13 dicas para a primeira tatuagem
Menu & Busca
13 dicas para a sua primeira tatuagem

13 dicas para a sua primeira tatuagem

Home > Lifestyle > 13 dicas para a sua primeira tatuagem

Muita gente sonha em fazer a sua primeira tatuagem. Minimalista ou mais ousada, é preciso tomar cuidado com a sua tatuagem, seguindo exatamente o que o tatuador orienta. Somente assim terá um bom resultado.

Os cuidados com a tatuagem são muitos importantes, eles evitam a ocorrência de possíveis infecções, além de garantirem uma melhor definição do desenho e durabilidade das cores. Mas nem todos sabem como fazer o tratamento correto, principalmente se essa for a sua primeira tatuagem. 

Então, se esse é o seu caso, confira algumas dicas para a primeira tatuagem.

dicas para a primeira tatuagem
Seguir algumas dicas para a primeira tatuagem podem melhorar o resultado final. | Foto: Unsplash.

Antes da tatuagem

1. Escolher um bom profissional (H3)

Fazer a “minha primeira tatuagem” é o desejo de muitas pessoas, mas há chances de o resultado não sair como esperado. Isso porque, nem sempre é escolhido um bom profissional para fazer a tatuagem.

Pesquise sobre o profissional antes de fazer a sua primeira tatuagem. É essencial procurar por referências e ver trabalhos anteriores. Lembre-se também que cada profissional tem um estilo de tatuagem. 

Além disso, escute o tatuador quando ele disser que algum desenho não ficará legal, isso ajudará em um resultado mais harmonioso. Muitas vezes, o cliente tem ideias para primeira tatuagem que não dão certo na pele, apesar de serem bonitas no papel. Vários fatores, como o envelhecimento, devem ser levados em conta, também há mudanças no corpo que podem acabar fundindo traços próximos ou deformando-os.

Portanto, para que o sonho da “minha primeira tatuagem” não se transforme num pesadelo, você deve ir até um bom profissional. Além disso, escute o que ele tem a dizer e siga todas suas recomendações. Afinal ninguém quer que a sua primeira tatuagem dê errado!

2. Pense no desenho

Uma das dicas para primeira tatuagem é não fazer um desenho baseado no que está na moda. Isso provavelmente fará com que você enjoe, se canse e queira tirar aquela tatuagem. 

Por isso, dê prioridade às ideias para primeira tatuagem que tem um significado pessoal para você. Tenha em mente que tatuagem é algo permanente.

3. Definir a parte do corpo que quer a tatuagem

É preciso fazer, ainda, mais uma escolha: em que local do corpo a tatuagem será feita. Antes você deve pensar em sua tolerância à dor, formato e tamanho do desenho. 

Para a primeira tatuagem, e caso for uma pessoa que enjoa fácil, o mais indicado para saber se vai mesmo se adaptar é priorizar lugares que ficam menos expostos. Não cubra com tatuagem pintas e verrugas, e sim procure um médico.

4. Alimente-se e durma bem

Não há só cuidados com a tatuagem nos primeiros dias, mas também no dia que a precedem. Ou seja, antes de fazer a sua primeira tatuagem você precisa ter uma boa noite de sono e boa alimentação, inclusive não beber álcool ou qualquer tipo de drogas. 

Uma vez que, essas atitudes não são recomendadas por afetarem o processo de cicatrização e aumentam as chances de haver alguma reação mais séria no local da tatuagem.

Inchaço, vermelhidão e coceira

5. Aplique pomada cicatrizante na tatuagem

Você também precisa saber como cuidar da tatuagem nos primeiros dias para diminuir as reações locais causadas pela tatuagem, que geralmente acontecem. Depois da remoção ou entre as trocas do plástico é recomendada a aplicação de uma pomada cicatrizante na tatuagem duas ou três vezes ao dia. 

Além disso, outros cuidados com a tatuagem nos primeiros dias é manter a região da tatuagem bem limpa e seca, não úmida.

6. Não retire casquinhas que se formam sobre a tatuagem 

Coceiras no local da tatuagem irão aparecer após uma semana. É comum que elas surjam, já que são uma consequência da formação de casquinhas. Para evitar isso é indicado que você aplique em sua primeira tatuagem hidrantes. E tente ao máximo não coçar, para que as casquinhas  caiam de forma natural.

7. Não fique com o plástico sobre a tatuagem por muito tempo

O uso do plástico serve para evitar a entrada de bactérias em um momento em que a pele está mais sensível. O tempo em que ele permanecerá depende da tatuagem e será definido pelo profissional. 

Mas esse plástico, que fica na pele por pelo menos quatro horas, precisará ser removido depois de um tempo e trocado de horas em horas. Caso contrário, será criado um ambiente úmido e quente propício à proliferação de bactérias no local da tatuagem.

Primeiro dia após a tatuagem

Como cuidar da tatuagem nos primeiros dias inclui um certo nível de repouso. Não é indicado fazer atividades físicas nas primeiras semanas e nem tomar sol por um mês, muito menos no primeiro dia após a tatuagem, porque o suor pode deslocar a tinta que ainda não está totalmente acomodada e trazer infecções. Os raios UV também causam inflamações que podem originar atrasos no processo de cicatrização da tatuagem.

Para saber mais sobre o assunto, o blog da Don’t Touch tem uma matéria sobre os cuidados com as novas tatuagens. Acesse o site e não deixe de conferir o conteúdo!

Lavagem

9. Mantenha a região da tatuagem bem higienizada

Um dos cuidados com a tatuagem nos primeiros dias é a lavagem. Mas algumas pessoas que vão fazer a primeira tatuagem podem não saber como fazer esse processo.

É necessário remover os restos de sangue e células mortas. Antes de começar a limpeza lave as mãos, depois jogue água corrente e esfregue levemente com os dedos o local da tatuagem.

Não use esponja e panos. Apenas depois de alguns dias aplique o sabonete antibacteriano suave. O mais recomendado é lavar com água morna a tatuagem, sem formar vapor de água para que os poros da pele não abram, facilitando a entrada de bactérias ou remoção da tinta. 

10. Seque a região da tatuagem

Seque o local da tatuagem com toalhas de papel descartável ou deixe secar naturalmente ao ar livre. Já as toalhas são mais agressivas à pele e costumam ter mais bactérias.

Cuidados constantes

11. Hidratar o local da tatuagem

Há dicas para a primeira tatuagem que vão além do processo de cicatrização. Por exemplo, a hidratação que deve ser um hábito constante quando falamos de pele com tatuagem.

12. Usar protetor solar

Cuidados com a tatuagem nos primeiros dias que precisam continuar sempre é proteção contra os raios UV. Use o filtro solar toda vez que sair no sol. Poucas pessoas que vão fazer a sua primeira tatuagem sabem disso.

13. Evitar pancadas e cortes em cima da tatuagem

Mais uma das dicas para a primeira tatuagem é evitar lesões na região. Isso porque, a tatuagem naturalmente deixa o local mais sensível, por isso, é bom sempre evitar pancadas e cortes na região. Saiba mais sobre a realização da  sua primeira tatuagem!

____________________________
Por Camila Nascimento – Fala! Cásper

Tags mais acessadas