Veja 5 filmes com chefes de cozinha como protagonistas
Menu & Busca
Veja 5 filmes com chefes de cozinha como protagonistas

Veja 5 filmes com chefes de cozinha como protagonistas

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Veja 5 filmes com chefes de cozinha como protagonistas

Seja dividindo uma refeição, assistindo a um programa culinário, se existe algo no mundo capaz de unir as pessoas, é a comida. No cinema, não cansamos de sentir o estômago roncando ao admirar os belos pratos montados em cozinhas que nem sempre precisam ser profissionais – mas quando são, não escondem o estresse constante em que vivem os chefs. Para quem se inspira nesses filmes a fim de executar suas próprias criações culinárias, ou para aqueles que, como eu, preferem ficar na arquibancada enquanto os outros se arriscam na cozinha, selecionamos 5 filmes com chefes de cozinha como protagonistas.

Filmes com chefes de cozinha como protagonistas

1. Chef

filmes
Chef. | Foto: Reprodução.

O longa lançado em 2014 acompanha as reviravoltas na vida de Carl Casper (Jon Favreau), talentoso chef de cozinha que vê sua vida desmoronar após uma crítica ruim ser dada ao restaurante onde trabalha. Sem liberdade para inovar em sua própria cozinha, Carl perde a cabeça e o emprego, e decide embarcar em uma nova jornada para se reaproximar do filho e mostrar-lhe o que faz de melhor: cozinhar.

Na viagem pelo país, as risadas são garantidas, assim como a água na boca despertada pelas criações de Carl, um vislumbre da gastronomia de cada parte diferente dos Estados Unidos. Trocando sua bela cozinha por um simples food truck, o que o chef não imaginava era que seu filho também teria muito para ensinar sobre o novo universo das redes sociais.

Com uma trilha sonora que dá vontade de dançar e nomes como Sofía Vergara, Scarlett Johansson, Dustin Hoffman e Robert Downey Jr.Chef é o tipo de filme que pode ser assistido muitas vezes sem nunca perder a graça, com uma única ressalva: não assista se estiver com fome.

2. Pegando Fogo

Pegando Fogo
Pegando Fogo, um dos filmes gastronômicos mais famosos. | Foto: Reprodução.

Lançado em 2015, Pegando Fogo é protagonizado por Bradley Cooper e conta com a participação de nomes como Sienna Miller, Omar Sy, Uma Thurman, Emma Thompson e Alicia Vikander. Em uma narrativa voltada para o drama, o filme não falha em explorar as dinâmicas de poder e tensão que existem dentro de uma cozinha profissional.

Bradley Cooper é Adam Jones, um chef que esteve entre os mais respeitados de Paris, até que o envolvimento com álcool e drogas arruinou sua carreira. Anos depois, Adam decide retomar a profissão e conquistar sua terceira estrela Michelin, mas, para isso, deverá montar uma equipe composta pelos melhores chefs de Londres, o que exigirá corrigir os erros do passado.

Em meio aos muitos obstáculos na vida pessoal do protagonista, a trama não é a mais leve da lista, mas não deixa de exibir pratos elaborados e, como nenhum outro filme, ilustra os conflitos e a agitação que habitam as cozinhas – especialmente as mais renomadas.

3. Sem Reservas

melhores filmes de gastronomia
Sem Reservas. | Foto: Reprodução.

Marcado pelo romance além da culinária, o filme estrelado por Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart e Abigail Breslin é uma adaptação de Simplesmente Martha, obra alemã lançada em 2001.

Na versão de 2007, a protagonista Kate se vê desafiada quando o bem-humorado Nick se torna subchefe de sua cozinha, ameaçando a ordem perfeccionista que imperava até então. Ao mesmo tempo, a intimidadora chef deve lidar com a morte da própria irmã e a chegada da sobrinha Zoe, que não se impressiona com seus dotes culinários e por quem agora será responsável.

Os pratos convidam o espectador à comovente e divertida história de Kate que, em meio a tantas dificuldades, entende que, na vida, diferentemente da cozinha, nem tudo precisa ser calculado.

4. A Festa de Babette

filmes de gastronomia
A Festa de Babette. | Foto: Reprodução.

Em um ritmo mais lento do que as demais sugestões, A Festa de Babette é um filme dinamarquês lançado em 1987 e que se passa no século XIX, em um pequeno vilarejo na Dinamarca. Os poucos habitantes do povoado formam uma comunidade marcada pelo moralismo religioso – presente até mesmo em seu cardápio – e liderada por um pastor de extrema influência, que morre deixando duas filhas: Filippa e Martine.

Quando a parisiense Babette bate à porta das irmãs e se oferece para trabalhar na casa da dupla, nenhuma delas imagina que, anos depois, a cozinheira ganharia um valioso prêmio na loteria. Com o dinheiro, Babette decide preparar uma ceia de despedida em agradecimento a Filippa e Martine, que receberiam todo o vilarejo em sua casa para a festividade.

Apesar da relutância inicial da comunidade, Babette prepara seu banquete, que comemora o que seria o aniversário de 100 anos do falecido pastor e é pano de fundo para risadas, reencontros e revelações inesperadas. Ao final, restam ao espectador o otimismo e, é claro, o apetite.

5. Ratatouille (um dos principais filmes de gastronomia)

ratatouille
Ratatouille é um dos filmes que dá água na boca com seus pratos. | Foto: Reprodução.

O filme de sucesso lançado em 2007 pode trazer estranhamento justamente por se tratar de uma animação, mas não deixa nada a desejar no quesito gastronomia. A trama segue Remy, um rato que sonha em se tornar chef de cozinha, mas vive uma vida mundana junto à sua família, tendo o irmão Emile como único confidente. Quando tudo vira de ponta-cabeça e Remy se vê longe de sua família, ele encontra a oportunidade de realizar seu sonho por meio de Linguini, um simples ajudante de cozinha de bom coração que trabalha no restaurante da principal inspiração do rato: o chef Gusteau.

Assim, em um esquema elaborado que envolve mentiras, puxões de cabelo e a bondade de Linguini, uma parceria é formada para que Remy realize seus sonhos. Mas o que acontece se eles forem descobertos? Apesar de a comida ser toda em desenho animado, a água na boca é real, assim como a mensagem de que qualquer um pode alcançar os seus sonhos – até mesmo um simples rato.

________________________________
Por Bia Morrone – Fala! Cásper

Tags mais acessadas