Stand Up Comedy: Saiba de onde veio e como funciona
Menu & Busca
Stand Up Comedy: Saiba de onde veio e como funciona

Stand Up Comedy: Saiba de onde veio e como funciona

Home > Entretenimento > Cultura > Stand Up Comedy: Saiba de onde veio e como funciona

O Stand Up vem conquistando multidões pelo Brasil e pelo mundo todo, saiba um pouco mais sobre ele

Comédia em pé” é a tradução literal para Stand Up Comedy e, dessa forma, o próprio nome já explica como ela funciona. Nos últimos anos, o Stand Up vem conquistando cada vez mais o gosto dos brasileiros, algo que era um tanto complicado há cerca de 20 ou 30 anos. Afinal, o conhecimento a respeito dessa modalidade de humor era algo direcionado às classes mais elevadas na sociedade brasileira.

Entretanto, isso começou a mudar no final do século XX e, desde então, surgem cada vez mais comediantes de Stand Up. Apesar de fazer todo mundo cair na gargalhada, esse termo em inglês ainda deixa a população um pouco desorientada, com dúvidas do que é exatamente, de onde veio ou quando surgiu.

Stand Up
Saiba de onde veio e como funciona o Stand Up. | Foto: Reprodução.

Origem

A real origem do Stand Up Comedy é incerta, para não dizer desconhecida. Não existe um consenso sobre como exatamente surgiu, apenas algumas teorias baseadas em comportamentos semelhantes. A princípio, a informação mais próxima da certeza que se possui é que surgiu na América do Norte, mais precisamente nos Estados Unidos.

Algumas semelhanças que esse gênero de comédia possui é justamente com o bobo da corte. Para muitos, ele é considerado uma espécie de palhaço da realeza na Idade Média, mas, na verdade, Bobos da Corte ou Bufão, como eram conhecidos, eram profissionais do riso. De fato, eram contratados para entreter o rei e a rainha, mas eles, ao contrário do que dizem, não tinham nada de bobos. Eram pessoas sábias, que conseguiam arrancar risos com ironia e sarcasmo, eles não ironizavam apenas a si mesmas, mas também a plateia ou até mesmo a realeza. Dessa forma, lembrando muito o atual Stand Up, o Bobo da Corte fazia outros números além das piadas, como mimica e malabarismo, mas, ainda assim, sua caraterística mais forte era o humor.

Pode se afirmar que as raízes do Stand Up vieram de costumes do entretenimento dos Estados Unidos durante o fim do século XIX, um exemplo disso é o monólogo humorístico. Nessa época, os humoristas dessa modalidade eram vistos ainda como contadores de piadas ou anedotas, sem um reconhecimento maior. Suas apresentações eram geralmente feitas para “esquentar” a plateia de programas de rádio nos EUA.

Jack Benny, Fred Allen e Bob Hope são considerados os pais do Stand Up Comedy, eles que eram mestres de cerimônia, na era de ouro do rádio, geralmente começavam seus programas com números cômicos. Logo, esses “mestres” passaram a abrir shows noturnos, com improvisações, discussões de forma engraçada ou introduzindo bandas. Esse estilo também passou a estar presente na televisão, e não demorou muito para as pessoas começarem a frequentar clubes apenas para assistir a esses monólogos humorísticos.

O que é Stand Up Comedy

Muitas pessoas pensam que o Stand Up está relacionado ao improviso, mas, na verdade, isso está bem longe do que realmente é esse gênero humorístico. Os textos apresentados nessa modalidade são geralmente autorais e falam sobre assuntos relacionados ao cotidiano do comediante, entre tantos outros temas possíveis de se abordar. As apresentações devem sempre acontecer sem o auxilio de cenários, objetos ou até mesmo trilha sonora, no palco só deve estar o humorista e o microfone.

É sempre bom pontuar que, no Stand Up, não se usam personagens. Um termo muito conhecido que define a modalidade é “comédia de cara limpa”, onde o comediante mostra no palco sua própria persona e o seu jeito de ser. Esse é um dos motivos pelos quais as piadas devem ser originais, ao contrário das famosas anedotas que todos estão acostumados. Para realizar esses shows, existem algumas técnicas e macetes para auxiliar nesse processo.

Veja alguns termos utilizados no universo do Stand Up Comedy:

  • Set Up: Consiste na história que o humorista conta para dar uma base para a piada.
  • Puch ou puchline: É basicamente a piada que foi preparada pelo Set Up, ela que dá a graça ao texto e possui um final inesperado.
  • Call Back: Como o nome já diz, “chama de volta” é quando o comediante retoma algum tópico ou piada de seu texto em um novo assunto, sendo ele diferente do primeiro.

O Stand Up possui peculiaridades em suas noites shows, conheça alguns exemplos:

  • Open Mic: É o momento em que o microfone do show fica aberto para um iniciante ou aspirante testar suas piadas durante 3 minutos.
  • Canja: Acontece quando um humorista profissional testa um material de 8 minutos em um show que não é o seu.
  • Solo: Consiste na apresentação de um único humorista na noite e sua apresentação dura em torno de 40 a 60 minutos.
  • Mestre de cerimônia: É aquele humorista que apresenta o show, ele que prepara e interage com a plateia, deixando ela relaxada para curtir o show.

Stand Up no Brasil

No Brasil, o gênero One Man Show, semelhante ao Stand Up exceto por ser permitido usar outros artifícios além das piadas, foi o começo dos shows de comédia. Sendo José Vasconcellos o mais famoso, nos anos de 1960. Outros grandes comediantes que tiveram suas apresentações solos de comédia, já de cara limpa, foram Chico Anysio e Dercy Gonçalves, sem esquecer, é claro, de Jô Soares.

Apesar de existirem shows de comédia solo no Brasil desde a década de 60, o Stand Up Comedy só começou a se popularizar a partir dos anos 2000. Alguns dos humoristas que abriram as portas a expansão desse gênero foram Diogo Portugal, Bruno Motta, Rafinha Bastos, Fábio Porchat, Fábio Rabin, Danilo Gentili, entre tantos outros grandes nomes da comédia. Os grupos de comédia também tiveram uma grande importância para esse reconhecimento dessa modalidade, como, por exemplo, Clube da Comédia Stand Up, Comédia em Pé, Comédia ao vivo e assim por diante.

No cenário atual, com a proliferação das redes sociais, os humoristas têm a oportunidade de colocar vídeos com trechos de shows ou, até mesmo, completos na internet. Isso não apenas abrange o público desses comediantes como também ajuda pessoas a conhecerem e consumirem o Stand Up Comedy. Muitos dos grandes nomes atuais tiveram seus vídeos viralizados nas plataformas on-line, como Whindersson Nunes, Thiago Ventura, Bruna Louise, Afonsa Padilha e outros.

A procura por ver mais apresentações desse gênero começou a ficar mais intensa e assim surgiram os Comedy Club, bar onde possuem especialmente shows de comédia no Brasil. Hoje em dia, os brasileiros contam com grandes estrelas da comédia, junto com todos já citados, temos também Rafael Portugal, Murilo Couto, Dani Calabresa, Matheus Ceará e assim segue essa lista com grandes ícones da comédia.

Bônus

Alguns comediantes consagrados ao redor mundo: Jim Carrey, Kevin Hart, Dave Chappelle, Jerry Sienfild, Chris Rock, são tantas lendas da comédia Stand Up que se torna impossível citar todas.

______________________________
Por Samantha Beduhn – Fala! Universidade Federal de Pelotas

Tags mais acessadas