quarta-feira, 24 abril, 24
HomeUniversidadesEdital do Enem 2020 é divulgado: Saiba quando serão as inscrições

Edital do Enem 2020 é divulgado: Saiba quando serão as inscrições

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou hoje (31) o edital do ENEM 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) e outras informações sobre o vestibular como período de inscrições, isenção de taxas, nome social, ENEM digital e a data das provas.

enem 2020
Enem 2020

ENEM 2020: Inscrições em maio, com prova aplicada em novembro

As inscrições para o ENEM 2020 poderão ser feitas do dia 11 a 22 de maio, com uma taxa de R$85,00. Acesse aqui o Edital do Enem 2020. As inscrições poderão ser feitas através da Página do Participante ou pelo aplicativo oficial do Enem, disponível para Android e iOS.

O vestibular será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro. No primeiro dia, a prova terá duração de 5,5 horas e será constituídas por 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 sobre Linguagens e Códigos e uma Redação.

No segundo dia, a prova durará apenas 5 horas e será composta por 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. É importante lembrar que os portões fecham pontualmente a 13h. Ambas as provas serão aplicadas em um domingo. O gabarito será divulgado em até três dias após a realização da última prova, e o resultado do ENEM 2020 está previsto pra Janeiro de 2021.

Pela primeira vez na história, o ENEM também acontecerá também em versão. Com apenas 100 mil vagas ofertadas pelo INEP o ENEM digital 2020 ocorrerá antes da prova tradicional, tendo sido datado para os dias 11 e 18 de outubro. O vestibulando deverá optar pelo ENEM tradicional ou digital na hora da inscrição.

Confira o Calendário do Enem 2020

• Isenção: 06 a 17 de abril
  • Requerimentos de isenção: 06 a 17 de abril
  • Resultado isenção: 24 de abril
  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Nome social: 25 a 29 de maio
  • Provas: Enem Digital: 11 e 18 de outubro
  • Provas: Enem Impresso: 1º e 08 de novembro
  • Resultado: janeiro de 2021

Isenção de Taxa e Nome Social

A partir do dia 6 de abril estudantes de todos os Estados do Brasil poderão solicitar a isenção da taxa caso cumpram algum dos requisitos listados abaixo. O prazo para solicitar a isenção e obter a inscrição gratuita no ENEM se encerra no dia 17 de abril.

• Estar cursando a 3ª série do Ensino Médio em 2020 em escola da rede pública.
  • Ter cursado todo o ensino médio em alguma escola da rede pública ou como bolsista integral em rede privada, além de ter renda percapita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • Ser inscrito no Cadastro Único, informando seu NIS (Número de Identificação Social), além de ser membro de família humilde, com renda percapita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O resultado dos pedidos de isenção Enem 2020 sairá no dia 24 de abril. Caso você não tenha sido contemplado com a gratuidade mesmo após solicitar a isenção, poderá pedir requerimento ao INEP do dia 27 de abril ao dia 1º de maio, com resposta divulgada no dia 7 de maio. As inscrições para quem foi beneficiado coma isenção de taxa será no mesmo período das demais, do dia 11 a 22 de maio.

As inscrições do Enem 2020 serão recebidas de 11 a 22 de maio, através da Página do Participante ou pelo aplicativo oficial do Enem.

Os que tiverem o pedido de isenção aceito deverão se inscrever no mesmo prazo dos demais estudantes. O benefício da isenção será confirmado ao fim do processo de inscrição, de forma automática. Os que não obtiverem o benefício, precisam efetuar o pagamento da taxa para ter a inscrição efetivada no sistema.

Para os candidatos que desejam se inscrever através de seu nome social, o pedido deverá ser feito a partir do dia 25 até 29 de maio, com resposta prevista pro dia 5 de junho. Quem não tiver o pedido atendido poderá entrar com recursos a partir do dia 6 de junho até o dia 17, com resposta prevista para o dia 18 de junho.