Saiba de alguns cuidados que você dever ter com a pele oleosa
Menu & Busca
Saiba de alguns cuidados que você dever ter com a pele oleosa

Saiba de alguns cuidados que você dever ter com a pele oleosa

Home > Lifestyle > Saúde > Saiba de alguns cuidados que você dever ter com a pele oleosa

Só quem tem pele oleosa sabe o quanto é incômoda a sensação de rosto brilhando, poros visíveis e a indesejada tendência a acne. Mas, calma, que a rotina certa de cuidados pode melhorar, e muito, esses aspectos. É possível amenizar os problemas de uma pele oleosa seguindo os 4 passos diários do cuidado com a pele.

Cuidados com a pele oleosa

Limpeza

Geralmente, quem tem pele oleosa também possui maior tendência a desenvolver cravos e espinhas. Isso acontece por conta do acúmulo de oleosidade nos poros, que quando entupidos, provocam o surgimento de comedões, conhecidos popularmente como cravos, que em casos de inflamação se tornam espinhas. 

Por isso, é recomendada a lavagem do rosto duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e à noite, antes de dormir, com sabonetes próprios para a pele oleosa. O que promove limpeza da pele e redução do óleo acumulado. 

cuidados com a pele
Limpeza da pele. | Foto: Pinterest.

Tonificação 

Após a limpeza com sabonete próprio, é a hora de aplicar o tônico, que costuma ter ação adstringente, que promove uma limpeza profunda, reforçando a ação do sabonete e também fechando os poros.

Em caso de peles sensíveis, dê preferência a tônicos sem álcool ou substitua o tônico por água micelar, que possui efeito parecido, porém com menos agressão.

Hidratação

Engana-se quem acha que pele oleosa não precisa de hidratante, ou que o hidratante pode piorar a situação. Na verdade, o sebo produzido pela pele não possui ação hidratante, e o excesso de oleosidade, muitas das vezes, pode ser resultante da falta de água na pele.

Por isso, a etapa de hidratação é muito importante, mas com alguns cuidados específicos. Dê preferência para hidratantes em gel ou a base de água, sem agentes comedogênicos, mais leves e fluidos, próprios para a pele oleosa.

pele oleosa
Hidratar a pele oleosa é fundamental. | Foto: Pinterest.

Proteção 

Para finalizar, um bom protetor solar, de preferência oil-free, com acabamento mate, que prometem manter a pele sequinha e controlar a produção de sebo e oleosidade ao longo do dia. Alguns protetores específicos ainda auxiliam no tratamento da pele e possuem agentes que reduzem o aspecto dos poros e tem sensação de toque seco.

Também é possível associar a proteção com o melhoramento do aspecto da pele, com opções de protetor solar com cor, que uniformizam o tom, corrigem pequenas imperfeições e promovem barreira física contra agentes externos.

Outras práticas que também podem fazer muita diferença na pele e vistos como um bônus aos cuidados diários são a esfoliação, que é remoção da camada de células mortas presente superficialmente, e a utilização de máscaras de argila e de outros agentes hidratantes ou revitalizantes, que podem ser feitos uma vez por semana, e estão na moda ultimamente no mundo das redes sociais.

Com os cuidados básicos diários, é possível fazer as pazes com sua pele e melhorar a relação de autocuidado. Com o tempo, o chamado “skincare”, como é conhecida a rotina de cuidados com a pele, se torna um ritual pessoal prazeroso.

_____________________________
Por Luana Cardoso – Fala! UFG

Tags mais acessadas