Veja quais são os benefícios do sol para a saúde humana
Menu & Busca
Veja quais são os benefícios do sol para a saúde humana

Veja quais são os benefícios do sol para a saúde humana

Home > Lifestyle > Saúde > Veja quais são os benefícios do sol para a saúde humana

O sol, fonte vital de todo os seres vivos, traz inúmeros benefícios para a saúde. Entretanto, é necessário ter cautela, é como aquele velho ditado: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.

Segundo inúmeras pesquisas médicas a luz solar ajuda na produção de Vitamina D, na saúde física e mental e até na prevenção de algumas doenças, como o câncer de mama, o de próstata e o de cólon. 

Para isso, é necessário se expor diariamente por 15 a 30 minutos sem o uso do filtro solar, pois o uso dele bloqueia as ações benéficas da luz solar no organismo, mas sempre antes das 10 h ou após às 16 h, porque os índices de raios UVB são mais baixos e é quando se dará a produção de Vitamina D em torno de 5000UI.

Após esse período deve-se aplicá-lo, sempre. Caso se exponha em excesso, males poderão aparecer, como queimaduras solares (eritemas solares), lúpus, melasma (manchas escuras), acne, câncer de pele e outros. 

benefícios do sol na quarentena
O sol traz diversos benefícios à saúde mental. | Foto: Reprodução.

Benefícios do sol para a saúde humana

Vitamina D

Muitos sabem que a vitamina D é importante para a saúde, mas será que realmente sabem para o que ela serve? 

A vitamina D ajuda na absorção de cálcio pelo organismo, ajudando no desenvolvimento dos ossos, prevenindo a osteopenia e a osteoporose.

Ajuda também na produção de melanina e na prevenção de doenças pelo fato de fortalecer o sistema imunológico e no aumento da sensação de bem-estar. 

Uma pessoa com deficiência de vitamina D está exposta a inúmeros problemas como a diabetes, o câncer e até as doenças cardiovasculares. 

Saúde mental

O impacto da luz solar é forte na saúde mental do ser humano. Estudos mostram que problemas emocionais como a depressão e a angústia tendem a aumentar em ambientes com pouca luz. Já em lugares com maior incidência de luz solar, alterações positivas no humor são observadas. Isso tudo se deve ao ritmo circadiano, o nosso relógio biológico, que funciona 24 horas por dia em nosso organismo.  

Segundo o Prof. Dr. Arildo Franco, especialista em Pediatria, “teoricamente deveríamos acordar ao nascer do sol e dormirmos quando se põe”, pois é assim que o nosso relógio biológico funciona. 

Doenças

Segundo a especialista em Dermatologia, Dra. Elen Violeta Souza Santos Cela, a exposição solar é utilizada no tratamento de diversas doenças como vitiligo, psoríase e dermatite atópica.

Além disso, ressalta Elen, também é observado que a exposição solar regula a imunidade, ajudando na prevenção de doenças autoimunes como Artrite Reumatoide, Esclerose Múltipla e Doença de Crohn. 

Por fim, é valido ressaltar que todo cuidado é bem-vindo. Além do uso do protetor solar, o uso de bonés, viseiras, chapéus, guarda-sol, roupas e óculos de sol que contenham proteção “Anti-UV” são boas formas de se proteger.

Lembre-se também de que mesmo em dias nublados não se deve deixar a proteção de lado, e que é importante beber muito líquido para manter-se hidratado.

__________________________________
Por Eduarda Knack – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas