Você sabe como descobrir qual carreira se enquadra ao seu perfil?
Menu & Busca
Você sabe como descobrir qual carreira se enquadra ao seu perfil?

Você sabe como descobrir qual carreira se enquadra ao seu perfil?

Home > Notícias > Mercado > Você sabe como descobrir qual carreira se enquadra ao seu perfil?

Na hora de decidir qual profissão escolher, é comum surgirem dúvidas. Então, como fazer a escolha certa? Veja, aqui, como descobrir qual carreira se enquadra melhor em seu perfil!

Nada mais clichê para um aluno do ensino médio do que ouvir a pergunta “para qual curso você vai prestar vestibular?” ou “que carreira você quer seguir?”. Mesmo respondendo muitas e muitas vezes, nem sempre estamos seguros sobre o que afirmamos ou até improvisamos algo na hora. A verdade é que escolher uma profissão não é uma tarefa fácil e chegar ao último ano do colégio sem saber que curso fazer na universidade é mais comum do que podemos imaginar.

Não necessariamente uma disciplina que gostamos de estudar ou uma área que desperta nosso interesse são as escolhas acertadas para o futuro profissional. Decidir qual atividade iremos nos dedicar a maior parte do nosso tempo precisa de mais embasamento e reflexão. É necessário analisar a si mesmo, o mercado, o futuro que se deseja e tentar imaginar a rotina que gostaria ter e à qual seria fácil e prazeroso se adaptar. 

Além de conversar com profissionais de diversas áreas e pesquisar sobre o mundo do trabalho, uma tática muito eficiente, importante e assertiva é realizar um Teste Vocacional . Responder a perguntas estruturadas e bem estudadas pode resultar em uma luz para iluminar nossas ideias, indicar um caminho adequado para seguir e até sugerir faculdades que mais combinam com seu perfil.

carreira
Para quem tem dúvidas sobre que carreira escolher, o teste vocacional pode ser um bom aliado. | Foto: Reprodução.

Veja como realizar um teste vocacional que vai te ajudar nessa escolha de carreira.

Como funciona um teste vocacional para escolher sua carreira?

A palavra teste pode até assustar alguns estudantes, mas, calma, no teste vocacional, o único foco é você, suas preferências, personalidade, habilidades, aptidões, propósitos e expectativas. Além disso, responder às perguntas é simples e intuitivo – sem complicações, sem pegadinhas e sem nota. 

Mas com algo muito mais importante: uma ideia, o melhor e mais poderoso recurso para quem está em uma fase decisiva da vida. 

Que perguntas um teste vocacional de carreira contém?

Antes de abordar as perguntas, uma questão muito importante a ser destacada é que você seja honesto consigo mesmo ao responder as questões. Não selecione opções pensando no resultado que você gostaria que aparecesse no final. 

Faça a avaliação valer sendo sincero e dedicando tempo a ele. Afinal, um teste vocacional não é um veredito. Pelo contrário, é uma oportunidade de fortalecer ou descobrir conceitos sobre si mesmo, sobre seus pontos fortes e inclinações profissionais.  

Abaixo, estão alguns exemplos de questões de testes vocacionais.

1. Quais atividades você gostaria que fizessem parte do seu trabalho?

Solte as amarras do receio e imagine o que lhe daria prazer no dia a dia. O que faria você se sentir realizado? Que atividades fazem você se sentir animado para realizar? Com que tipo de assunto você gostaria de lidar na sua rotina? Você se identifica com as matérias de humanas, exatas ou biológicas?

2. Dentre as matérias abaixo, quais você domina ou gostaria de continuar estudando?

Ao responder, atente-se muito bem para a parte que diz “gostaria de continuar estudando”. Lembre-se de que, na graduação, as disciplinas aprofundam a maioria dos aspectos que você conhece sobre uma matéria. Gostar de uma disciplina nem sempre significa que você se interessa em seguir imerso nela. 

3. Que habilidades você já tem?

Todo mundo tem habilidades. Reflita sobre as suas e selecione as que você acredita serem importantes e relevantes em relação ao futuro que você deseja. 

Lembre-se de que as suas habilidades devem ser evidenciadas para exaltá-lo e te promovê-lo profissionalmente. Elas vão fazer parte do seu marketing pessoal, ou seja, promovendo você no mercado de trabalho. Portanto, ao escolher as mais importantes e focar em aprimorá-las, você estará apto em apresentar seu potencial de forma atrativa.

4. Com quais universidades e faculdades você se identifica?

Parece uma questão sem relevância, mas o posicionamento, a força da marca e o estilo de uma instituição de ensino superior pode ter um significado muito impactante na sua rotina de aulas, didática utilizada, método de avaliação, foco de ensino, entre outros. Por isso, se você ainda não conhece, aproveite para pesquisar e ler sobre universidades ou faculdades que chamam sua atenção. Cheque a estrutura, notícias, perfil dos egressos, entre outros. 

O que o resultado de carreira indica?

O resultado do teste vocacional, como ressaltamos acima, é uma ideia, um caminho a explorar e uma indicação precisa sobre o seu perfil e características. Com o resultado do teste em mãos, você ganha uma ajuda, um conselho profissional de credibilidade e que segue critérios embasados nas melhores práticas de orientação profissional. A partir disso, você poderá mergulhar sem medo em pesquisas sobre cada aspecto revelado pelas suas respostas. 

Realizar um teste vocacional é uma experiência que busca simplificar a largada do seu brainstorming sobre carreira e futuro. Ou seja, é um processo prático e efetivo de iniciar sua jornada de escolha de qual profissão seguir, um auxílio para facilitar a identificação do seu perfil. 

Qual é o melhor teste vocacional em relação à credibilidade?

Em primeiro lugar, é necessário buscar fontes seguras e profissionais para seu teste de carreira. Procure ler sobre a metodologia que ele adota e esteja ciente da reputação da empresa ou do profissional que o criou. Uma opção interessante é escolher um teste que tenha sua metodologia e resultado pautados no autoconhecimento e discernimento.

_______________________
Por Luana Biral – Fala! Unip

Tags mais acessadas