Entenda melhor sobre a exaustão emocional e como ela pode ser evitada
Antes de iniciar o assunto, gostaria de ressaltar que todas as informações apresentadas neste texto, foram estudadas com muita cautela e com o auxílio de uma profissional que está inserida na área da saúde.

A exaustão mental refere-se à transgressão de um ser humano mentalmente, ou seja, vai além do que a sua funcionalidade x emoção suporta, gerando reações sintomáticas de prevalência ansiógena, tais como irritabilidade, habitabilidade, pensamentos negativos, visões desoladas do futuro etc. Cabe ressaltar que tais aspectos predispõem a aceleração das desordens emocionais.
Psicóloga Sandra Regina Godoy
Pensemos na exaustão emocional com um simples exemplo, pega-se um computador que há uma capacidade de armazenamento de 8G, e instalamos vários aplicativos, baixamos fotos, vídeos e jogos. Após essas ações, é possível afirmar que esse computador não terá o mesmo armazenamento que tinha no início e, em caso de não excluirmos os arquivos que não queremos mais e ir acumulando ao longo do tempo, o desgaste da máquina será previsível.
A partir deste pequeno exemplo prático podemos relacioná-lo à exaustão emocional que afeta tanto a parte mental, mas também física.
Exaustão emocional
O esgotamento emocional pode originar de vários aspectos de nossa vida, como relacionamentos, obrigações, responsabilidades, circulo familiar, trabalho e entre muitas outras áreas que nos causam preocupações e aflições.
Quando nosso cérebro recebe muita informação e não a descartamos, sendo por meio da conversa, da escrita, da pintura, do desenho, temos um acúmulo de informações de divergentes aspectos que não conseguimos lidar, podendo, assim, trazer a exaustão emocional, que reflete em nosso corpo físico e mental por meio do cansaço, desânimo, perda de interesse por atividades que realizava com frequência, perda de memória, dores de cabeça, tensão na região dos ombros e o sentimento de solidão, podendo ser agravado com o tempo para uma depressão.
A exaustão emocional e outros problemas psicológicos devem ser tratados com o auxílio de terapias por profissionais da área da saúde.
_________________________________
Por Mariany Garcia de Aguiar – Fala! Cásper