Menu & Busca
Share Creative Task: Recarga de Criatividade no Mackenzie !

Share Creative Task: Recarga de Criatividade no Mackenzie !


Mais uma vez o Share tomou conta do Mackenzie, e nós do Fala! não poderíamos ficar de fora. Segundo a organização, o Creative Task é um evento “criado para inspirar criativos digitais através da experiência de profissionais das diversas áreas da Criação Publicitária.”

CAPA

Passando um pouco sobre algumas das palestras, o vice-presidente da DM9, Igor Puga abriu o Workshop aconselhando os estudantes a sempre buscarem o inédito; opinou que um case sem briefing é muito melhor. Por ser mais aberto, incentiva a criatividade;

Alegou ser contra a separação da área de criação nas agências, e ao ser questionado sobre a maior dificuldade do mercado atual, respondeu ser o fato das funções não serem definidas:

“agora cada um sabe um pouco de tudo, fica uma bagunça […] não são os melhores que estão sobrevivendo, são os que não sentem a mudança, não necessariamente os mais competentes”.

IMG_1592
Foto: Giovanna Quartarolli.

 

Seguido de Puga, o jornalista Fred Siqueira que trabalha na Ampfy, palestrou sobre as mídias digitais e o mundo da tecnologia, citando o novo serviço de check in da GOL via Twitter. Sobre os jornalistas inseridos no meio publicitário, alegou que “tem espaço para todo mundo”.

Além disso, Fred elogiou o Creative Task, pedindo mais eventos como este, onde há trocas entre jovens e profissionais, com o objetivo de inspirar.

IMG_1622
Foto: Giovanna Quartarolli.

 

Fernanda Guimarães, Diretora de Criação da Mutato, contou sobre seu trabalho para a Chivas Brasil, e alertou para que os clientes colaborem junto às agências em seus projetos. Terminou a palestra indicando o filme “Um senhor estagiário”.

IMG_1640
Foto: Giovanna Quartarolli.

 

O evento foi um grande e gostoso bate-papo para aprender com líderes das maiores agências do Brasil, com quem comanda a criatividade no país. No sentido literal da coisa, aprender com quem faz!

Dicas super úteis, cases incríveis, histórias de ‘bastidores’ e aquele Networking básico + Coffee Break caprichado. Além de Igor, Fred e Fernanda, pudemos ouvir e compartilhar as experiências de Rafael Ziggy, Felipe Cruz, Pedro Laguardia, Sofia Raucci e Thiago Cesar da Agência Africa, Ana Laura Campos de Mello da Remix, Alê Prado também da Agência África e Steve ePonto, do Facebook e Instagram.

Levamos aos criativos algumas dúvidas fundamentais para nós, universitários, que estamos ingressando no mercado de trabalho (principalmente na área de comunicação). Confira:

Fala!: Qual o maior desafio para o jovem que está iniciando no mercado de trabalho?

Pedro Languardia: Sou mackenzista. Iniciei a faculdade em Belo Horizonte e fiz a transferência externa para o Mackenzie. Eu poderia ter me formado lá em BH, mas preferi transferir e formar em SP, por ser muito mais fácil de ser contratado como estagiário ou arrumar emprego como assistente. Comecei o curso à tarde, mas logo consegui transferência para a manhã para arrumar alguma coisa. Acho que o lance é ‘Se Jogar’. Comecei em uma agência, mas eu não tinha certeza se era uma agência de publicidade ou uma produtora.

Sinto que a galera hoje tem um preconceito de ‘Vou trabalhar muito e vou ganhar pouco’, mas faz parte do estágio ser subvalorizado. Apesar disso, é a melhor época para aprender. Lembro até que pegava meu notebook e levava pra casa depois da aula e ficava trabalhando. Hoje, o mercado está bem aberto para vagas de estágio, principalmente por conta da crise e por ser uma mão de obra barata. É só ficar bem ligado que é possível conseguir várias portas de entrada.

IMG_1691
Foto: Giovanna Quartarolli.

 

Rafael Ziggy: O maior desafio é conseguir não se colocar como especialista em uma única coisa, começar a entender o todo e ter conhecimento em todas as áreas. Não ser apenas o maior criativo, o mídia muito bom, o atendimento incrível. Obviamente, seu perfil sempre estará focado em uma delas, mas é fundamental que você entenda de todas as outras áreas para poder sugerir coisas, trocar ideias e construir projetos cada vez mais integrados, que é o que o mercado busca.

A oportunidade é justamente de sair daqui frescos, sem preconceitos e vícios (como dar preferência a certos meios), é entender muito mais o todo e identificar o que é o melhor para o cliente e não tanto para o negócio onde você está. Como você entrega valor para o cliente e não apenas para o seu local de trabalho.

Fala!: O jovem recém-chegado no mercado de trabalho pode ser um agente de mudança social dentro de uma organização?

Ana Laura Campos de Mello: É totalmente possível! Não digo que é fácil, mas é possível. Acredito que tenha que existir uma abertura dos dois lados. Não adianta chegar cheio de ideias, querendo mudar o mundo, se o outro lado não está aberto e propenso a fazer isso. Na Remix fazemos escolhas conscientes de quem queremos trazer, e gostamos de variar. Às vezes pensamos em diversificar mais, trazer pessoas diferentes, até em outras questões como universidades variadas ou misturar as áreas. Uma agência que está orientada a ouvir mais e ter mais diálogo, a querer essa mistura, consegue isso.

Outra coisa: os jovens de hoje, que estão na faculdade, daqui 15 anos começarão a chegar na liderança. Acho que tudo estará muito diferente, e isso é maravilhoso. A cada ano as coisas vão mudando. Eu vejo por mim, sou do comecinho dos Millenials e já vejo uma grande diferença com quem já está mais velho do que eu. Acho que a geração de vocês é uma geração com mais garra, que está lutando mais pelas coisas, está menos passivo. Essa energia as pessoas tem que levar para o trabalho também. Fico pensando: ‘Acho incríveis essas pessoas, mas na hora do trabalho elas ficam lá… querem largar tudo…’. Não! Tem que ter perseverança e trazer isso para o ambiente profissional.

IMG_1743
Foto: Giovanna Quartarolli.

 

A Share estará de volta ao Mackenzie ainda esse ano com uma grande surpresa! Fique ligado nas redes sociais (clique AQUI) e no site (clique AQUI).

Confira mais fotos do evento:

IMG_1643
Foto: Giovanna Quartarolli.

 

IMG_1567
Foto: Giovanna Quartarolli.

 

IMG_1569
Foto: Giovanna Quartarolli.

 

IMG_1561
Foto: Giovanna Quartarolli.

 

IMG_1551
Foto: Giovanna Quartarolli.

 

IMG_1557
Foto: Giovanna Quartarolli.

 

Por: Aline Oliveira e Giovanna Quartarolli – Fala!M.A.C.K

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas