A quarentena afeta a saúde mental da maioria da população. Pelo menos é o que mostrou um estudo publicado pela Revista Científica The Lancet. O levantamento revelou que os casos de estresse e ansiedade cresceram muito, e os de depressão aumentaram aproximadamente 90%.
Nos dados, as mulheres se sobressaem aos homens. Alguns fatores são: trabalho doméstico e cuidado com os filhos sem parar o trabalho de antes, agora realizado à distância. Outros motivos relevantes que podem interferir na vida de qualquer um em isolamento são: doenças já existentes, necessidade financeira de sair de casa e alimentação desregulada.
As crises momentâneas fazem com que os indivíduos busquem por alimentos menos saudáveis que transmitem a sensação de prazer, mesmo por um pequeno período de tempo. Ceder às tentações pode ocasionar um ciclo vicioso devido ao açúcar, ingrediente presente na maioria destes produtos.
Ciclo vicioso do açúcar
Esta sequência acontece devido ao consumo de carboidratos simples em excesso, ou seja, de uma alimentação desequilibrada que não contém quantidades significativas de proteína e gordura.
Entenda de uma forma mais simplificada: após você ingerir açúcar/carboidratos simples, a glicemia (concentração de açúcar no sangue) irá aumentar e você terá um aumento de “hormônios da felicidade” como dopamina. Após a consequente diminuição da glicemia, você sentirá fome e compulsão. Assim o ciclo se reinicia.
Substituições inteligentes e saudáveis
E, para lidar com momentos de vontade por um alimento específico, existem diversas substituições que podem ser mais saudáveis e nutritivas. Afinal, neste caso, não só a calorias importam.
Salgadinhos industrializados
Troque por pipoca preparada de uma maneira mais saudável, sem óleo: na pipoqueira ou na água.
Misto quente
Substitua por uma crepioca: contém mais quantidade de proteína, fibras, menos gordura e menos sódio.
Sorvete
Experimente substituir por um smoothie. E caso você não saiba como prepara-lo, clique aqui!
Bolo de chocolate
Pode ser trocado por panquecas funcionais ou bolos de caneca mais saudáveis. Confira a receita de uma panqueca low carb clicando aqui!
Brigadeiro
Existem diversas receitas de versões mais saudáveis do tradicional brigadeiro. Confira clicando aqui uma opção muito fácil, com ingredientes que você possivelmente tenha em casa!
Referências: Revista científica The Lancet