Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Sono meu, sono meu

Sono meu, sono meu

Há momentos que é mais do que necessário negociar algumas horinhas de sono, um trabalho de última hora ou um convite que não se pode recusar, mas esse caminho não é tão inofensivo como pensamos assim. O sono é o período em que o nosso organismo realiza funções importantes, com consequências diretas à saúde, como por exemplo, fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.

Nosso desempenho físico e mental está ligado a uma boa noite de sono, isto é fato. O efeito de uma madrugada sem sono é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida.

Dicas: Lá vão alguns toques pra você ter uma noite de descanso merecida.

Prepare-se para dormir:

Crie seus próprios rituais como a meditação, o relaxamento, a oração, ou outra técnica de controle da tensão.

Anote em um caderno todos os seus problemas antes dormir. Não vá para a cama com eles!

Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir pra cama: o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina – substância envolvida no processo de sono.

Se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono.

Evite líquidos perto da hora do sono, a vontade de ir ao banheiro atrapalha a sequencia do sono.

0 Comentários

Tags mais acessadas