Veja 5 curiosidade sobre o filme 'Harry Potter e a Câmara Secreta'
Veja 5 curiosidade sobre o filme ‘Harry Potter e a Câmara Secreta’

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Veja 5 curiosidade sobre o filme ‘Harry Potter e a Câmara Secreta’

Segundo filme da saga baseada nos livros de J.K. Rowling, Harry Potter e a Câmara Secreta foi um sucesso mundial. Lançado em 2002, o filme está entre as cem maiores bilheterias mundiais, faturando uma quantia próxima de US$ 880 milhões.

Sua trama gira em torno do segundo ano de Harry Potter (Daniel Radcliffe), Hermione Granger (Emma Watson), Ron Weasley (Rupert Grint) e outros bruxos em Hogwarts. O enredo é pautado pelo suspense em torno de uma série de ataques a alunos nascidos trouxas, realizados por uma criatura abrigada numa antiga e recém-aberta câmara secreta da escola.

Confira, abaixo, cinco curiosidades desse segundo filme sobre o mágico universo de Harry Potter.

netflix
5 curiosidade sobre o filme Harry Potter e a Câmara Secreta. | Foto: Montagem/Reprodução.

5 curiosidade sobre Harry Potter e a Câmara Secreta

1- Foi o último filme de Richard Harris

Durante Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta, o ator que interpretou o diretor Alvo Dumbledore foi o irlandês Richard John Harris. Contudo, uma semana antes da premiere de lançamento do segundo filme, Harris faleceu, aos 72 anos, devido a um câncer.

Dentre os atores considerados para assumir o papel, estavam nomes como Sean Connery, Christopher Lee e até Ian McKellen, o Gandalf de O Senhor dos Anéis. Contudo, foi Michael Gambon, outro irlandês, que interpretou Dumbledore no restante dos filmes da saga, continuando o legado de Harris.

Harry Potter e a Câmara Secreta
Richard Harris como Alvo Dumbledore. | Foto: IMDb.

2- O carro voador é conhecido de Rowling

O Ford Anglia azulado utilizado por Weasley e Potter para chegar a Hogwarts nesse filme não foi completamente fruto da imaginação dos diretores. O carro é, no filme, da maneira que Rowling o descreve no livro, e suas cores e modelo são iguais ao utilizado pela autora e um amigo quando ambos eram jovens – este só não era voador.

A cena em que o veículo é destruído pelo Salgueiro Lutador na chegada dos estudantes em Hogwarts foi uma das primeiras a ser filmada, e foram utilizados 14 carros no processo.

Harry Potter e a Câmara Secreta curiosidades
Ron e Harry no carro voador dos Weasley. | Foto: IMDb.

3- Hugh Grant seria Gilderoy Lockhart

Figura presente em filmes como O Diário de Bridget Jones e Um Lugar Chamado Notting Hill, o britânico Hugh Grant foi cotado para o papel de Gilderoy Lockhart, escritor e professor de Defesa Contra as Artes das Trevas em Hogwarts durante A Câmara Secreta.

O ator chegou a aceitar o projeto, mas acabou mudando de ideia devido a um conflito de agenda com as gravações do filme Amor à Segunda Vista, com Sandra Bullock. Com isso, o extravagante Lockhart foi interpretado por Kenneth Branagh, que acabou por se encaixar perfeitamente no papel.

elenco harry potter
O professor Gilderoy Lockhart. | Foto: IMDb.

4- Dobby apenas no filme

O elfo doméstico Dobby foi uma criação totalmente computadorizada para A Câmara Secreta, não havendo nenhuma forma muito concreta sua durante as filmagens. Ele era constituído de uma espécie de pau de selfie com uma bola laranja, e os atores gravavam todas as cenas interagindo com o objeto, como se fosse o personagem. Apenas depois, nas edições, esse arranjo ganhava vida como o elfo doméstico.

Dobby
Dobby, o elfo. | Foto: IMDb.

5- 80% das corujas dos filmes são reais

Apesar de não ser um dado específico desse filme, é algo também presente nele e em outros da saga: as corujas. Em uma entrevista, Chris Columbus, o diretor dos dois primeiros filmes e produtor do terceiro, revela que cerca de 80% das corujas que vemos nesses filmes são reais.

Várias delas foram treinadas para realizarem os movimentos das cenas, e, apesar das dificuldades com o processo, várias tomadas foram gravadas com corujas reais e editadas posteriormente para retratar situações que requeriam várias corujas no mesmo ambiente, por exemplo.

harry potter na netflix
O salão principal, cenário que contou com várias gravações com corujas. | Foto: IMDb.

Por Isadora Noronha Pereira – Fala! Cásper