brasil e dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, no Brasil, inicia 2019 com 50% dos cargos de alta liderança ocupado por mulheres. A empresa segue implementando iniciativas que contribuem para o compromisso com a igualdade de gênero, seja em seus centros administrativos ou unidades fabris, por meio de diversas ações internas focadas em suas colaboradoras, tendo a Diversidade & Inclusão como um de seus valores.

Com ações que prezam pela qualidade de vida dentro e fora do trabalho, além de proporcionar um ambiente de bem-estar, a Whirlpool Latin America oferece benefícios para que as mulheres conciliem, de fato, a vida profissional e pessoal. Dentre eles, a Companhia concede licença-maternidade de seis meses para as mulheres e adesão adiantada à licença-paternidade estendida, como forma de equilibrar as funções e fortalecer o vínculo familiar. Após o nascimento, há auxílio-creche ou berçários (Unidades Rio Claro e Joinville), que oferecem atenção e apoio pedagógico, enquanto as mães trabalham nas áreas administrativas e na operação. Com isso, atualmente, mais de 40% do total de colaboradores no Brasil são mulheres.

Na perspectiva de atração de talentos, a empresa possui uma diretriz para posições executivas, prevendo a apresentação do mesmo número de candidatos por gênero. O objetivo é simples: ampliar a presença feminina em cargos de liderança. Para isso, um mapeamento global do potencial de mulheres foi iniciado, visando uma estruturação do Plano de Promoção e Retenção.

Somando a essas iniciativas, em 2017, a Whirlpool filiou-se à Associação Movimento Mulher 360, que visa garantir a equidade de gênero no ambiente corporativo. E implementou os Grupos de Trabalho de Diversidade e Inclusão, formados por representantes de todas as unidades e níveis da empresa, a fim de promover internamente debates constantes sobre o tema. E por estimular a capacitação e presença feminina em cargos mais altos, a Whirlpool foi reconhecida pelo prêmio Mulheres Prêmio GPTW Mulher da revista Época e do Instituto Great Place to Work.

“Na Whirlpool, os profissionais de RH atuam como consultores e compartilham sua expertise para elevar a qualidade na gestão de carreira, buscando profissionais capacitados, independente de gênero. Além dos programas próprios implementados, também aplicamos as melhores práticas do mercado”, reforça Andrea Clemente, VP de Recursos Humanos da Whirlpool.

No último ano, a Whirlpool fechou com 50% dos cargos de alta liderança, como vice-presidência e diretoria sênior, sendo ocupados por mulheres. Além disso, registrou um crescimento de 12% de mulheres promovidas à Sr. Manager, entre 2016 e 2017, mostrando que a empresa está cada vez mais disposta a reafirmar o seu compromisso com a equidade de gênero.

“Ter metade da liderança ocupada por mulheres mostra o quanto a Whirlpool investe em talentos e oferece oportunidades iguais para os profissionais do mercado”, finaliza Andrea.

Além dos programas internos voltados para colaboradoras, a companhia tem um olhar atento ao desenvolvimento social em todo o País, por meio do Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul que promove a transformação social por meio do incentivo ao empreendedorismo feminino. São 17 anos de existência e mais de 34 mil mulheres assessoradas que melhoraram sua qualidade de vida e tiveram suas vidas transformadas.

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