Veja como gerar mais leads em menos tempo
Menu & Busca
Veja como gerar mais leads em menos tempo

Veja como gerar mais leads em menos tempo

Home > Notícias > Mercado > Veja como gerar mais leads em menos tempo

Hoje, principalmente graças à Internet, o poder não está somente nas mãos do vendedor, mas também na do comprador, que costuma ditar o ritmo do mercado. Antes de adquirir algo, é comum pesquisar informações sobre o produto, de qual empresa ele vem e também feedbacks de quem já o consumiu. Nesse contexto, poupar tempo na geração de leads é fundamental.

Por que os leads são importantes?

Leads caracterizam-se como potenciais clientes de uma marca que demonstram interesse em usar o seu produto ou serviço. Para adquirir mais leads, é necessário que esses clientes preencham formulários com dados profissionais ou pessoais. Caso eles disponibilizem suas informações, significa que estão realmente interessados no que você tem a oferecer. Já os prospects são nomes localizados em um banco de dados que ainda não apresentaram qualquer tipo de interação, ou seja, também não ofereceram dados e não demonstraram interesse.

Mesmo com um bom produto e com uma boa equipe de vendedores, a ausência de leads pode prejudicar o lucro final de uma empresa. Para não perder essas vendas, a definição de uma estratégia de utilização dos leads é muito importante. Para contribuir, Aaron Ross, especialista na área, criou uma forma de classificá-los:

Lead semente

É caracterizado por buscas orgânicas em mídias sociais e publicações por meio de SEO, além de indicações de clientes. Apesar de gerar bons resultados, com boas taxas de conversão, é um modelo que exige muito tempo.

Lead rede

É também conhecido como modelo Inbound. Propagandas e e-mail marketing são exemplos desse tipo de lead. Nele, é como se a empresa jogasse uma grande rede no mar para pescar. A vantagem dessa “rede” é o seu grande volume e alcance, apesar de nem sempre virem apenas “peixes” desejados. Dessa forma, sua taxa de conversão não é alta.

Lead alvo

É também chamado de lead arpão. Utilizando o processo Outbound é possível notar, em poucas semanas, se a estratégia está funcionando ou não. É um modelo de vendas e feedbacks rápidos que pode ser melhorado por meio de automações. Dois exemplos de automação eficaz são: construir uma jornada rumo à solução e utilizar algumas ferramentas, até mesmo aquelas que o mercado já disponibiliza, caso você não tenha como gastar com isso no momento.

Investir desde o início em integrações e automações, por meio da contratação de plataformas como SEMrush, SimilarWeb e Alexa, é interessante para saber a quantidade de acessos do site, como também as principais fontes de tráfego. Com isso, é possível focar em mídia e em conteúdos mais específicos. É uma boa alternativa para abordagens frias de prospecção, assim como para qualificação de leads. Além das ferramentas já citadas, é interessante integrá-las ao Zapier, uma solução de automação que possibilita criar várias regras que ajudam na geração e no engajamento de leads.

É importante ainda citar medidas que auxiliam a construir leads qualificados, como: definição de nicho e ICP (perfil de cliente ideal), uso de cases dos seus clientes, e criação de anúncios.

leads
Veja como gerar mais leads em menos tempo. | Foto: Campaign Creators.

Ramper

A Ramper, plataforma especializada em prospecção digital para vendas B2B, trabalha com leads e prospects. A empresa, criada a partir do estudo da metodologia de Aaron Ross, realiza um trabalho inteligente em vendas, baseando-se em três pilares para gerar leads em menos tempo:

  1. Construção de listas, listas segmentadas de e-mails corporativos a partir de redes sociais, e sites de empresas, criados após a definição do perfil de cliente ideal;
  2. Automatização de abordagens e prospecção, sem que haja o detrimento da personalização, a partir de e-mails;
  3. Acompanhamento de métricas para otimizar a prospecção da empresa.

Em suma, visto a importância de estar presente no ambiente digital, o bom uso de leads é uma forma de tornar as vendas mais eficientes. Não existe uma fórmula mágica para o sucesso no mercado, entretanto, o conhecimento e, sobretudo a utilização das ferramentas adequadas, podem poupar o seu tempo e ajudá-lo a atingir grandes metas.

_______________________________
Por Leo Rodrigues – Fala! Faculdades Integradas Hélio Alonso

Tags mais acessadas