Envelhecer faz parte de nossas vidas, na verdade, a cada ano estamos mais velhos e nosso corpo e rosto passam por mudanças constantes. Porém, é a partir de uma determinada idade que marcas de envelhecimento, ou as chamadas marcas de expressão, surgem mais profundamente em nossas faces, e a pele de nossos corpos muda de textura, em alguns casos até a coloração sofre pequenas alterações.
As linhas finas surgem por volta dos 25 anos, são pequenos sinais de expressão na testa, ao lado da boca (no popularmente chamado bigode chinês) e pequenas linhas em baixo dos olhos.
Diversos são os motivos pelos quais envelhecemos, alguns são causas externas, como o sol, o tabagismo, a poluição, cuidados escassos com a pele e uma má nutrição, nestes casos podemos nos prevenir e evitar um envelhecimento precoce por fatores externos.
Nos casos internos, não podemos evitar, nossa idade biológica afeta o corpo de qualquer maneira e as mudanças ocorrem. Os fatores internos são sangue com baixos nutriente e oxigênio e a genética.
Mas o que realmente nos importa é como prevenir ou remediar esses sinais. Então, confira, abaixo, alguns métodos de prevenção de causas exteriores do envelhecimento.

Prevenção das marcas de envelhecimento
Nutrição
Uma alimentação rica em nutrientes e antioxidantes é o primeiro passo para uma pele saudável que fica menos suscetível aos radicais livres, um dos responsáveis pelo envelhecimento.
Alimentos protetores são as cenouras, laranjas, nozes, frutas e vegetais laranjas e amarelos, mirtilos, peixes, tomates, feijões, entre outros. Além da alimentação rica, tomar água ajuda a manter a hidratação natural da pele, o que ajuda a prevenir ressecamentos que provocam alguns sinais na pele.
Protetor Solar
Diversos dermatologistas indicam o protetor solar como o melhor antirrugas que existe, pois o sol é um veneno para a pele do rosto e do corpo. O produto deve ser aplicado no mínimo 15 minutos antes do contato a luz solar, e deve ser reaplicado durante o dia.
O uso de óculos escuros, bonés/chapéus também são incentivados no combate à luz solar, que se recomenda evitar das 10h às 16h, lembrando que o sol ao meio-dia (horário em que o astro rei está em seu ápice) é o mais nocivo ao maior órgão do corpo.
Evite o estresse
O estresse é um veneno para todo o seu organismo, inclusive para a pele. O chamado estresse oxidativo ocorre quando os radicais livres provenientes do metabolismo são agravados pela poluição e adição, deixando a pele flácida e sem viço. Para alcançar o equilíbrio e evitar o estresse da pele, é necessário seguir uma rotina balanceada com pouco álcool, sem o tabagismo e com a ingestão de alimentos antioxidantes.
Cuidados com a pele
Manter a pele limpa e hidratada é o fator principal para que ela permaneça saudável e esse também é um dos cuidados para prevenção dos sinais de envelhecimento. Limpar a pele com um sabonete suave e neutro irá remover todos os tipos de impureza, como a sujeira causada pela poluição do ar ou a maquiagem, além de produtos químicos.
A hidratação devolverá o viço de sua pele após a limpeza. Use produtos com ativos antienvelhecimento, como o ácido hialurônico, glicosaponinas e coenzima Q10. Atualmente, no mercado de cosméticos, diversos produtos possuem tais ativos para a pele, com todos os custos benefícios possíveis.
Outro detalhe é evitar produtos com álcool etílico ou qualquer outro tipo de álcool solvente, presentes em bases, protetores solares, adstringentes. Os álcoois ruins para a pele são: álcool isopropílico, álcool desnaturado, álcool sd, álcool denat, etanol; metanol, álcool etílico; metílico, álcool polivinílico, álcool e álcool benzílico.
Mas o melhor tratamento para evitar os sinais de envelhecimento é a consulta ao dermatologista. Ele poderá receitar produtos e uma rotina próprios para a manutenção de uma pele saudável. Então, não se esqueça, sempre que possível, consulte um especialista.
_____________________________________
Por Luiza Nascimento Lopes – Fala! PUC