Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Veja como as mídias sociais podem atrapalhar a sua vida profissional.

persons-0033 sad-emoji

O facebook, o Instagram e outras mídias sociais se tornaram febre, principalmente entre os universitários, nos últimos anos com a popularização da internet mobile. Com certeza seu perfil nestas mídias sociais são um ótimo canal para você expor ideias, mostrar sua personalidade e até mesmo fazer amigos. Mas lembre-se, colocar fotos expondo sua vida pessoal e fazer algum tipo de comentário, pode prejudicar seu ingresso em uma empresa desejada ou atrapalhar sua carreira dentro dela.

E isto se confirma com um estudo feito ao redor do mundo pela Eurocom Worldwide, que aponta que 40% dos líderes de empresas que entrevistam candidatos aos mais variados tipos de vagas, analisam os perfis na rede social e 20% já rejeitaram algum candidato após alguma visita.

Este tipo de exposição nas redes sociais também atinge jovens que já têm emprego, assim como conta o jornal inglês D.Mail, que Ashley P. foi demitida de seu trabalho como professora depois de ter postado uma foto em que aparecia tomando uma boa  e bela cerveja e escrever palavrões em um de seus posts nas redes sociais. Ela disse que se surpreendeu quando foi questionada por seu chefe sobre seu perfil nas redes sociais. O caso de S.Bon também ganhou repercussão, quando foi demitida de seu cargo, após postar sobre o fato de seu chefe ganhar 500 vezes mais do que ela.

Por estas e outras razões devemos ter um filtro mental e tomar alguns tipos de cuidado ao fazer nossos posts de cada dia. O primeiro cuidado é ver o quanto o conteúdo que você irá publicar (seja foto ou texto) pode expor você a situações constrangedoras como uma foto de cueca (como vimos o Caetano Veloso) ou um desabafo que expõe algum tipo de opinião polêmica, como Lucas Lima (marido da Sandy) que discutiu, via twitter, com um telespectador do Super Star, quando ele deu a entender que Sandy teria uma “queda” pelo vocalista de uma das bandas do programa.

905198-caetano-veloso-apareceu-de-forma-950x0-2

O segundo cuidado, e não menos importante, é ter um olhar neutro e sensato em relação aos seus posts com opiniões críticas a algum acontecimento ou situação. Por exemplo, posts com opiniões polêmicas sobre religião, política, drogas e etc. Estas opiniões, por mais que sejam embasadas e com bons argumentos, podem prejudicar sua vida profissional, pois podem gerar algum tipo de desconforto entre você e seu chefe ou até mesmo não ir de acordo com as políticas internas da empresa. Por fim, o terceiro e último cuidado é evitar comentários que podem gerar algum tipo de ambiguidade em relação a opiniões preconceituosas. Dificilmente você vai expor claramente algum comentário preconceituoso atrelado a seu perfil, mas muitas vezes estes comentários podem ser ambíguos e dar interpretação a alguma opinião que não representa seu ponto de vista em relação a determinado assunto.
Portanto, use a audiência da internet a seu favor, fazendo posts de forma estratégica, expondo situações que podem aumentar sua credibilidade perante o mercado de trabalho, ou até mesmo encontrando oportunidades e vagas nas fanpages das empresas e atualizando seu LinkedIn.

maxresdefault (1)

Por: Redação Fala! Universidades