sábado, 20 abril, 24
HomeSaúdeVocê sabe escolher seu iogurte no mercado?

Você sabe escolher seu iogurte no mercado?

O iogurte é um alimento muito versátil e cheio de benefícios ao organismo. É composto por macronutrientes como proteína, carboidrato e gordura e, por isso, é muito completo. Entretanto, existem diversos tipos de ingredientes que podem “estragar” esta opção tão saudável: fique atento às marcas!

Você sabe escolher seu iogurte no mercado?

Este derivado do leite é produzido por meio da fermentação quente e pasteurização com lactobacilos. Costuma ser mais fácil de digerir do que o próprio leite, mas isso varia de pessoa para pessoa e requer uma avaliação feita por nutricionista. Em relação aos micronutrientes, contém cálcio e vitaminas do complexo B. Para saber mais sobre os tipos de vitamina B, clique aqui!

A primeira coisa ao fazer para escolher uma versão mais saudável de iogurte é observar a sua composição: quanto menos ingredientes, melhor. Além disso, prefira as opções que não contêm açúcar. O perfil nutricional muda devido ao tipo de leite utilizado, à quantidade de gordura e aos ingredientes adicionais como polpa de frutas e xaropes, por exemplo.

Você sabe escolher seu iogurte no mercado?

Existem alternativas interessantes para dar sabor aos iogurtes e deixá-los o menos industrializado possível: bater o iogurte natural com as frutas de sua preferência ou experimentar diferentes receitas de smoothies.

Você ainda pode deixá-lo mais proteico adicionando algum whey protein que preferir, pois as versões com mais proteína prontas costumam ser bem mais caras e, muitas vezes, nada saborosas.

Referências: Probióticos: sua importância na fabricação de iogurtes e benefícios à saúde” – Seminário de Iniciação Científica