Home / Colunas / Assédio de Silvio Santos abre discussão sobre o limite de suas “brincadeiras”

Assédio de Silvio Santos abre discussão sobre o limite de suas “brincadeiras”

Por Natasha Meneguelli – Fala!PUC


O apresentador disse durante a transmissão do Teleton 2018 que ficaria “excitado” caso abraçasse a cantora

O símbolo, dono, e manda-chuva do canal SBT, Silvio Santos, assediou a cantora Claudia Leitte durante o programa Teleton 2018, exibido no sábado, 10 de novembro. A cantora publicou texto em seu Instagram comentando o caso e, apesar das muitas mensagens de apoio, recebeu julgamentos, diversos deles classificando sua posição como “mimimi” e justificando as ações do apresentador pela questão de ele sempre fazer “brincadeiras” com seus convidados.

 

Após uma das performances da cantora, Silvio Santos iniciou o diálogo com sentido de dupla interpretação, insinuando que a mudança para um momento mais “sensual” seria resultado de fim de namoro ou de casamento. Mesmo após Claudia contar sobre o marido e os dois filhos e de relacionar sua sensualidade ao fato de se sentir mais segura, o apresentador permaneceu com as indiretas, com a câmera do programa intercalando entre sua conversa e as reações de sua filha e esposa, que estavam no palco do programa. Após Silvio recusar um abraço com a desculpa de que ficaria excitado, a cantora pareceu claramente constrangida, reagindo com algumas caretas e chegando a dizer que pensava em “vazar” do palco. Mais tarde na mesma noite, chegou a recusar o abraço do apresentador.

Claudia Leitte postou o seguinte texto em seu perfil do Instagram, falando sobre o constrangimento que sentiu:

View this post on Instagram

Aonde quer que eu vá, minha entrega é total. Tem que ser com todo amor do mundo, especialmente quando se trata de contribuir para o bem de alguém. Senti-me constrangida sim! Quando passamos por episódios desse tipo, vemos em exemplificação, o que acontece com muitas mulheres todos os dias, em muitos lugares. Isso é desenfreado, cruel, nos fere e nos dá medo. A provocação vem disfarçada de piada, e as pessoas riem, porque acostumaram-se, parece-nos normal! E lá se vai a nossa vida, cheia de reflexões quanto ao que usar como artista, como empresária, como esposa, como amiga, como empregada, como patroa… como mulher. Até que horas podemos estar nas ruas? Aprendemos a nos esquivar. Fizemos concessões porque fomos educadas assim. Mas, nós que somos vítimas! “Ah, mas se estivéssemos usando outra roupa?” Definitivamente a culpa não é do que estamos usando! A culpa é dessa atitude constrangedora e de dois pesos e duas medidas. Somos livres! Eu, como cantora, ciente do meu papel e da responsabilidade que carrego, sentia que precisava dizer isso a vocês, meus fãs, e a todas as pessoas, em especial às mulheres, que longe do olhar público sofrem todos os dias.

A post shared by Claudia Leitte (@claudialeitte) on

Ela recebeu apoio de atrizes como Taís Araújo e Deborah Secco, da cantora Daniela Mercury, da jornalista Fernanda Gentil e do apresentador Fábio Porchat. Ainda assim, as mensagens de reprovação foram muitas, incluindo comentários chamando a cantora de “vitimista” e “fresca”, sendo acusada de se posicionar para aumentar a fama.

Além da clara situação de assédio, o comportamento de Silvio Santos não foi condizente com o programa, uma campanha solidária em conjunto com a AACD, projeto voltado à ajuda de crianças deficientes. Não é a primeira vez que ocorre constrangimento durante as falas do apresentador. Durante o Teleton 2014 perguntou a alguns membros da novela Chiquititas seus planos de carreira para o futuro. Ao chegar na vez de Julia Olliver, com 11 anos na época, a atriz respondeu que permaneceria na carreira e seria também cantora, logo sendo interrompida por Silvio que disse: “com esse cabelo?’’. A garota é negra e possui cabelo longo e encaracolado. Esse é um dos casos em que mais houve repercussão, mas ainda há os ignorados, como o da modelo que sofreu racismo e gordofobia durante o Teleton 2016, e os diversos momentos de insinuações machistas e homofóbicas, inclusive com grandes apostas do apresentador, como Maísa Silva.

