Webinar discutirá histórias de vida transformadoras no cinema
Webinar discutirá histórias de vida transformadoras no cinema

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Webinar discutirá histórias de vida transformadoras no cinema

O jornalista Edvaldo Pereira Lima abordará autoconhecimento e masculinidade saudável a partir do filme A máscara em que você vive

Na próxima semana, dia 21 de julho, às 19h30, acontecerá o terceiro episódio da série Cine-Consciência, criada pelo jornalista, escritor, professor universitário e story coach Edvaldo Pereira Lima, com o tema Homens de Honra – Masculinidade Saudável. Focado no cinema como estímulo de transformação pessoal, o webinar terá como fio condutor o documentário The Mask You Live In (A máscara em que você vive), de 2015, sob direção de Jennifer Siebel Newsom, que tem como narrativa a educação de crianças e a futura geração de homens saudáveis.

webinar
Webinar Homens de Honra – Masculinidade Saudável. | Foto: Reprodução.

Os encontros da série Cine-Consciência têm como foco três abordagens principais: Comunicação Construtiva e storytelling em narrativas biográficas; o efeito inspirador e transformador do cinema; e a evolução de indivíduo e humanidade em meio a pandemia. Segundo Lima, “o momento é oportuno, pois estamos nessa crise global em que somos impulsionados a nos reinventarmos como indivíduos, profissionais e sociedade.”.

Série Cine-Consciência

No primeiro episódio, foi abordado o filme Green Book: O guia (2019) e, no segundo, o longa-metragem Estrelas Além do Tempo (2016). O terceiro encontro abordará estereótipos masculinos no Brasil e no mundo e seus efeitos sobre as mulheres, crianças, meio ambiente e sociedade em geral.

De acordo com Lima, algumas narrativas cinematográficas são capazes de causar um efeito de transformação no receptor e, consequentemente, causam um processo de reflexão e autoconhecimento. “Gera o fenômeno da identificação e projeção”, afirma.

Para que o conteúdo apresentado cause esse tipo de efeito de consciência e autoanálise é necessário aplicar técnicas de comunicação construtiva, como capacidade de reflexão, resiliência e empoderamento, integrada com outros campos da ciência, como a psicologia positiva, epigenética, ressonância e noética.

Esses novos modelos colocam a sua vida em perspectiva radicalmente diferenciada em relação às nossas visões de mundo convencionais.

Afirma Lima.

Webinar Homens de Honra – Masculinidade Saudável

O webinar Homens de Honra – Masculinidade Saudável é aberto para homens e mulheres que gostam de cinema e desejam dialogar sobre essa temática em busca de crescimento pessoal e profissional.

Os ingressos custam a partir de R$44,00 e podem ser obtidos pela plataforma Sympla. Quem se inscrever até dia 17 de junho, receberá de brinde o e-book Sua História, Sua Vida, sobre desenvolvimento pessoal e práticas de escrita.

O jornalista, escritor, professor universitário e story coach Edvaldo Pereira Lima é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Educação pela Universidade de Toronto. Autor de mais de 15 obras literárias, é criador do método Escrita Total, da proposta de Jornalismo Literário Avançado e idealizador da Comunicação Construtiva Network.

Webinar: Homens de Honra – Masculinidade Saudável
Data: 21 de julho de 2020
Horário: 19h30
Inscrições: https://www.sympla.com.br/cinema-e-sua-historia-de-vida—a-mascara-em-que-voce-vive—masculinidade-saudavel__902664