Vitamina D para ter mais saúde: saiba seus benefícios!
Menu & Busca
Vitamina D para ter mais saúde: saiba seus benefícios!

Vitamina D para ter mais saúde: saiba seus benefícios!

Home > Lifestyle > Saúde > Vitamina D para ter mais saúde: saiba seus benefícios!

Principalmente em São Paulo, mas também em outros lugares do país, a quarentena tem sido marcada por dias de muito sol. É possível aproveitar este tempo em casa para cuidar mais da saúde, normalizar os níveis de vitamina D no organismo e cuidar da pele.

Vitamina D para emagrecer e ter mais saúde: saiba seus benefícios
Dia com sol: ideal para sintetizar vitamina D

Para a sintetização de vitamina D é necessário que exista contato com os raios solares, entretanto com cautela. De acordo com a dermatologista Ana Paula Souza (@anafasouza), o protetor solar pode reduzir a produção da vitamina, mas na prática ele não vai causar insuficiência para uma pessoa que não tenha deficiência já constatada. 

O recomendando são 10 minutos de exposição, evitando o período entre 10h e 16h. Pessoas que moram em um país tropical já estão absorvendo a radiação necessária. Deve-se continuar usando o protetor solar ao longo do dia, pois é o principal instrumento na prevenção de doenças de pele como o câncer.

Por meio da alimentação é possível consumir a vitamina D. As principais fontes são peixes e frutos do mar, mas ovos também contêm uma quantidade significativa do micronutriente. Para os vegetarianos e veganos, o banho de sol se torna ainda mais importante.

Benefícios da vitamina D

  • Prevenção da osteoporose, pois contribui no metabolismo do cálcio; 
  • Bom funcionamento do sistema imunológico;
  • Funcionamento adequado da tireoide;
  • Papel na secreção de insulina pelo pâncreas; 
  • Entre outros. 

Suplementação de vitamina D

O ideal é que a suplementação só seja um recurso para quem fez exame de sangue e constatou realmente uma falta do micronutriente em seu organismo.

A quantidade de suplemento varia de acordo com a idade e o grau de deficiência vitamínica. Crianças e mulheres grávidas só devem tomar de acordo com orientação médica. E para adultos saudáveis, o ideal é consultar também um nutricionista para prescrição individual.

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)

Tags mais acessadas