Victoria’s Secret: Winnie Harlow foi a 1ª modelo com vitiligo a desfilar
Victoria’s Secret: Winnie Harlow foi a 1ª modelo com vitiligo a desfilar

Home > Entretenimento > Famosos e TV > Victoria’s Secret: Winnie Harlow foi a 1ª modelo com vitiligo a desfilar

Nascida no Canadá, em 27 de julho de 1994, e com 1,75 de altura, Chantelle Whitney Brown-Young – mais conhecida profissionalmente como Winnie Harlow -, quando criança, sonhava em ser jornalista e trabalhar na MTV. Ela ganhou destaque em 2014 como participante do vigésimo primeiro ciclo do reality show americano America’s Next Top Model. Ela não ganhou o programa, mas acabou ganhando muita visibilidade.

Filha de pai jamaicano Winnie tinha que viajar de avião todas as férias para vê-lo, ele sempre a impulsionou a seguir carreira militar, pois, segundo ele, era uma carreira instável e com estudos garantidos. Após apoio da mãe e amigos, ela decidiu fazer algumas fotos e desfilar para marcas pequenas.

Winnie já fez parte dos maiores castings de moda das principais marcas do mercado como: Diesel, Desigual, Dior e outras. Atingiu seu maior sonho ao integrar o time das Angels no desfile da Victoria’s Secret. Sobre isso, ela disse que “desde que me interessei pela profissão de modelo, a Victoria’s Secret sempre foi o mais alto objetivo profissional na minha lista”.

Winnie Harlow
Winnie Harlow foi a primeira modelo com vitiligo a desfilar pela Victoria’s Secret. | Foto: Reprodução.

Vitiligo e Preconceito

O vitiligo é uma doença que causa perda gradativamente da pigmentação, gerando manchas pelo corpo, porém não é um doença contagiosa. O dia 25 de junho é o Dia Mundial do Vitiligo, criado para a conscientização da doença. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no mundo, o vitiligo afeta 1% da população e, no Brasil, esse percentual é de 0,5%.

Os primeiros sinais apresentados da doença começaram quando Winnie tinha apenas 3 anos de idade, mas o diagnóstico de vitiligo veio aos 4. Assim, aos 7 anos, ela começou a perder amigas por conta do preconceito e, aos 11 anos, começou a sofrer bullying por parte dos colegas, passando a ser apelidada de “vaca” e “zebra”. Costumavam perguntar se ela tinha pai negro e mãe branca por conta dos dois tons de cor na pele.

O preconceito e a intolerância eram tão altos que quando completou 14 anos, Winnie decidiu desistir dos estudos, mas acabou voltando aos 16, que foi quando ganhou o pseudônimo de “Winnie Harlow”. Em entrevista cedida à Marie Claire Brasil, ela pontuou que, quando era jovem, não sabia nada sobre moda e não se via representada em campanhas e completou: “eu definitivamente achava ser a única pessoa na terra com vitiligo”.

Winnie Harlow: Quebrando tabus e padrões da indústria da moda

Sem dúvidas, sua estreia no casting da Victória’s Secret foi um grande marco para sua carreira e para o mundo da moda, isso porque ela foi nada mais, nada menos, que a primeira modelo com vitiligo a desfilar para a marca.

A Victoria’s Secret é uma marca de lingerie e produtos de beleza fundada em 1977, por Roy Raymond com a sede em Ohio, Estados Unidos. Colecionando as melhores modelos do mundo da moda apelidadas como Angels, todos os anos, elas são reunidas em um desfile televisionado com as últimas tendências criadas pela marca.

Estar nesse desfile foi uma experiência insana, saber que garotinhas sonhando com a Victoria’s Secret assistiram e se viram representadas por mim. Mas ainda temos trabalho a fazer em nossa sociedade pela aceitação e representação completas! Não podemos nos arriscar a dar um passo à frente e dois passos para trás. Vamos apoiar uns aos outros, capacitar uns aos outros e deixar o mundo saber.

Escreveu Winnie em um post no Instagram após o show.

Outro grande marco em sua carreira aconteceu em fevereiro de 2019, quando, em um post no Instagram, em homenagem a Karl Lagerfeld, Winnie relembrou quando foi comparada à outra grande modelo, Naomi Campbell, pelo direto criativo da grife Channel, ele achava a maneira de andar de Winnie muito parecida com a de Naomi.

Atualmente, a modelo contabiliza 8,5 milhões de seguidores no Instagram. Esbanjando beleza e autoaceitação, ela espera se tornar escritora futuramente.

Por Melissa Evelyn Prado Silva – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul