Veja 11 alimentos que dão energia para começar a semana
Menu & Busca
Confira 11 alimentos que dão energia para incluir no dia a dia

Confira 11 alimentos que dão energia para incluir no dia a dia

Home > Lifestyle > Confira 11 alimentos que dão energia para incluir no dia a dia

A rotina pode fazer com que nossa vida se torne uma correria sem fim. Mesmo com tantas atividades para serem realizadas ao longo do dia, não é difícil encontrar pessoas que se sintam cansadas e não consigam finalizar tudo que pretendiam. Por isso, é importante adicionar os alimentos que dão energia às nossas rotinas diárias.

Muitas vezes, 24 horas por dia não é o suficiente para fazer tudo que estava programado na agenda. Por isso, muita gente acaba apelando para o café adoçado e para outros alimentos que são cheios de açúcar, mas que as ajudam a se manterem acordadas. Entretanto, existem maneiras de trocá-los por alimentos que dão energia e não engordam.

Se a sua energia é insuficiente até para realizar atividades fundamentais, imagina para treinar, certo? Bom, essa situação pode ser revertida se prestarmos atenção na nossa alimentação e começarmos a comer alimentos que dão energia para treinar e, dessa maneira, será possível continuar com a rotina de exercício que estava planejada.

alimentos que dão energia
Comece a ingerir alimentos que dão energia para um dia mais produtivo e feliz. | Foto: Freepik.

Muitos destes alimentos  que dão energia, devem ser ingeridos até para que consigamos ter a saúde em dia, porque muitos deles são ricos em nutrientes e minerais importantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

É possível comer alimentos que dão energia e que são saudáveis e gostosos, para isso, basta estar atento às recomendações dos nutricionistas e no seu gosto pessoal, para que você consiga mudar seus hábitos e ter um dia mais produtivo, saudável e com energia para dar e vender.

Água

A água dos alimentos que dão energia pode ser considerada a grande rainha. O motivo disso é simples: aproximadamente 70% do nosso corpo é água. Dessa forma, ela está presente em praticamente todas as ações do nosso organismo e, assim, se ela estiver na quantidade adequada, o nosso corpo funciona da melhor forma possível.

A quantidade de água que deve ser ingerida diariamente muda devido a fatores como peso, altura e idade, entretanto, a média geral é de 2 litros. Mesmo que tenha água em praticamente todos os alimentos que ingerimos – principalmente nas frutas – é de suma importância que a água líquida seja ingerida todos os dias em quantidade adequada.

Comece a ingerir alimentos que dão energia para um dia mais produtivo
A água faz parte do nosso corpo e dá energia. | Foto: Freepik.

Frutas

Dos alimentos que dão energia, as frutas podem ser consideradas as grandes queridinhas, pois elas costumam ser bem docinhas e existem várias delas para os mais variados paladares. O ideal é que elas sejam ingeridas no café da manhã, para que o dia já comece a todo o vapor.

Elas são docinhas devido a frutose, açúcar natural presente nas frutas, esse açúcar fornece muita energia ao nosso corpo. Em especial a banana, que tem vitamina B, na qual regula a glicose no organismo, e o coco, que possui uma gordura que é rapidamente transformada em energia para nosso corpo.

 alimentos que dão energia para um dia mais produtivo
As frutas dão muita energia. | Foto: Freepik.

Açaí

O açaí é um dos alimentos que dão energia mais queridinhos do mundo. Mas calma, esse açaí que estamos nos referindo é o que é puramente fruta, e não aqueles sorvetes cheios de confeitos açucarados.

Do açaí, o que mais fornece energia ao nosso corpo é a quantidade de carboidratos presentes nele. Além disso, o açaí tem vitaminas C e B que auxiliam na regulação da pressão e do colesterol. É sempre válido misturar o açaí com frutas e cereais integrais.

açaí
O açaí tem vitaminas C e B. | Foto: Freepik.

Nozes e castanhas

As nozes e castanhas, dos alimentos que dão energia, talvez sejam as mais famosas. Pois, não é incomum encontrá-las em dietas pensadas por nutricionistas, para pessoas que querem mudar sua rotina alimentar.

Bom, sua fama não é em vão, já que além de existirem vários tipos para todos os gostos, as nozes e castanhas contêm magnésio, que ajuda na conversão de energia do nosso organismo. Além disso, elas também têm várias proteínas, fibras e nutrientes.

alimentos
As nozes e castanhas contêm magnésio. | Foto: Freepik.

Chocolate amargo

O chocolate, dos alimentos que dão energia, é um dos mais recorridos. Entretanto, o ideal é trocar o chocolate ao leite pelo chocolate meio amargo ou 70% cacau, pois não é necessariamente o açúcar o grande responsável pelo fornecimento de energia.

Na realidade, o que realmente fornece energia são os chamados flavonoides, que ajudam na saúde do coração e um coração ativo faz com que o corpo fique mais disposto. Além disso, o chocolate também tem cafeína, que fará com que ele mantenha o corpo em alerta.

chocolate
O chocolate também tem cafeína, que mantém o corpo em alerta. | Foto: Freepik.

Pães e cereais integrais

Os pães e cereais integrais são os alimentos mais diversificados, porque eles podem estar em qualquer refeição e se misturar a quase tudo. Neles, o que fornece energia é a presença de carboidratos e é importante consumir os integrais, pois eles farão com que a energia dure mais e, além disso, eles têm fibras que regulam o organismo.

alimentos saudáveis
Pães e cereais. | Foto: Freepik.

Iogurtes

Os iogurtes podem ser considerados um dos alimentos que dão energia. E o maior motivo disso é a presença de probióticos em sua composição, pois esses probióticos farão com que o corpo funcione melhor e, assim, tenha mais energia.

É legal combinar iogurtes com frutas e cereais integrais para que a experiência possa ser melhor e mais proveitosa.

alimentos que dão energia para treinar
Iogurte proporciona energia. | Foto: Freepik.

Água de coco

A água de coco, dos alimentos que dão energia, é a mais refrescante. Além de deliciosa, a água de coco tem minerais e vitaminas que ajudam no funcionamento do organismo.

água de coco
Os cocos produzem energia para o nosso corpo. | Foto: Freepik.

Peixes

Ricos em cálcio e ômega 3, os peixes são alimentos que dão energia e que ajudam no bom funcionamento do coração, da mente e da circulação.

alimentos que dão energia e não engordam
O peixe é uma boa fonte de energia. | Foto: Freepik.

Folhas escuras

As folhas escuras, dos alimentos que dão energia, talvez sejam as mais proveitosas. Porque elas têm vitaminas A e C, vários nutrientes, minerais, cálcio, fibra, ferro e até proteína. Tudo isso faz com que essas folhas escuras tenham grande validade no funcionamento do corpo e, consequentemente, nos fornecem bastante energia.

alimentos que dão energia
As folhas escuras fornecem bastante energia. | Foto: Freepik.

Mel

Muita gente troca o açúcar pelo mel em receitas que pedem um docinho a mais. Isso se deve ao fato de o mel ter glicose e frutose, esses açúcares dão energia ao nosso corpo. Além disso, o mel tem vitamina B e C e vários minerais que fazem uma desintoxicação em nosso corpo, aumentando a nossa disposição.

mel
O mel tem vitaminas B e C. | Foto: Freepik.

Conheça os alimentos que dão energia que são vendidos na empresa Ingredientes Online! Não deixe de conferir o pó de açaí e o de guaraná que, sem sombra de dúvidas, farão com que seu dia seja muito mais produtivo.

_______________________
Por Amanda Chaves – Fala! UFG

Tags mais acessadas