Veja como evitar a procrastinação no período de quarentena
Menu & Busca
Veja como evitar a procrastinação no período de quarentena

Veja como evitar a procrastinação no período de quarentena

Home > Lifestyle > Veja como evitar a procrastinação no período de quarentena

Quem nunca nessa quarentena não se comprometeu a usar o tempo livre para estudar ou aprender coisas novas? Creio que boa parte de quem está lendo.

Aqui, tentarei ajudar de alguma forma, como se livrar desse atraso de vida.

procrastinação
Veja como evitar a procrastinação na quarentena. | Foto: Reprodução.

Por onde começar?

Todos nós buscamos aprender alguma coisa que traga um retorno positivo. No cenário em que o mundo se encontra hoje, estudar, ler, buscar uma forma de promover uma melhoria pessoal; demanda uma quantidade de tempo necessária.

E quem quer “gastar” esse tempo com tantas outras coisas mais divertidas para fazer?

Umas dicas muito boas para seguir – e não, não sou coach – é criar metas e propósitos.

Ter um propósito vai ajudar a melhorar o seu foco. Tudo melhora quando você tem um norte, um ponto de referência. Com certeza, definir seus objetivos, antes de começar um projeto, é de extrema importância para garantir que, de alguma forma, você vai alcançar o objetivo final, sem a desculpa para adiar. Adicionando as metas ao proposito, você organiza os seus dias de uma maneira mais coesa – é garantido aquele sentimento de “eu consegui”.

Outro ponto muito importante é a disciplina que nossa mente tem. É preciso dedicar um tempo para ajudar o nosso cérebro a não pregar “pegadinhas”. Todo mundo já começou um novo projeto ou um novo estudo, super empolgado, mas, com o passar dos dias – ou até das horas –, essa empolgação toda vai deixando o seu corpo.

Então, sempre que for começar um projeto ou um estudo, trabalhe na sua mente como vai funcionar. Crie um cronograma, faça com que o seu corpo trabalhe com a sua mente. Se sentir incapaz ou ter a sensação de que todos a sua volta conseguem fazer as coisas que você desistiu, é frustrante. Faça o seu mapa mental e se jogue sem pensar em deixar para amanhã.

O emaranhamento diário

Com tantas coisas para fazermos no nosso dia a dia, acabamos adiando algumas e, por consequência, esquecemos elas no nosso imaginário. Isso se dá por um acúmulo de tarefas.

A melhor coisa a se fazer é definir os seus limites.

Criar uma rotina saudável, possibilita ter mais tempo para fazer as coisas que foram planejadas para aquele dia. E, claro, tentar planejar um cronograma humano, ou seja; nada de assistir a Dark enquanto se concentra nas aulas do EAD… brincadeiras à parte, a coerência e organização são fundamentais nesse processo.

O sono nosso de cada dia

Quem é doido de acordar cedo para fazer as obrigações? Será que existe alguém com esse super poder?

Surpreendentemente, existem comunidades de pessoas que mostram as suas rotinas matinais e como isso influencia no seu dia.

Acordar cedo e fazer o que foi programado parece loucura mesmo nos dias de hoje. Não que você precise “trabalhar enquanto eles domem” – nem recomendo isso. É loucura mesmo.

Buscar uma rotina matinal saudável vai ajudar a tornar as tardes mais leves. Esqueça a história de fazer tudo à noite, já é mais que comprovado que o cansaço vem e muito provavelmente a sua tarefa será adiada.

Então busque acordar cedo e adiantar aquela parte que exige uma mente descansada e um corpo ativo.

______________________________
Por Márcio Mendes – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas