'Um Clássico Filme de Terror': conheça a nova produção italiana da Netflix
Menu & Busca
‘Um Clássico Filme de Terror’: conheça a nova produção italiana da Netflix

‘Um Clássico Filme de Terror’: conheça a nova produção italiana da Netflix

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Um Clássico Filme de Terror’: conheça a nova produção italiana da Netflix

Cada gênero do cinema é marcante e carrega elementos memoráveis. Pensando assim, o que não pode faltar em um filme de terror? Pessoas sozinhas em um lugar deserto? Um grupo de amigos em uma viagem onde os planos saem de ordem? Ou quem sabe rituais macabros feitos por homens mascarados? E é claro, se estamos falando de terror, não há como esquecer daquela trilha sonora assustadora para elevar a tensão. Seja o que vier à sua mente sobre este gênero, Um Clássico Filme de Terror, novo longa-metragem italiano da Netflix, quer mostrar “tudo isso que você já viu antes, mas com novas regras”. 

Na trama, cinco pessoas, que não se conhecem, partem para o mesmo destino em uma viagem de trailer ao sul da  Itália. Porém, eles sofrem um acidente devido a uma carcaça de animal que estava na estrada. Após se organizarem para continuar a jornada, eles descobrem que o caminho de onde vieram, desapareceu. Assim, o que resta para o grupo é entrar em uma densa floresta. Ao iniciarem a trilha no local, eles se deparam com uma casa de aparência macabra e decidem explorar. Contudo, o que eles não sabem é que tanto a casa quanto a floresta são usadas por pessoas que fazem rituais sombrios com forças sobrenaturais.

Um clássico filme de terror netflix
Um Clássico Filme de Terror. | Foto: Reprodução/Youtube.

Um Clássico Filme de Terror é dirigido pelos italianos Roberto De Feo e Paolo Strippoli. Já o roteiro, fica sob a responsabilidade de David Bellini e Milo Tissone. Maldita Luz (O Chamado 3), Yuliia Sobol (Crianças da Noite), Alida Baldari Calabria (Pinóquio, de 2019), Will Merrick (Dead Pixels) e Francesco Russo (Classe Z) são nomes que formam o elenco.

Por que assistir a Um Clássico Filme de Terror?

Em Um Clássico Filme de Terror, diversas referências a outras obras do gênero são apresentadas. Nesse sentido, os diretores exibiram na narrativa, elementos que fizeram parte de grandes sucessos do terror, tais como Mindsommar: O mal não espera (2019), João e Maria: os caçadores de bruxa (2013), A Bruxa (2019) e O Massacre da Serra Elétrica (1974).

No trailer, também é possível conferir que os próprios personagens conhecem os clássicos e um deles chega a comentar sobre Pennywise, o palhaço assassino de It (2017).

netflix
Novo filme da Netflix é aposta do gênero terror. | Foto: Reprodução/Youtube.

Diante disso, em uma entrevista a revista Scream, o diretor Roberto De Feo contou que o projeto consistia em mostrar uma versão alternativa de tudo aquilo que as pessoas já conhecem sobre o terror. “Queríamos realmente elaborar um ‘clássico filme de terror’ usando todos os clichês que assistimos em obras deste gênero quando éramos crianças e durante nossas vidas até aqui”, contou.

Assim, De Feo explica que a diferença do novo longa-metragem é a justamente por ser um filme de terror italiano. “Todos os elementos que já são conhecidos pelos fãs de terror estão ali: um grupo de amigos, uma floresta com animais mortos, uma casa mal-assombrada… Mas, no meio de todos os clichês, nós apresentamos uma narrativa que vem do folclore italiano. E essa foi a nossa conquista com a produção: mostrar para as pessoas tudo o que elas já conhecem, mas a partir de uma perspectiva italiana”.

Nas décadas de 60 a 80, quando o movimento giallo (“amarelo” em italiano) atingiu o auge, o terror italiano mudou os paradigmas do cinema. Esse estilo se caracterizava por apresentar histórias de suspense que envolviam assassinatos em série investigados por um detetive.

Essas narrativas foram adaptadas às telas e influenciaram outras produções dos thrillers ao longo dos anos. Nesse sentido, dois cineastas foram aclamados por levarem o terror italiano a ser prezado mundialmente: Dario Argento, que dirigiu o clássico Suspiria (1977) e Mario Bava, diretor de Olhos diabólicos (1963). Por essa razão, Roberto De Feo e Paollo Stripolli querem por meio de Um clássico filme de terror fazer o cinema da Itália ser aclamado outra vez neste gênero.

filme de terror netflix
Cena de Um Clássico Filme de Terror. | Foto: Reprodução/Youtube.

Além disso, em muitos países, como França e Brasil, a Netflix precisa atender à regulamentação da produção de conteúdo nacional. Isso significa que a plataforma de streaming deve produzir uma porcentagem específica de filmes ou séries daquele país.

Desse modo, ainda segundo contou o diretor, esse investimento da Netflix foi crucial para dar visibilidade ao longa, e até mesmo, alcançar o TOP 10, em alguns catálogos. “Eles criaram uma divulgação maravilhosa, especialmente na Itália. Por isso, estamos confiantes que a partir deste filme, as pessoas irão confiar mais no cinema italiano, e principalmente no terror italiano”, celebrou.

Portanto, se você é alguém que não perde nenhum destes filmes, que aumentam a adrenalina e tiram o sono, não deixe de conferir Um Clássico Filme de Terror, que está no TOP 10 da Netflix.

Sinopse e trailer oficiais

Neste suspense arrepiante, um grupo que viaja pela Itália fica preso na floresta, e parece que não vai ser tão voltar… com vida.

Netflix.

Ficha técnica de Um Clássico Filme de Terror (Netflix, 2021)

Título original: A Classic Horror Story
Lançamento: 14 de julho de 2021
Duração: 1h 35m
Gênero: Terror
Classificação: 16 anos 
Origem: Itália

____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas