Simpsons previram protestos nos EUA e morte de George Floyd?
Menu & Busca
‘Os Simpsons’ previram protestos nos EUA e morte de George Floyd?

‘Os Simpsons’ previram protestos nos EUA e morte de George Floyd?

Home > Lifestyle > ‘Os Simpsons’ previram protestos nos EUA e morte de George Floyd?

Na manhã de hoje (1/6), passaram a circular imagens na Internet afirmando que a série animada Os Simpsons teria previsto os protestos que estão acontecendo nos EUA após o assassinato de George Floyd. As imagens mostram o Chefe Wiggum, policial do desenho, enforcando um homem negro, uma delegacia pegando fogo, a Casa Branca com luzes apagadas e Donald Trump em um caixão.

Simpsons previram Casa Branca apagada, fogo no quartel de polícia e a morte de George Floyd?
Simpsons previram Casa Branca apagada, fogo no quartel de polícia e a morte de George Floyd?

Entenda a polêmica: Os Simpsons previram protestos e racismo nos EUA?

Na segunda-feira, dia 25 de maio, um homem negro foi assassinado em ambiente público pelo policial branco Derek Chauvin. O caso George Floyd teve repercussão mundial e chamou atenção para a violência policial presente nos Estados Unidos e para o racismo institucional presente no país.

Desde o dia do assassinato, diversos protestos vêm ocorrendo nos Estados Unidos. Civis colocaram fogo na delegacia em que trabalhava o policial que assassinou George Floyd e, no último dia 29, manifestantes se reuniram em frente a Casa Branca, onde reside o presidente Donald Trump, que precisou ser escoltado para um bunker. A Casa Branca apagou suas luzes, deixando os policias e os manifestantes se enfrentarem no escuro.

Conforme mostram imagens, Os Simpsons, desenho conhecido por suas previsões do futuro, teria prenunciado o fogo na delegacia de polícia, as luzes apagadas da casa branca, Donald Trump em um caixão, manifestantes indo as ruas com fogo e o próprio assassinato de George Floyd. Mas será que as imagens são mesmo trechos do desenho animado?

Os Simpsons previram o assassinato de George Floyd?

As imagens que circulam na Internet do policial Wiggum, personagen de Os Simpsons, enforcando um homem negro, na verdade, correspondem a ilustrações do artista Alexsandro Palombo. O ilustrador confeccionou diversas imagens como forma de protesto contra a violência policial e o racismo. As imagens existem desde 2014, para ver mais delas clique aqui.

simpsons previram
Protestos nos EUA após assassinato de George Floyd. |Foto: Reprodução arte de Alexsandro Palombo.

Donald Trump morto em um caixão

Os Simpsons realmente ganharam ibope ao preverem a eleição do atual presidente norte-americano, que ocorreu em 2015. No episódio “Bart to The Future”, que foi ao ar no ano 2000, Lisa Simpson é eleita presidente dos EUA e diz que seu antecessor, Donald Trump, deixou uma grande dívida para ela, afirmando que o “país estava quebrado”.

Simpsons previram morte de Donald Trump?
Os Simpsons previram morte de Donald Trump? | Foto: Reprodução.

No entanto, a imagem que circula na Internet mostrando Donald Trump em um caixão não corresponde a nenhum episódio de Os Simpsons.

Os Simpsons previram a Casa Branca apagada e a delegacia pegando fogo?

A polêmica gerada após Os Simpsons terem previsto a Casa Branca de luzes apagadas também foi solucionada: a imagem que circula na internet provém de uma cena de corte do episódio especial de Halloween, intitulado “Casa da Árvore dos Horrores”. No episódio, há uma invasão alienígena na Terra e não se sabe se a casa mostrada na animação adulta, de fato, corresponde a Casa Branca.

Simpsons previram Casa Branca apagada?
Os Simpsons previram Casa Branca apagada? | Foto: Reprodução.

Os Simpsons previram protestos nos EUA?

Outra imagem que circula na Intenet mostra uma série de manifestantes com tochas, e internautas alegam que Os Simpsons teriam previsto as manifestações que vêm ocorrendo nos EUA. A imagem foi recortada do episódio “Maridos e Facas”, no qual Homer Simpson modifica sua aparência através de procedimentos estéticos com medo de perder o amor de Marge, que abriu uma franquia de academias.

Simpsons previram protestos nos EUA?
Os Simpsons previram protestos nos EUA? | Foto: Reprodução.

No entanto a imagem não era um protesto nem uma manifestação: em seus sonhos, após se tornar um monstro feio, Homer imagina a população de Springfield o perseguindo.

Tags mais acessadas