Saiba quais 5 frutas só podem ser encontradas no Brasil
Menu & Busca
Saiba quais 5 frutas só podem ser encontradas no Brasil

Saiba quais 5 frutas só podem ser encontradas no Brasil

Home > Entretenimento > Cultura > Saiba quais 5 frutas só podem ser encontradas no Brasil

Você gostaria de ir para longe experimentar os pratos mais exóticos feitos com os ingredientes mais raros? Pois fique sabendo que você não precisa sair do país para isso, o Brasil é o quinto maior país do mundo, com a maior floresta com a maior diversidade de fauna e flora. Por aqui encontramos seres vivos que não estão naturalmente em nenhum outro lugar do mundo. Antes de sair do país à procura de aventura, que tal exaltar um pouco as nossas terras tupiniquins? Veja 5 frutas que são encontradas apenas no Brasil.

Frutas encontradas somente no Brasil

Cupuaçu

cupuaçu
Cupuaçu, uma das frutas mais procuradas no Brasil. | Foto: Reprodução.

Originária da Amazônia, sua árvore o cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou simplesmente capu, pode medir de 10 a 15 metros de altura, de origem tupi. Seu nome significa “fruta grande”, de sua polpa se extrai um néctar que pode ser utilizado na fabricação dos mais variados alimentos, sua semente rica em gordura é usada para a produção de cosméticos.

Apesar de possuir um sabor forte, a fruta é muito utilizada para a produção de sorvetes, sucos, doces e até mesmo licores, sua contribuição mais notável para a culinária nacional sendo o cupulate. Feita com a semente do cupuaçu, o cupulate tem o mesmo gosto e textura de chocolate, mas com uma quantidade maior de nutrientes, além de ser mais barato, tem maior resistência ao calor

Caju

caju
Caju. | Foto: Reprodução.

Originária da região nordeste do país, caju vem do tupi. “Acaiú”, que significa “noz que se produz” sua árvore, o cajueiro pode atingir até 12 metros, em condições mais propícias de até 20 metros.

Seu fruto, na verdade, é a parte menor, a castanha do caju, a parte macia e maior é seu pseudofruto, que varia entre 5 a 11 centímetros. A casca do cajueiro é comumente usada como adstringente e tônico, do tronco se produz a goma de cajuzeiro, usada como cola muito utilizada na indústria do papel e farmacêutica. Rico em vitamina C e Ferro, o pseudofruto pode ser transformado em doces como a rapadura de caju e a cajuada.

Guaraná

frutas
Guaraná. | Foto: Reprodução.

É também conhecido como: uaraná, narana, guaranauva, guaranaina, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia. Também originária da Amazônia, guaraná nasce em cipós, seu nome vem do Tupi e significa “grande cipó da floresta amazônica”.

Quando madura deixa aparecer sua polpa branca que, em contraste com sua semente preta, que se encontra no meio da polpa, assemelha-se com olhos.

Os índios saterê-mawé possuem lendas acerca da origem da planta, devido ao alto teor de cafeína no fruto, possui propriedades estimulantes, é usada para a produção de refrigerantes, pós, barras, xaropes e remédios. No norte e nordeste do Brasil, o xarope e o pó de guaraná são utilizados na receita da bebida conhecida como guaraná da Amazônia, guaraná com amendoim ou simplesmente guaraná em pó.

A cidade de Maués, no interior do Amazonas, com aproximadamente 60 mil habitantes, é o maior produtor de guaraná do Amazonas. E, apesar de ser um fruto da Amazônia, Maués é o segundo maior produtor do país, perdendo para a Bahia. O Brasil é o único produtor comercial de guaraná do mundo.

Tucumã

frutas brasileiras
Tucumã. | Foto: Reprodução.

Do Tupi “Tuku’mã” significa “fruto da árvore de espinhos”, sua palmeira, que pode chegar a medir 15 metros de altura, possui no estipe faixas de espinhos negros.

A fruta possui um caroço lenhoso de cor quase preta que protege uma amêndoa de massa branca, é bastante dura e recoberta por uma polpa amarelo-alaranjado bastante oleosa. Dele são produzidos dois tipos de óleo, o da amêndoa do caroço e o da polpa externa, este último usado pela indústria cosmética para fazer sabão, produtos de hidratação da pele, loções corporais e produtos capilares.

Banana pacovã frita, queijo coalho e manteiga juntam-se ao tucumã em um pão francês para formar uma das receitas mais características da culinária amazonense, o x-caboquinho, geralmente consumido no café da manhã. Em outubro de 2019, a iguaria foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Manaus.

Açaí

Açaí e frutas
Açaí, uma das frutas mais amadas do Brasil. | Foto: Reprodução.

De Origem Tupi “açaí” é “yasa’i”, que significa fruta que chora ou terra, em alusão ao suco extraído do fruto. Nativa da região várzea da Amazônia, é um alimento muito importante para a cultura brasileira. Amazonas, Pará e Maranhão são responsáveis por mais de 85% da produção mundial da fruta, a cidade de Igarapé-mirim (Pará) é a maior produtora do mundo, reconhecida como a capital mundial do açaí.

Para ser consumido, deve ser primeiro despolpado, sendo amassado depois de ficar de molho na água – para que a polpa se desprenda do caroço. Suas propriedades são semelhantes as do café e bebidas energéticas. Apesar das várias formas que pode ser servido, geralmente é servido gelado e acompanhado de farinha de tapioca ou de mandioca.

_________________________________
Por Samuel Pimentel Costa – Fala! Centro Universitário Fametro – AM

Tags mais acessadas