5 atividades físicas que se popularizaram na pandemia
Menu & Busca
5 atividades físicas que se popularizaram na pandemia

5 atividades físicas que se popularizaram na pandemia

Home > Lifestyle > Saúde > 5 atividades físicas que se popularizaram na pandemia

​Com a pandemia do novo coronavírus, muitos aspectos da vida social foram alteradas. Dentre eles, a prática de atividades físicas. Para os amantes da academia, ficou cada vez mais difícil frequentar o ambiente com segurança e a alternativa foi procurar outras formas de se exercitar. 

No entanto, os exercícios físicos estimulam o sistema imunológico e se tornam ainda mais importantes em tempos de pandemia. Por isso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os exercícios devem se manter respeitando o distanciamento físico e a utilização do álcool em gel como medidas de proteção.

atividades físicas
Exercitar-se com proteção é essencial. | Foto: Freepik.

​As 5 atividades físicas que mais cresceram na pandemia

​Para compreender melhor como os brasileiros estão se comportando na pandemia. O Google, por meio de seus mecanismos de buscas, realizou uma pesquisa com 2 mil brasileiros entre 24 e 26 de novembro de 2020 e concluiu: os brasileiros estão optando por esportes individuais. 

Entre março e novembro de 2020, as buscas por exercícios em casa cresceram duas vezes. Além do aumento do interesse no ciclismo (+144%) e na natação (+230%). Já segundo a pesquisa da Sport Track, em parceria com o Google, o público também começou a praticar caminhada (23%), corrida (18%) e bicicleta (10%). O estudo ainda mostra que a porcentagem dos que declaram praticar esportes cresceu de 58% em 2018 para 69% em 2020. Isto é, com o isolamento, o número de pessoas que buscaram exercícios aumentou. 

Saiba mais sobre os exercícios mais populares: 

1. Yoga 

A yoga é uma técnica muito associada ao relaxamento da mente e do corpo. No entanto, ela pode trazer muitos outros benefícios para quem o pratica. Se você está buscando uma forma de se concentrar melhor, ter um bom sono e aprender a ter controle emocional, a meditação é o caminho certo para você atingir o bem estar. Há vários tipos e formas de meditar e você pode escolher a que mais te deixa concentrada. O importante é relaxar o corpo e a mente e o melhor: pode ser feito em casa! 

2. Corrida e caminhada 

O atletismo é uma ótima aposta para quem quer praticar uma atividade ao ar livre e de forma individual. No entanto, não se esqueça da máscara! Para os que têm menos condicionamento físico e também querem se exercitar, fazer uma caminhada também é uma ótima opção. 

3. Ciclismo 

Outra prática que exige ser feita ao ar livre e você pode fazer de forma individual é andar de bicicleta. Em ritmos mais lentos ou mais rápidos, você trabalha vários músculos e ainda se diverte!

4. Nado

Os ingredientes utilizados para tratamento da piscina, incluindo o cloro, são suficientes para matar o vírus. No entanto, na hora de nadar, a preocupação deve estar com as pessoas que estão ao lado. Fique atento com a distância das raias e o compartilhamento dos vestiários. 

​5. Skate

Para os amantes de um novo esporte, a prática de skate deu um verdadeiro “boom” em 2020 por ser um esporte individual e ao ar livre. Assim sendo, muitas pessoas começaram a se interessar e querer aprender o esporte. No entanto, é claro que para a prática desse esporte é necessária a compra de aparatos técnicos e bastante treino!

​Como praticar atividades físicas com segurança?

No atual cenário, as atividades físicas praticadas ao ar livre se tornam, então, uma ótima opção. Confira algumas medidas de proteção que devem ser tomadas para esses casos:

  • Use máscara;
  • Escolha horários e locais com menor circulação de pessoas;
  • Evite aglomerações quando estiver praticando atividades físicas;
  • Se a atividade for em grupo, mantenha uma distância de pelo menos 2 metros entre os participantes;
  • Utilize álcool em gel 70% para efetuar a limpeza dos equipamentos à sua disposição em parques e praças públicas;
  • Procure a orientação de um profissional de Educação Física para realizar exercícios regulares ou aprender novas atividades físicas.

___________________________
Por Maria Júlia Melo – Fala! Uerj

Tags mais acessadas