Varíola dos macacos, o que é e quais são os sintomas?
Menu & Busca
Varíola dos macacos, o que é e quais são os sintomas?

Varíola dos macacos, o que é e quais são os sintomas?

Home > Lifestyle > Saúde > Varíola dos macacos, o que é e quais são os sintomas?

Após passarmos pelo período mais crítico da pandemia, que exigiu de nós muita paciência e confiança na ciência, fomos surpreendidos com uma nova ameaça viral que a cada dia tem os seus números de infectados crescendo: a varíola dos macacos. O Brasil já conta com a infecção comunitária da doença, o que significa que para ser infectado não é necessário ter viajado para outro país.

Hoje vamos entender um pouco mais do que se trata essa doença que fez a OMS declarar situação de emergência global.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma zoonose, ou seja, assim como a raiva, ela é transmitida aos seres humanos pelos animais. O vírus causador desta patologia é o monkeypox, pertencente à família de outros vírus que já são conhecidos por nós, como o da varíola.

Atualmente, os cientistas já identificaram duas cepas do vírus da varíola dos macacos. Uma delas é proveniente da bacia do Congo, África Central, a outra da África Ocidental, que causa uma doença menos grave quando comparada.

varíola dos macacos, varíola dos macacos sintomas, varíola do macaco, doença varíola dos macacos sintomas, doença varíola dos macacos, varíola dos macacos transmissão
Varíola dos macacos: sintomas e tratamento. | Foto: Reprodução Dado Ruvic/Reuters/montagem.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão ocorre pelo contato direto e indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mesmo pela mucosa de pessoas ou animais infectados. O biomédico Roberto Martins dá mais detalhes sobre essa transmissão, para ele: “A única semelhança com a covid é que a infecção pode acontecer por meio de gotículas de saliva. No entanto, no caso da varíola dos macacos não se tem registro de portadores assintomáticos, como ocorre com a covid.”.

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns que quem é infectado costuma apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas e lesões na pele que costumam aparecer em até três dias da aparição dos sintomas iniciais.

A duração média desses sinais é de duas a quatro semanas e a doença tem a taxa de mortalidade menor do que a da covid e da varíola.

Como evitar a varíola dos macacos?

Adotar algumas ações que já estamos acostumados pode ajudar a evitar o contágio por essa doença, como o uso de máscaras e a higienização das mãos.

Vale destacar ainda que as pessoas que forem diagnosticadas com a varíola dos macacos ou tiverem alguma suspeita, além de adotar esses mesmo hábitos devem procurar tratamento médico e ficar em isolamento.

______________________________________________

Por Ronald Souza – Fala! Universidade Federal do Pará

Tags mais acessadas