terça-feira, 23 abril, 24
HomeLifestyleSaiba quais cuidados você deve ter com o cabelo descolorido

Saiba quais cuidados você deve ter com o cabelo descolorido

Aderindo à febre da quarentena, muitas pessoas decidiram variar o visual e apostaram na mudança das madeixas. A busca por “como descolorir o cabelo” teve um significativo aumento desde abril deste ano, de acordo com o Google Trends, e apesar da tarefa parecer fácil, o cabelo descolorido exige muitos cuidados.

Antes de tomar a decisão de descolorir os cabelos, é importante analisar os fios e ter certeza de que estão fortes e saudáveis o bastante para passar por um processo tão agressivo como esse.

Por que a descoloração é tão agressiva?

Os produtos utilizados para esse procedimento, no caso, o pó descolorante e a água oxigenada, servem para retirar a pigmentação dos fios e, com isso, podem retirar também os nutrientes e ressecar as madeixas. Em casos graves, pode causar até a queda de cabelo.

cabelo descolorido
Saiba quais cuidados você deve ter com o cabelo descolorido. | Foto: Reprodução.

Cuidados “pré-operatórios” para o cabelo descolorido

Além de verificar a saúde dos fios, é imprescindível sempre fazer o teste de mecha para ter certeza de que não haverá estrago. É importante aplicar no teste a mesma quantidade de produto que se pretende aplicar durante todo o processo de descoloração para que o resultado não seja desigual.

Em um de seus vídeos, o cabeleireiro Abner Matias alerta: “nunca compre uma água oxigenada, um oxidante, de marca diferente do seu descolorante, ou da sua coloração. A probabilidade de dar errado é gigantesca.”.

Uma das dicas do profissional é de realizar o procedimento com os cabelos sujos, pois o manto lipídico (camada protetora do couro cabeludo) fica mais espesso, fazendo com que você sofra menos com o processo.

Outro erro comum é errar na proporção do produto (1 de pó descolorante para 2 de oxidante). Você deve fazer a mistura conforme for utilizando, para evitar que a ação dele diminua e o cabelo fique manchado. Evite fazer de uma vez e utilizar no cabelo todo, pois o efeito não será o mesmo.

Use luvas. Produtos desse tipo podem ser nocivos à pele e, caso utilize alguma coloração depois, pode manchar as mãos.

Não aplique o produto primeiro na raiz. O couro cabeludo é mais quente e faz com que a ação do descolorante seja mais rápida. Portanto, essa parte do cabelo ficará mais clara, enquanto que as pontas não terão o mesmo resultado.

Nunca, jamais, coloque um tratamento seguido da descoloração antes de ter feito a selagem dessa escama.

pontua Abner.

No caso, primeiro a descoloração, depois a pigmentação (tintura) e, somente no final, o tratamento pode ser feito. Mas uma simples hidratação não fará milagre, será necessário um cronograma capilar.

Cuidados “pós-operatórios” para o cabelo descolorido

Após a descoloração, os fios tendem a ressecar, e é por isso que o cronograma capilar deve fazer parte da sua rotina. A nutrição deve ser feita para repor os nutrientes, a reparação serve para devolver a queratina aos fios, deixando-os mais macios e menos quebradiços, e a hidratação para reparar, hidratar e dar brilho às madeixas.

Procure produtos para cabelos descoloridos, sem sal, utilize máscara de reparação.

Evite banhos muito quentes e a utilização de fontes de calor como secadores, modeladores, e chapinhas, pois eles podem intensificar os danos causados aos fios. Caso utilize-os, passe um protetor térmico antes.

O cuidado com os cabelos deve ser diário. Utilizar o tipo de shampoo e condicionador adequado para você, manter uma rotina de nutrição, reparação e hidratação, evitar fontes de calor e a repetição de processos químicos nos cabelos já danificados podem evitar muitos problemas e manter as madeixas saudáveis.

Por Amanda da Silva Meneses – Fala! Unip