quinta-feira, 25 abril, 24
HomeSaúdeSkincare: Saiba como descobrir qual o tipo da sua pele

Skincare: Saiba como descobrir qual o tipo da sua pele

Conhecer o seu tipo de pele é muito importante para ajudar você a entender como cuidar dela de forma adequada e mantê-la sempre bonita e saudável, escolhendo os produtos e a rotina de cuidados corretos. No entanto, para que isso aconteça, temos primeiro de saber qual é o nosso tipo de pele.

Cada tipo de pele possui diferentes características e por esse motivo requer produtos específicos. E é por isso que nem sempre o produto que deu resultado para a sua amiga vai dar certo para você.

Cada pele é única e com particularidades, e saber identificar quais são as características da sua pele faz com que as suas escolhas na hora de usar um produto sejam mais assertivas e tragam os resultados que você espera, além de evitar reações indesejadas.

Outra importância em saber identificar o seu tipo de pele é que fica mais fácil perceber quando a pele está sofrendo alguma alteração, como o aparecimento de espinhas ou sensibilidade que venha a causar desconforto.

Tipo de pele.
Saiba quais tipos de pele existem e como descobrir qual é a sua. | Foto: Freepik.

Tipos de Pele

Antes de saber como rotular a sua pele, é preciso que você conheça os tipos de pele existentes. É importante saber distinguir os tipos de pele dos problemas ou doenças da epiderme, como é o caso da acne ou de manchas. Estes problemas podem ter uma maior inclinação para surgir em determinadas peles, mas não são considerados tipos. Estes são os quatro principais:

Pele Oleosa

A pele oleosa tem excesso de óleo, o que deixa os poros muitas vezes congestionados. E tem menos tendência a enrugar, mas costuma ter inclinação para problemas de hiperpigmentação e acne.

Neste caso, as glândulas sebáceas da pele produzem demasiado óleo, algo que pode acontecer devido a causas genéticas, a climas húmidos, ou até mesmo a produtos que secam a pele, forçando-a a produzir óleo em excesso.

Pele Mista

Esse tipo de pele costuma ter a zona das bochechas mais seca e a zona T (testa, nariz e queixo) mais oleosa. O maior desafio costuma ser encontrar produtos que funcionem igualmente bem nas duas zonas diferentes do rosto, porque produtos que tratam áreas oleosas tendem a sensibilizar as zonas mais secas, e vice-versa.

Pele Seca

A pele seca pode ser uma herança genética, estar relacionada com mudanças hormonais e de dieta, certas medicações ou com o envelhecimento.

Este tipo de pele tem uma maior tendência a descamar e costuma ser rígida e “apertada”, por ter falta de elasticidade. Quem tem a pele seca sente que nunca lhe dá hidratação suficiente, porque a pele tem sempre sede.

Pele Sensível

Esse é um tipo de pele que está sempre ligeiramente avermelhada, irritada ou inflamada. Tem tendência a ser seca e pode reagir de forma negativa quando experimenta um novo produto, corar com facilidade na presença de calor, e tem uma maior tendência a apanhar escaldões, ter eczemas e rosácea.

Descobrir o tipo de pele

Não é preciso um utensílio mágico nem ser uma expert no assunto: basta você limpar muito bem o rosto, com um produto de limpeza delicado que não deixe a pele seca ou sensível. Não aplique mais nada – nem cremes, nem tónicos – na pele. Depois vem a parte mais difícil: durante a hora seguinte, tente não tocar no seu rosto. Agora o passo final é observar a sua pele na frente do espelho e estar atenta ao que sente.

Cor e brilho

A pele sensível tem tendência a ficar bem vermelha e irritada depois de utilizar produtos, isso pode ser um sinal de que este é o seu tipo de pele.

Se já consegue ver algum brilho em todo o rosto, incluindo as bochechas, deve ter pele oleosa.

Se observa uma mistura das duas características anteriores, sendo que a zona das bochechas é a mais seca e a zona T a mais oleosa, então a sua pele deve ser mista.

O tamanho dos poros

Observe o tamanho dos seus poros. Se conseguir vê-los depois de estar a alguns passos de distância do espelho, então é provável que a sua pele seja oleosa. Se não tiver poros visíveis, a sua pele é seca e por último, se for uma combinação dos dois, ela deve ser mista.

Elasticidade

Mova delicadamente a sua pele e veja se forma rugas com uma certa facilidade quando a pressão é aplicada. Este é outro indício de uma pele seca ou mista, enquanto que a pele oleosa não costuma enrugar de forma fácil.

O truque do papel absorvente para descobrir o tipo de pele

Se observar o rosto no espelho e ele se revelar inconclusivo, pode sempre experimentar o truque do papel absorvente: basta encostar o papel em diferentes zonas do seu rosto e depois ver, contra a luz, se existe algum óleo visível. Agora, se o papel ficar completamente seco depois de encostar em todas as zonas do seu rosto, tem pele seca; se ficar apenas oleoso na zona T, provavelmente a sua pele é mista; se ficar oleoso em todo o rosto, então a pele deve ser oleosa também.

Agora que sabe como identificar seu tipo de pele, não vai precisar sofrer com produtos ou testes que nunca dão certo e ao invés de melhorar sua pele terá efeito contrário.

Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco