Veja tudo sobre a nova espécie de primata descoberta em Myanmar
Menu & Busca
Veja tudo sobre a nova espécie de primata descoberta em Myanmar

Veja tudo sobre a nova espécie de primata descoberta em Myanmar

Home > Notícias > Urbano > Veja tudo sobre a nova espécie de primata descoberta em Myanmar

Cientistas descobrem uma nova espécie de primata, que vive nas florestas do centro de Myanmar e cujo os pelos no rosto se parecem com uma máscara.

primata
Veja tudo sobre a nova espécie de primata descoberta em Myanmar. | Foto: Reprodução.

Nova espécie de primata é descoberta em Myanmar

A espécie recebeu o nome de Popa langur e já existe há pelo menos 1 milhão de anos, segundo o estudo que detalha a descoberta, publicado na quarta-feira (11), na Zoological Research. Depois de uma longa pesquisa, especialistas do Centro Alemão de Primatas (DPZ) e a ONG Fauna e Flora Internacional (FFI) identificaram o pequeno primata, que mede entre 50 e 60 centímetros. Trata-se de uma espécie de langur (Trachypithecus), espécie que habita o subcontinente indiano e o Sudeste Asiático.

Foi batizado com este nome devido ao monte Popa, um local sagrado construído sobre um antigo vulcão localizado no centro de Myanmar, que fica situado no continente asiático, e onde foi encontrado um grupo mais numeroso da espécie, com cerca de uma centena de primatas.

Também foram identificados outros três grupos de Trachypithecus popa, todos no centro de Myanmar, em um total de 200 a 250 indivíduos. “Recém-identificado, o Popa langur já corre risco de extinção”, alertou Frank Momberg, um dos pesquisadores do FFI, citado em comunicado.

“A nova espécie teria se separado de outros langures há cerca de 1 milhão de anos”, indicou Christian Roos, pesquisador do DPZ. Ela se distingue por sua cor, comprimento do rabo e tamanho do crânio, segundo os especialistas.

_____________________________
Por Lucas Miranda – Fala! Universidade Federal do Tocantins

Tags mais acessadas