Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Vans Custom Culture Brasil: Uma exposição de arte com tênis da Vans customizados

Neste último sábado (19/11) nós colamos na Festa de Premiação do Vans Custom Culture Brasil 2016, um projeto da marca Vans que consiste em levar a arte para as escolas públicas do Brasil.

O rolê funcionou da seguinte maneira: 250 escolas públicas do Brasil estavam inscritas, sendo que cada escola recebeu 3 pares de tênis para serem customizados pelos próprios alunos.

nove

Depois disso, o projeto selecionou as 10 melhores escolas para expor seus respectivos tênis numa exposição na Galeria Olido, no centro de São Paulo.

A Vans ainda premiou as 3 melhores escolas, que foram votadas pelos júris Luka, Marcelo Sommer, bárbara Muller, Baleia e Skatelixos. O primeiro colocado ganhou R$ 10.000,00 em materiais de arte e mais R$ 2.000,00 em produtos da Vans. Já o segundo colocado ganhou R$ 4.000,00 em materiais artísticos e mais R$ 1.500,00 em produtos Vans, enquanto o terceiro colocado ganhou R$ 3.000,00 em materiais de arte e R$ 1.000,00 em produtos da marca.

dsc09030

Além do trabalho dos alunos, alguns convidados especiais também participaram da exposição, sendo eles artistas visuais, um estilista, uma tatuadora, uma surfista, um skatista, entre outros.

Confira o trabalho das escolas:

Colégio Bom Jesus Canarinhos – Rio de Janeiro

sociedade-educacional-do-guaruja-sp

sociedade-educacional-do-guaruja-1

sociedade-educacional-do-guaruja-2

Confira o trabalho dos artistas:

Satiro Dos Santos Filho (Baleia)

baleia-1

Baleia é de Florianópolis e trabalha como gari, mas nos últimos 14 anos começou a trabalhar com coleta seletiva na ilha de Florianópolis/Santa Catarina.

Hoje, Baleia utiliza material reciclável para produzir sua arte, além de palestrar e dar aula sobre o assunto para crianças da escola pública e privada.

FALA!: Como a arte mudou a sua vida?

Baleia: Eu conheci a arte através de um mosaico. Daí eu comecei a me lapidar a partir da opinião dos outros, que viam meus mosaicos e apontavam o que eu deveria ajustar. Hoje, eu já ensinei arte para mais de 1.000 crianças.

João Paulo (Nove)

nove-1

FALA!: O que você achou do projeto?

Nove: “É um projeto que dá força para a molecada que ainda tem medo e insegurança para seguir no ramo artístico, mas que ao mesmo tempo tem total vocação para isso. Este projeto é democrático e dá oportunidade pra qualquer pessoa participar, para expor seu trabalho autoral e ter um mérito por isso. Espero que esse projeto se propague por muito mais tempo, porque é de projetos assim que o Brasil precisa”.

Fabinho (SkateLixos)

skatelixos1

FALA!: Quais foram as suas inspirações para a arte nos tênis?

Skatelixos: “Em um dos tênis eu pensei mais nas sacadinhas do dia a dia, uma tiração do diálogo do skate, das olimpíadas com o skate, com o intuito de mostrar mais o meu desenho, os meus traços. Já no outro, eu me inspirei numa pegada mais estilizada. Me inspirei na cidade e nas motos, nas motos antigas que os caras penduravam várias coisas, como bonecos ou caveiras, e aí coloquei isso no tênis cano alto.

Foi isso. Em um deles eu coloquei mais o meu desenho, e no outro eu coloquei algo do meio urbano”.

Akemi Igashi

akemi-igashi-2

Bárbara Muller

barbara-muller-1

Bicicleta Sem Freio

bicicleta-sem-freio-2

Daniel Zero

daniel-zero-2

Luka

luka-1

Marcelo Barnero

marcelo-barnero-1

Marcelo Sommer

marcelo-sommer-1

E estes foram os tênis apresentados no Vans Custom Culture Brasil 2016, que estarão expostos até o dia 25 de novembro na Galeria Olido (Av. São João 473). Não deixe de conferir pessoalmente.

dsc08936

Por: Marcelo Gasperin – Fala! Universidades