Saiba de que maneira você pode evitar as marcas de envelhecimento
Menu & Busca
Saiba de que maneira você pode evitar as marcas de envelhecimento

Saiba de que maneira você pode evitar as marcas de envelhecimento

Home > Lifestyle > Saúde > Saiba de que maneira você pode evitar as marcas de envelhecimento

Envelhecer faz parte de nossas vidas, na verdade, a cada ano estamos mais velhos e nosso corpo e rosto passam por mudanças constantes. Porém, é a partir de uma determinada idade que marcas de envelhecimento, ou as chamadas marcas de expressão, surgem mais profundamente em nossas faces, e a pele de nossos corpos muda de textura, em alguns casos até a coloração sofre pequenas alterações.

As linhas finas surgem por volta dos 25 anos, são pequenos sinais de expressão na testa, ao lado da boca (no popularmente chamado bigode chinês) e pequenas linhas em baixo dos olhos.

Diversos são os motivos pelos quais envelhecemos, alguns são causas externas, como o sol, o tabagismo, a poluição, cuidados escassos com a pele e uma má nutrição, nestes casos podemos nos prevenir e evitar um envelhecimento precoce por fatores externos.

Nos casos internos, não podemos evitar, nossa idade biológica afeta o corpo de qualquer maneira e as mudanças ocorrem. Os fatores internos são sangue com baixos nutriente e oxigênio e a genética.

Mas o que realmente nos importa é como prevenir ou remediar esses sinais. Então, confira, abaixo, alguns métodos de prevenção de causas exteriores do envelhecimento.

marcas de envelhecimento
Saiba de que maneira você pode evitar as marcas de envelhecimento. | Foto: Dimitri Otis/Getty Images.

Prevenção das marcas de envelhecimento

Nutrição

Uma alimentação rica em nutrientes e antioxidantes é o primeiro passo para uma pele saudável que fica menos suscetível aos radicais livres, um dos responsáveis pelo envelhecimento.

Alimentos protetores são as cenouras, laranjas, nozes, frutas e vegetais laranjas e amarelos, mirtilos, peixes, tomates, feijões, entre outros. Além da alimentação rica, tomar água ajuda a manter a hidratação natural da pele, o que ajuda a prevenir ressecamentos que provocam alguns sinais na pele.

Protetor Solar

Diversos dermatologistas indicam o protetor solar como o melhor antirrugas que existe, pois o sol é um veneno para a pele do rosto e do corpo. O produto deve ser aplicado no mínimo 15 minutos antes do contato a luz solar, e deve ser reaplicado durante o dia.

O uso de óculos escuros, bonés/chapéus também são incentivados no combate à luz solar, que se recomenda evitar das 10h às 16h, lembrando que o sol ao meio-dia (horário em que o astro rei está em seu ápice) é o mais nocivo ao maior órgão do corpo.

Evite o estresse

O estresse é um veneno para todo o seu organismo, inclusive para a pele. O chamado estresse oxidativo ocorre quando os radicais livres provenientes do metabolismo são agravados pela poluição e adição, deixando a pele flácida e sem viço. Para alcançar o equilíbrio e evitar o estresse da pele, é necessário seguir uma rotina balanceada com pouco álcool, sem o tabagismo e com a ingestão de alimentos antioxidantes.

Cuidados com a pele

Manter a pele limpa e hidratada é o fator principal para que ela permaneça saudável e esse também é um dos cuidados para prevenção dos sinais de envelhecimento. Limpar a pele com um sabonete suave e neutro irá remover todos os tipos de impureza, como a sujeira causada pela poluição do ar ou a maquiagem, além de produtos químicos.

A hidratação devolverá o viço de sua pele após a limpeza. Use produtos com ativos antienvelhecimento, como o ácido hialurônico, glicosaponinas e coenzima Q10. Atualmente, no mercado de cosméticos, diversos produtos possuem tais ativos para a pele, com todos os custos benefícios possíveis.

Outro detalhe é evitar produtos com álcool etílico ou qualquer outro tipo de álcool solvente, presentes em bases, protetores solares, adstringentes. Os álcoois ruins para a pele são: álcool isopropílico, álcool desnaturado, álcool sd, álcool denat, etanol; metanol, álcool etílico; metílico, álcool polivinílico, álcool e álcool benzílico.

Mas o melhor tratamento para evitar os sinais de envelhecimento é a consulta ao dermatologista. Ele poderá receitar produtos e uma rotina próprios para a manutenção de uma pele saudável. Então, não se esqueça, sempre que possível, consulte um especialista.

_____________________________________
Por Luiza Nascimento Lopes – Fala! PUC

Tags mais acessadas