Saiba como fazer um trabalho voluntário no exterior Saiba como fazer um trabalho voluntário no exterior
Saiba como fazer um trabalho voluntário no exterior

Home > Notícias > Mercado > Saiba como fazer um trabalho voluntário no exterior

Já pensou em conhecer o mundo só fazendo trabalho voluntário? Isso é completamente possível e mais fácil do que muita gente imagina

trabalho voluntário
Existem programas que oferecem essas oportunidades com diversas áreas, idades, estadias longas ou curtas. | Foto: Reprodução.

O trabalho voluntário nada mais é do que uma atividade exercida por uma pessoa física a uma entidade pública ou instituição privada de fins não lucrativos com objetivos culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social. Ser voluntário proporciona muitos aprendizados, sendo que no exterior ainda dará contato com outras línguas, culturas e novas experiências.

Saiba como fazer um trabalho voluntário no exterior

O primeiro passo para encontrar um programa de voluntariado no exterior é a pesquisa. Na Internet, existem diversas informações sobre a ação, área, estadia e os requisitos para a aplicação. Algumas instituições podem cobrar taxas para as inscrições, mas não são todas.

O importante é avaliar qual melhor se adapta às suas necessidades. Entre em contato com os anfitriões e verifique quais são os documentos e os preparativos para viajar como voluntariado para o destino escolhido. Vale ressaltar que também é importante saber sobre a reputação do lugar e ler opiniões de outras pessoas que já participaram, para evitar futuras decepções e, assim, tirar todas as dúvidas.

O preço pode variar de acordo com o país, mas não se esqueça de que a instituição não irá arcar com as passagens, algumas oferecem estadias e alimentação, por isso é importante pesquisar e ir preparado para as despesas. Segue, abaixo, alguns sites que oferecem esse trabalho e direcionam para as melhores oportunidades:

• Idealist.org: um dos maiores portais sobre voluntariado do mundo. Possui um banco com mais de 100 mil organizações que aceitam voluntários internacionais em 180 países do mundo, todas analisadas e certificadas pela equipe do site.
  • Volunteer Vacations: empresa brasileira especializada em volunturismo que possui o diferencial de levar pessoas para países poucos usais em outras empresas, como Haiti, Gana e Afeganistão, além de outros destinos mais populares.
  • Voluntary Services Overseas: Organização inglesa que leva voluntários para 30 países na Ásia e África. Exige profissionais qualificados e com, no mínimo, dois anos de experiência. Os voluntários são chamados para atuar em suas áreas como medicina, educação e engenharia.
  • WorkingAbroad: Possui um banco de oportunidades de trabalho voluntário no mundo inteiro, nas áreas de conservação marinha, preservação da vida selvagem, educação ambiental e muitas outras. Possui também um banco de estágios, muitas vezes não remunerados ou com apenas uma ajuda de custo na área ambiental.
  • AIESEC: Organização apartidária, independente, educacional, sem fins lucrativos e totalmente formada e gerenciada por estudantes universitários. Possui oportunidades de trabalho voluntário e estágios remunerados em mais de 110 países.

E aí, se interessou por alguma dessas dicas e quer embarcar nessa? Não perca tempo e entre em contato com as instituições. Ser voluntário é mais do que se imagina, é se dedicar a ajudar o próximo sem esperar nada em troca.

Por Marianne Xavier – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul