Telenovelas: 5 novelas brasileiras com elementos fantásticos
Menu & Busca
Telenovelas: 5 novelas brasileiras com elementos fantásticos

Telenovelas: 5 novelas brasileiras com elementos fantásticos

Home > Entretenimento > Famosos e TV > Telenovelas: 5 novelas brasileiras com elementos fantásticos

Conheça histórias que trouxeram fantasia e magia em suas tramas

As novelas possuem vários elementos que são utilizados nas tramas para chamar a atenção do público e conquistar os telespectadores. Além disso, diferentes aspectos da história podem contribuir para a construção das narrativas dos personagens. Assim, os elementos fantásticos aparecem em várias novelas como parte importante de seus enredos. Dito isso, confira, a seguir, 5 novelas brasileiras conhecidas por seus elementos fantásticos e fantasiosos!

Confira 5 novelas brasileiras com elementos fantásticos.
Confira 5 novelas brasileiras com elementos fantásticos. | Foto: Reprodução.

5 novelas com elementos fantásticos

1. O Bem-Amado (1973)

Além de ter sido a primeira novela a ser exibida em cores, O Bem-Amado também trouxe inovações no campo de elementos fantásticos em novelas. A novela escrita por Dias Gomes foi ao ar na faixa das 22h e fazia sátiras políticas por meio das histórias envolvendo o protagonista da trama: o prefeito corrupto Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo). O elemento fantástico da narrativa aparece no personagem Zelão das Asas (Milton Gonçalves), personagem que almejava voar e que conseguiu realizar este feito no final do folhetim.

2. O Sétimo Guardião (2018-2019)

O Sétimo Guardião foi uma novela da Rede Globo das 21h, escrita por Aguinaldo Silva. A trama possui diversos elementos do realismo fantástico e se passa em Serro Azul, uma cidade do interior que abriga uma fonte com propriedades que curam e rejuvenescem. Existem sete guardiões que têm a difícil missão de cuidar da fonte para que nada de negativo aconteça com ela. A história é permeada por narrativas misteriosas, muitos segredos e curiosamente um de seus personagens que mais ganhou destaque foi o gato Léon. 

3. Saramandaia (1976)

Saramandaia foi uma novela da Rede Globo transmitida na faixa das 22h. A trama escrita por Dias Gomes introduziu o realismo fantástico na teledramaturgia e contou as várias histórias que se passavam na cidade de Bole-Bole. O enredo central envolvia a mudança de nome da cidade, pois enquanto os tradicionalistas almejavam manter o nome vigente, os mudancistas defendiam a troca do nome para Saramandaia. Dentre os diversos elementos fantásticos da novela, podemos citar: personagens que voavam, personagens com formigas saindo do nariz e a icônica Dona Redonda, que explodiu após comer muito. 

4. Da cor do pecado (2004)

A novela Da cor do pecado foi exibida na Rede Globo, no horário das 19h, e contava o romance dos personagens Paco (Reynaldo Gianecchini) e Preta (Taís Araújo). Além da trama principal, um núcleo que chamou a atenção dos telespectadores foi o da família Sardinha. Na história, Mamuska (Rosi Campos) preparava uma sopa mágica que fornecia força para seus filhos lutadores, Apolo (Reynaldo Gianecchini), Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschling) e Abelardo (Caio Blat). A receita mágica, que é muito importante para a família de lutadores e ficava bem escondida para não cair em mãos erradas.

5.  Vamp (1991-1992)

O sucesso das 19h, Vamp, também é um exemplo de uma trama que é marcada por vários elementos fantásticos. A novela da Rede Globo, escrita por Antônio Calmon, mergulhou no mundo dos vampiros e inovou ao narrar a história de um acordo feito entre a roqueira Natasha (Claudia Ohana) e o chefe dos vampiros conde Vladimir Polanski (Ney Latorraca). O objetivo da roqueira no pacto era conquistar ascensão em sua carreira. Assim, a novela ganhou destaque por seus figurinos, maquiagem, efeitos e o aspecto musical desenvolvido na trama. 

________________________________________________________

Por Camille Magri Garabosky – Fala! Cásper

Tags mais acessadas