Silvio Santos não parece se constranger por suas falas preconceituosas e assédios acumulados ao longo dos anos, já que não há registros de pedidos de desculpas nos casos citados.

Confira também

Pedro Bandeira adapta obra de Monteiro Lobato para crianças do século XXI

Inspirado em grande personagem de Lobato, autor produz o livro “Narizinho, a menina mais querida ...

13 Coment.

  1. Odeio Socialistas

    O limite da minha rola é quando a mãe de quem escreveu pede pra parar. Vocês são nojentos com essa ditadura politicamente correta de vocês. Vão tomar nos seus cus!!!

  2. Marta Santório Wanderley Pereira

    Cláudia Leite convidou um candidato do the voice para sentar no colo dela e fez gemidos estranho, jeito vulgar mesmo. Isso não é assédio? Ela tá querendo se vitimizar.

    • É mesmo uma idiota querendo gerar polêmica Silvio Santos é um ídolo imortal.. Cláudia só quer aparecer idiota..

  3. Acho que já deu pra esse senhor pq é grosseiro…e um velho gagá…cai fora…eu adorava assistir os seus programas mas agora…até pra mulher dele ficou feio…ela disse que era paga pra fazer novela e não pra pegar bola…no trleton ao vivo…

  4. Walmir Calheiros

    Ela é que é vulgar, e quer se fazer de vítima. Me poupe

  5. Me poupe, gostava dela, mas com essas frescuras. Queria o que ela…

  6. João Paulo. Junior

    Essa talzinha de Cláudia Leite, que é ela? Alguém conhece? Receber o dinheiro da Jequeti ela gostou né? O Silvio é um homem de bem, e se quisesse algo assim ele tem condições totais de encontrar coisa anos luzes melhor!!!! Essa talzinha aí desconhecida,
    está querendo morder dinheiro dele, e tenho dito, ponto final.

  7. Mais amor menos ódio do bem

    Típico de uma cantora no fim de carreira e só tá aparecendo ainda por causa da globosta, onde no programa que a mesma trabalha chamou um homem casado pra sentar no colo dela e pra algumas isso não foi assédio, só que foi sim. Cláudia Leitte minha filha, não precisa se vitimizar para ganhar likes e seguidores meu bem, o Silvio Santos faz essa brincadeiras até com as próprias filhas e todos morrem de rir.. aí vc pra ficar na mídia se faz de coitadinha, pra mendigar likes juntente com essas atrizes globolixos que só influência quem não tem neurônios suficientes pra pensar por conta própria. E só pra vc saber, se não fosse o Silvio Santos vc não estaria na globolixos, já que o mesmo deu dinheiro para o finado marinho manter essa bosta no ar, então acho que sem querer você cuspiu no prato que está a te alimentar hoje.

  8. O pior que não é a primeira vez que ele brinca com ela mais eu entendo qdo esse pessoal está fora da mídia ai quer aparecer a todo custo eu acho esse mi mi mi todo ai pra ela não foi nada o que fez com o rapaz ele ficou tão constrangido que falou na esposa e ai agora é vítima me poupe!!

  9. Gerson Afonso Ramos

    Mas ela queria o que vestir uma mini saia num programa desses, vai aprender a se vestir corretamente a vida não é só carnaval.

  10. Diogo Nogueira

    Ele brincou com os abraços, ele nunca da abraço a ninguém. Jornal de 5° categoria

  11. Não é pra comparar, mas já comparando. Vc vê uma Ivete Sangalo com toda classe e se comportando com muita elegância e decência. Por fim aparece uma Claudia Leitte achando que iria arrasar com aquela fantasia de sei lá o que é ainda pede respeito. Venhamos e convenhamos.

  12. O Silvio exagerou! No entanto, onde iremos chegar. Não se pode mais brincar, tenho 40 e sempre brinquei e fiz piadas e também as recebi.
    Os dois lados exageraram, Cláudia deveria ter relevado.
    Enfim, uma boa criação e costumes educados não chegaria neste confronto. Ele deveria ter diminuido e encerrado. Ela deveria realmente enxergar sua roupa inadequadamente a sua atual vida social e suas posturas en sentar homem no colo.
    Valores invertidos, Brasil perdido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *